CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO – MÁRIO DIONÍSIO E A RTP, CONVERSA COM ADELINO GOMES – OFICINA: A ARTE DAS SOMBRAS – A PALETA E O MUNDO – CINEMA: CANTIGAMENTE N.º 1

MÁRIO DIONÍSIO E A RTP
Sábado, 13 de Maio, 16h
Convidámos Adelino Gomes para vir consultar, no nosso arquivo, os documentos que dão conta da passagem de Mário Dionísio pela RTP como Director de Programas, no início de 1976.Adelino Gomes vai conversar connosco sobre o que encontrou e sobre as pistas que poderão servir para pensarmos na comunicação social no pós-25 de Abril (e no pós-25 de Novembro) até aos nossos dias.
OFICINA: A ARTE DAS SOMBRAS
Domingos, 14 e 21 de Maio,
das 15h30 às 17h30
Trazer as Sombras à vida. Ver a vida que há nas sombras. Vamos fazer sombras com as nossas mãos, vamos fazer personagens, que não têm corpo real, mas uma vida real. É outro mundo, mas é um mundo verdadeiro com uma vida verdadeira. Com Haitham Khatib.Número máximo de participantes: 10. Para todos a partir dos 6 anos.
CICLO A PALETA E O MUNDO IV
Segundas-feira, 15 de Maio, 18h30
Continua a leitura comentada, com projecção de imagens, de A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio. Vamos na 4ª parte, «Durante as grandes tempestades». Inês Dourado continua a leitura do 10.º capítulo, «Ao serviço de».CICLO DE CINEMA
UM HOMEM NA REVOLUÇÃO: MÁRIO DIONÍSIO E A RTP
Segundas-feiras, 15 de Maio, 21h30
Nesta última sessão do ciclo de cinema «Um homem na revolução: Mário Dionísio e a RTP», mostramos Cantigamente n.º 1 (1976, 74′) de Fernando Lopes, apresentado por Manuel Deniz Silva e Pedro Rodrigues.

Sobre este episódio escreveu Mário Dionísio no seu diário, a 14 de Março de 1976:
«Telefonei ao Fernando Lopes a dar-lhe um abraço pelo primeiro programa do seu “Cantigamente”, emitido ontem à noite. Ficou visivelmente satisfeito […]»

A 29 de Dezembro de 1975, Mário Dionísio assume o cargo de director de programas da RTP para que fora convidado e do qual se demitirá alguns meses mais tarde. Durante este período e nos anos seguintes, nos muitos apontamentos de reuniões, encontros e reflexões pessoais de Mário Dionísio, encontrámos referências aos filmes e episódios de séries documentais que juntámos neste ciclo de cinema.

NO HORÁRIO DE ABERTURA, PODEM VISITAR A EXPOSIÇÃO E BIBLIOTECA DA CASA DA ACHADA:

  • EXPOSIÇÃO-VENDA: UMA OBRA PARA AS OBRAS
    – O QUÊ? De 25 de Abril a 22 de Maio de 2017 decorrere na Casa da Achada uma exposição-venda de obras de arte – de desenho, pintura, serigrafia, gravura, fotografia, cartoons, cartazes – que, ao longo dos últimos anos, foram feitas (por muitas cabeças e mãos) e doadas à CA-CMD (por quem as fez ou quem as tinha) para que pudessem ser vendidas com o propósito de angariar fundos para as suas actividades e necessidades diversas.
    – PARA QUÊ? Depois de 7 anos de funcionamento pleno, a Casa da Achada – nomeadamente os seus espaços públicos, onde decorre a maioria das actividades, sessões, exposições, oficinas, ligadas ou não à obra de Mário Dionísio e de Maria Letícia – necessitam de manutenção; ou seja, de obras pontuais, de construção civil, de reabilitação, que permitam a continuação da utilização e usufruto desses lugares onde, quase diariamente, se encontram gentes e ideias. As obras de manutenção decorrerão em Junho, mês em que a Casa estará encerrada, levando algumas actividades para fora de portas.
    PORQUÊ? Antes da sua abertura – ainda sem obras feitas – já se realizavam actividades e encontros na Casa da Achada; uma concentração de vontades e esforços que foi fundamental para tornar os seus espaços (físicos) realidade em 29 de Setembro de 2009.
    Assim, a ideia desta exposição não reflecte apenas uma necessidade prática, com exigências financeiras; materializa e reafirma uma forma autónoma de estar e de fazer, através dos vários olhares, formas de expressão, diferentes saberes e experiências que tornam a vida e a continuação da Casa possível.
    Obras de Alice Jorge ● Alvarez ● Ana Jotta ● Ângelo de Sousa ● António Mira ● António Pimentel ● António Sena ● Arlindo Vicente ● Armando Alves ● Bárbara Assis Pacheco ● Bordalo Pinheiro ● Carlos Calvet ● Cipriano Dourado ● Cláudio Jimenez ● Cruzeiro Seixas ● Eduardo Batarda ● Eduardo Nery ● Espiga Pinto ● Eurico Gonçalves ● Fernando Calhau ● Fernando Conduto ● Francisco Relógio ● Frederico Mira ● Germano Santo ● Guilherme Parente ● Hansi Staël ● Henrique Ruivo ● Humberto Lebroto ● Ilda Reis ● Inês Dourado ● JAS ● J.J. Ramos ● Jorge Martins ● José Cândido ● José Paiva ● Júlio ● Júlio Resende ● Lidia Martinez ● Lima de Freitas ● Manuel Pinto ● Manuel Ribeiro de Pavia ● Manuel Sampaio ● Manuela Bacelar ● Manuela Jorge ● Maria José Oliveira ● Maria Velez ● Margarida Alfacinha ● Nikias Skapinakis ● Querubim Lapa ● PAM ● Pedro Avelar ● Pedro Chorão ● Pedro Penilo ● Pedro Proença ● Raúl Perez ● Rogério Ribeiro ● Rui Paiva ● Rui Pimentel ● Rui Sanches ● SERER ● Sílvia Chicó ● Sofia Areal ● Susan Norrie ● T. Brarens ● Teresa Magalhães ● Tolil ● Zé d’Almeida ● Zulmiro de Carvalho
  • BIBLIOTECA E MEDIATECA DA ACHADA
    A Biblioteca Pública da Achada tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc… Pode-se ler no local ou requisitar livros.
    Na Mediateca estão disponíveis os filmes que temos vindo a projectar nos nossos ciclos de cinema.
    O catálogo da Biblioteca e Mediateca está disponível na internet, aqui.* 2ª, 5ª e 6ª feiras, das 15h às 20h
    sábados e domingos, das 11h às 18h

EM QUALQUER DIA, COM MARCAÇÃO, É POSSÍVEL CONSULTAR:

  • CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
    Constituído pelo arquivo de Mário Dionísio e pela sua biblioteca e de Maria Letícia Clemente da Silva (mais de 6000 volumes e mais de 200 publicações periódicas).
    O catálogo pode ser consultado na internet, aqui.

QUEM QUER EXPERIMENTAR TEATRAR?

  • GRUPO DE TEATRO DA ACHADA
    Quem quer experimentar usar a voz e o corpo para dizer coisas com ou sem palavras? O grupo, com F. Pedro Oliveira, ensaia habitualmente todas as terças-feiras às 21h. É só aparecer e participar.

QUEM QUISER E PUDER PODE AJUDAR A CASA DA ACHADA:

 [Contactos] Centro Mário Dionísio

Morada Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, 11, R/C
1100 – 004 Lisboa (ver localização)
Telefone 218 877 090
E-mail Casa da Achada
casadaachada@centromariodionisio.org
E-mail Livraria
livraria@centromariodionisio.org
E-mail Distribuição de Edições
livros@centromariodionisio.org
NIB NIB para donativos e pagamento de quotas
0036 0000 9910 5869 2830 8

Equipa de Comunicação Web

E-mail

André Spencer e F. Pedro Oliveira

web@centromariodionisio.org

Leave a Reply