DE NOVO EM MATOSINHOS, O LeV – LITERATURA EM VIAGEM, DE 12 A 14 DE MAIO

O LeV — Literatura em Viagem regressa nos dias 12 e 14 de Maio em Matosinhos. São mais de duas dezenas de autores, nacionais e internacionais, que têm uma missão: tentar reconciliar-nos com a ideia de Europa.

Inspirados pelo mote Abel e Caim, irmãos europeus, escritores portugueses e estrangeiros vêm a Matosinhos para debater o imaginário europeu e tudo o que dele deriva, pelo menos desde que Zeus raptou Europa. A Biblioteca Municipal Florbela Espanca volta a ser palco das mais diversas viagens e interpretações literárias, a partir de debates, conversas e entrevistas com uma série de autores que marcam a escrita contemporânea.

Mergulhando na identidade clássica do continente, Hélia Correia, Prémio Camões 2015, e Frederico Lourenço, Prémio Pessoa 2016, revisitarão a Grécia e o património intelectual que nos une. A canadiana Rachel Cusk, o cabo-verdiano Abraão Vicente, o mexicano Antonio Sarabia e o espanhol Jesús Carrasco são outros dos convidados que vão trazer novos mundos ao LeV, numa época conturbada em que os ideais do viajante e a universalidade da literatura e da cultura estão sob ameaça. O programa inclui também entrevistas de vida ao arquiteto Álvaro Siza Vieira, ao jornalista e romancista Rodrigo Guedes de Carvalho e ao autor de Cloud Atlas — Atlas das Nuvens, David Mitchell.

Leave a Reply