CARTA DE VENEZA – “MAGISTER GIOTTO” – por Vanessa Castagna

Por ocasião dos 750 anos sobre o nascimento do grande pintor Giotto di Bondone, realiza-se em Veneza uma exposição multimédia intitulada Magister Giotto (13 de julho – 5 de novembro), única na sua conceção e resultado do trabalho de uma equipa altamente qualificada de autores, historiadores, arquitetos, realizadores e astrónomos (site oficial: http://www.giotto-venezia.magister.art/en/home/).

Graças a esta iniciativa inovadora, durante cerca de 45 minutos é possível completar um percurso feito de palavras, música e imagens, à descoberta do grande artista toscano, passeando por entre ecrãs de alta definição. A voz que dá leitura aos textos em italiano é a do ator Luca Zingaretti e a dramaturgia musical é do conhecido compositor e músico jazz Paolo Fresu.

O enfoque da exposição privilegia a grande renovação levada a cabo por Giotto na Idade Média tardia, abrindo caminho ao Renascimento. O visitante é acompanhado num percurso de forte impacto emocional que inclui as histórias franciscanas de Assis, a Capela Scrovegni de Pádua, os crucifixos e outras obras realizadas pelo pintor em Florença. Não faltam uma componente experiencial, em que é dado explorar a Florença de Giotto com um mapa da cidade reproduzido no chão, e um elemento mais moderno, através do conto emocionante da Missão Giotto da Agência Espacial Europeia, que em 1986 pela primeira vez forneceu imagens detalhadas do núcleo do cometa Halley, representado na Adoração dos Magos da Capela Scrovegni.

A sede que acolhe a exposição é a majestosa Scuola Grande di Santa Maria della Misericordia (http://www.misericordiadivenezia.it/), o espaço veneziano mais amplo depois do Palácio dos Doges, recentemente reabilitado a fim de voltar a desempenhar a sua antiga função social numa perspetiva moderna e atualizada.

Leave a Reply