EDITORIAL  – AS MISTIFICAÇÕES

No próximo sábado, 25 de Março, completar-se-ão sessenta anos sobre a celebração do Tratado de Roma, que instituiu a CEE – Comunidade Económica Europeia, que mais tarde iria dar lugar à UE – União Europeia. Citando o “sítio” AbrilAbril (clicar no primeiro link abaixo), são de aguardar nos próximos dias proclamações grandiosas glorificando o passado e o futuro da organização, quando afinal esta treme por todos os lados, e mesmo entre os seus membros fundadores há quem ponha em causa o futuro advogando uma europa a diferentes velocidades (clicar no terceiro link). Se o Brexit veio apenas confirmar que o Reino Unido, que ainda acredita poder voltar a ser considerado uma potência mundial, sempre pôs os interesses nacionais (melhor dito: os interesses das suas classes dominantes) à frente dos de uma Europa sonhada por Robert Schuman e Jean Monnet, as últimas intervenções do senhor Schäuble mostram que as elites alemães não desistem de considerar os restantes países que integram a UE como tendo de estar subordinados aos interesses alemães (melhor dito: aos interesses da banca privada alemã). E assim se confirma que as chamadas instituições europeias são apenas mais uma canga no pescoço dos povos.

Do outro lado do Atlântico, Donald Trump continua a sua marcha, arregimentando inimigos dos serviços públicos, antiambientalistas, segregacionistas, racistas, defensores da violência policial, misóginos e outros agentes retrógrados, para manter os Estados Unidos na senda do reaccionarismo e do belicismo. Alguns culpam a esquerda (que não definem o que é, nem sequer o que julgam ser) pela situação, esquecendo que Hillary Clinton ou Obama, este caso ainda pudesse ser reeleito mais uma vez, pouco melhor fariam, mesmo que lhes abrissem as portas escancaradas. E mais ainda, não se interrogam sobre se Hillary ou Obama são de esquerda, ou se alguma vez o foram.

Propomos que cliquem nos links abaixo:

 

https://www.abrilabril.pt/um-passado-sem-futuro?from=newsletter-abrilabril-hoje

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Roma_(1957)

https://www.publico.pt/2017/03/06/mundo/noticia/lideres-das-maiores-economias-europeias-apoiam-uma-europa-a-diferentes-velocidades-1764265

http://www.correiocidadania.com.br/2-uncategorised/12416-um-injusto-secretario-da-justica

https://fabiusmaximus.com/2017/03/20/the-left-becomes-a-cult/

1 Comment

Leave a Reply