EDITORIAL: O ECOFIN TEM UM RONALDO – por João Machado

Informa-nos o Diário de Notícias que o ministro das finanças alemão, o nosso bem conhecido Wolfgang Schäuble resolveu chamar ao seu homólogo português, Mário Centeno, o Ronaldo do ECOFIN.  O nosso presidente da república reagiu dizendo que “Por uma vez não pensou mal”. Podem confirmar clicando nos dois links abaixo.

A reacção discreta da generalidade dos sectores à tentativa do senhor Schäuble de se mostrar engraçado (terá realmente sido isso que ele quis fazer? não terá na realidade querido escarnecer do entusiasmo dos responsáveis portugueses perante os últimos indicadores económicos?) mostra que a maioria das pessoas não acha graça à saída do ilustre personagem e mais, não confia muito na sua boa disposição em relação a uma eventual melhoria da economia portuguesa.

Será sensata essa disposição. Para Wolfgang Schäuble a zona euro é uma tentativa para chegar ao lebensraum sonhado há décadas (séculos) por sucessivos líderes alemães. Aproveitando o estado de endividamento a que chegaram vários países de economia mais débil, endividamento esse em boa parte para com a máquina exportadora alemã (não esqueçam os submarinos), conseguiu uma grande preponderância na Europa (e não só na UE). Que um pequeno país da sua zona de influência (é assim que ele pensa, acreditem!) se esforce por melhorar a sua situação económica e diminuir a sua dependência, talvez até o divirta, mas não o comove. O que ele pretende é que a nossa dívida continue grande, e os juros sejam pagos pontualmente. A sua graçola não passa de uma nova versão das grosserias do seu apaniguado Joeren Dijsselbloem, que todos ainda recordamos

http://www.dn.pt/portugal/interior/schauble-chama-a-centeno-o-ronaldo-do-ecofin-8502598.html

http://www.dn.pt/portugal/interior/prluxemburgo-marcelo-comenta-comparacao-de-centeno-a-ronaldo-8503677.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lebensraum

 

3 Comments

  1. Muito bem, João, concordo contigo, mesmo admitindo que o ministro das finanças alemão foi o autor da frase, o que as televisões não mostraram.

  2. Com poucas linhas ganhas vinte valores ! Recordar o famigerado “espaço vital” não tem sido um habito para os europeístas já que, à viva força, desejam fazer esquecer a canga dos regressados senhores da guerra.CLV

Leave a Reply