SINAIS DE FOGO – CONSTÂNCIO, O SONSO – por Soares Novais

 

 

O país passou a semana a bater no sr. Dijsselbloem. O patetóide ministro das Finanças da Holanda que preside ao Eurogrupo e que é assim a modos que uma marioneta do sr. Schäuble. Ou seja, a malta que o dito acusa de gastar dinheiro com copos e mulheres – desconfio que o rapaz tem interesses nas montras de Amesterdão… – andou distraída e nem deu pela ameaça do Banco Central Europeu (BCE) em sacar-nos mais 190 milhões de euros em multas. O BCE, cujo número dois é uma outra marioneta que dá pelo nome de Constâncio, considera que “Portugal não tem adoptado, nos últimos três anos, as medidas necessárias para corrigir os desequilíbrios macroeconómicos excessivos.” Isto é: 0,1% do PIB ao ano.

A ameaça, segundo o Expresso, enfureceu Marcelo Rebelo de Sousa. Tanto que Marcelo considerou “inacreditável e inaceitável” que o encaracolado Constâncio, embora mais cheiinho e mais velhinho do que o encaracolado presidente do Eurogrupo, concorde com aplicação de tais sanções a Portugal. Sobretudo, porque o “país conseguiu, pela primeira vez, um défice abaixo dos 3%.” “O que é que Vítor Constâncio está lá a fazer?”. Terá questionado Marcelo e eu respondo:

– Está a tratar da sua vidinha.

Uma vidinha de lorde, pois é isso que lhe garante um salário que em 2013 ultrapassava os 324 216 euros por ano e ao qual acresce subsídios adicionais para representação e residência.

Uma pipa de massa, pois. Sobretudo se se tiver em linha de consta que este “experto” é o mesmo que em 2010 errou as previsões macroeconómicas e protagonizou falhas graves na supervisão bancária. Recordo: o Dr. Constâncio era, então, governador do Banco de Portugal (BdP) e não topou os esgotos a céu aberto do BPN, BCP e BPP.

Tão evidente cegueira do antecessor do dr. Costa, o actual governador do BdP, também ele ceguinho perante o BES/GES, custou a todos nós, contribuintes, uma “ninharia” superior a 9 500 milhões de euros.

Apesar da cegueira e dos erros, o Dr. Constâncio foi premiado: assumiu a vice-presidência do BCE. E logo para uma área em que, como se viu, deu “cartas”: a supervisão bancária europeia.

Desenganem-se, pois, todos aqueles que ainda pensam que este Constâncio – e todos os outros que por aí andam… – está onde está por competência e honradez.  A sua história profissional nega-o completamente.

– O “socialista” Constâncio é um desses sonsos que obedecem, cegamente, às leis dos homens que mandam e por isso são premiados;

– Mesmo que, convenientemente e depois da ameaça, tenha afiançado ao primeiro-ministro António Costa “não ter participado na elaboração do relatório nem em qualquer reunião em que tenha sido aprovado.”

Constâncio é apenas mais um a quem deram a taluda. Tal como ao “seu patrão” Draghi que antes de ser presidente do BCE foi vice-presidente e director executivo do Goldman Sachs – o impoluto banco que agora emprega o dr. Barroso e que, entre outras criminosas maldades, escondeu o déficit do governo de Kostas Karamanlis que atirou milhões de gregos para as ruas da miséria e do desespero.

 

Actualização – recebida, hoje, 26 de Março, às 21.34

CONSTÂNCIO GANHA
334 MIL EUROS

Caro leitor, já depois de editada a SINAIS DE FOGO de hoje ficamos a saber que o Dr. Constâncio ganhou 334 000 euros em 2016. Ou seja: mais 10 mil euros do que o salário referido. O vencimento do “socialista” português é apenas superado pelo de Mario Draghi, governador do BCE, que recebeu 389,7 mil euros em 2016. Fica aqui a rectificação e o nosso pedido de desculpas. Aos leitores e ao visado. Somos daqueles que gostamos de ver os vencimentos dos trabalhadores actualizado …

Soares Novais

2 Comments

Leave a Reply