SINAIS DE FOGO – AEROPORTO RONALDO – por Soares Novais

 

Agora, o aeroporto da Madeira já se chama Aeroporto Cristiano Ronaldo. O (re)baptismo aconteceu hoje e Marcelo e Costa estiveram lá a dar o seu aval à decisão populista do presidente do Governo Regional.

Mas tão evidente chico-espertismo de Miguel Albuquerque está longe de ser consensual. Foi isso que ficou registado durante o programa “Antena Aberta”, da Antena 1, de ontem.

A esmagadora maioria dos participantes do fórum mostrou a sua discordância. Mesmo os madeirenses que ali se pronunciaram sobre o tema.

O Padre Martins Júnior foi um deles. Martins Júnior, figura histórica da oposição a Alberto João Jardim, que o moderador do programa mostrou desconhecer,  classificou tal designação como um evidente acto de “populismo parolo.”

Martins Júnior tem toda a razão e bem pode Miguel Albuquerque alegar que “a gratidão nacional não tem memória” mas que “a Madeira tem”;

– ou que tão populista decisão visa homenagear “os bons serviços prestados pelo futebolista à Madeira.”

Sabe-se que Cristiano Ronaldo é considerado por alguma classe política como o novo Príncipe Perfeito. Como aquele que espalha o nome de Portugal por esse mundo afora e, por tal feito, merecedor de todos os elogios e homenagens.

Mas uma coisa é certa: A Madeira é há muito reconhecida internacionalmente. Pela sua beleza paisagística, pelo seu clima ameno, pela simpatia dos seus habitantes, pela qualidade dos seus hóteis e pela exelência dos profissionais de Turismo que emprega, mesmo que os seus vencimentos sejam dos mais baixos do país.

Esses são os atributos que motivam a sua procura por turistas de todo o  mundo. O resto é música pimba para os ouvidos do povo.

E é populismo bacoco. Como aquele que levou a (re)baptizar o aeroporto do Porto e atribuir-lhe o nome de Sá Carneiro – o político social-democrata que foi vítima de um trágico acidente aéreo…

1 Comment

  1. Apoio incondicionalmente o texto do Soares Novais. Não se trata de tirar o mérito ao Ronaldo, estrela nacional dos relvados, conquistador de bolas de ouro que tem tido feitos notáveis no estrangeiro, levando o nome de Portugal aos cantos do mundo.
    Contudo, endeusarém com tanto enfâse, de modo até a colocarem o nome para o aeroporto da Madeira, acho exagerado e um aproveitamento político para a região, que não se compreende.
    Deixem o futebolista continuar a sua brilhante carreira, deixando as homenagens para mais tarde.
    Imagine-se se alguém se lembra de o candidatar a Presidente da República! Lá ía a populariedade do professor Marcelo por água-a-baixo…

Leave a Reply