EDITORIAL –  ANTÓNIO GUTERRES E A PALESTINA

Clicando nos links abaixo  os nossos leitores poderão ler notícias sobre um relatório intitulado Israeli Practices towards the Palestinian People and the Question of Apartheid, elaborado pela ESCWA, sigla para a Economic and Social Commission for Western Asia (Comissão Económica e Social para a Ásia ocidental), um organismo da ONU. Este relatório, a que podem ter acesso clicando no penúltimo link abaixo, tem 77 páginas e está escrito em inglês. De uma maneira sumária, imputa ao Estado de Israel a prática de apartheid, de que estão a ser vítimas os palestinianos residentes nos territórios ocupados. Tem estado afixado no site da ESCWA, até ter sido retirado por ordem de António Guterres, secretário-geral da ONU, após protestos de americanos e israelitas.

A questão palestiniana arrasta-se há dezenas de anos (a declaração Balfour completará um século ainda esta ano), custou muitas vidas e sofrimentos, há milhões de palestinianos a viver no estrangeiro, e não se vislumbra que venha a ter um fim minimamente digno. É uma das principais razões de o Ocidente ser muito mal visto por muitos árabes e membros de outros povos, o que tem estado na raiz de muitos conflitos na região.

António Guterres sabe disto tudo, incluindo que o tratamento dado aos palestinianos tem sido brutal, discriminatório e criminoso, visto seja de que prisma for. A sua nomeação, ainda há pouco tempo, mereceu muitos apoios e aplausos. Agora deve muitas explicações, em primeiro lugar aos palestinianos, depois aos povos do Próximo e Médio Oriente, aos despojados da terra e a todos os povos em geral, e de certo modo, aos portugueses.

 

http://expresso.sapo.pt/internacional/2017-03-17-Israel-exige-retirada-de-relatorio-acusador.-Guterres-concorda.-Responsavel-demite-se

http://www.esquerda.net/artigo/guterres-cede-pressao-israelita/47661

https://www.middleeastmonitor.com/20170319-the-escwa-report-guterres-falls-at-the-first-hurdle/

http://auphr.org/docs/Israeli-Practices-towards-the-Palestinian-People-and-the-Question-of-Apartheid.pdf

https://electronicintifada.net/blogs/ali-abunimah/un-official-resigns-after-pressure-withdraw-israel-apartheid-report?utm_source=EI+readers&utm_campaign=92595c604c-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_e802a7602d-92595c604c-299171689

 

1 Comment

  1. Afinal não é só o Passos Coelho que ajoelha perante o ‘diktat’ alemão? Também o Guterres se põe em sentido à voz de comando de americanos e israelitas?! Nada que me admire! E aquele problema (a ocupação de território palestiniano pela força das armas) continua a ser um foco de instabilidade, para além de muitas outras razões. Oxalá não venha dali um futura guerra atómica. Sim, porque Israel possui armas atómicas. Como as conseguiu, muito gostava eu de saber..

Leave a Reply