Lição inaugural do XXIV Encontro de Petrarca – Apresentação

(Por Jean-Claude Milner, in site fabriquedesens.net, 20/07/2017)

milner

(Transcrição par Taos Aït Si Slimane, da lição inaugural, de 20 de Julho, de Jean-Claude Milner dos XXIVºs encontros de Petrarca.

A oralidade é mantida voluntariamente para todas as transcrições deste site. Os pontos de interrogação, entre parênteses, indicam uma certa dúvida sobre a grafia de uma palavra ou de grupo de palavras.)


Apresentação do tema e do autor

Emmanuel Laurentin: O historiador e antigo combatente da Guerra 14-18 que era Marc Bloch tratava a quente, como se diz hoje, da propagação das falsas notícias durante a Grande Guerra. E que dizia ele? Que num contexto de crise internacional específica, como era certamente a Primeira Guerra Mundial, era necessário a psicologia social, como se dizia na época, armar-se para compreender e analisar os alarmes destes soldados isolados do seu meio e cheios de tradição oral ao ponto de acreditarem e de difundirem as lendas mais inverosímeis.

Certamente, a crise que conhecemos atualmente não tem nada de uma guerra, em todo caso de uma guerra clássica, e os meios de comunicação modernos são supostos dissiparem os nevoeiros da ignorância e os falsos rostos da crença cega. Mas quando Marc Bloch evoca a vida lendária do Kronprinz alemão, alimentado de representações míticas, estaria ele assim tão distante da vida lendária do casal Madoff lançado à voragem da opinião pública mundial? Quando pede que sigamos, nas suas peregrinações, as lendas que atravessavam à época os grupos sociais mais diversos, não nos incita ele a estudar mais de perto, o acontecimento traumático em questão, os matizes e as tonalidades novas, como ele nos dizia, de que ele se pode servir migrando de uma sociedade a outra? É este tipo de matizes que temos a vontade de vos apresentar, a propósito de uma crise não ainda terminada, de que temos a pretensão de vos falar no passado, dado que o título destes dias é, “após a crise, que revoluções”

É a pergunta que iremos colocar durante toda a semana, por ocasião destes XXIVºs encontros de Petrarca, organizados, como de costume por France Culture e pelo jornal Le Monde, e co-animados por Jean Birnbaum do Le Monde e por mim mesmo, registados no âmbito do festival de Radio France – Montpellier Languedoc-Roussillon, no espaço, e isto é novo, Pierre Soulages, da Reitoria, a quem agradecemos por este acolhimento, este ano.

A regra – mas quem fixa as regras, questionará o nosso convidado de hoje, Jean-Claude Milner? – é sempre a mesma: um debate entre um primeiro círculo de intelectuais, é em todo caso o caso realizado a partir de amanhã, por mulheres, homens políticos, universitários, seguido de uma discussão com um segundo círculo de debate, dos que intervieram na véspera ou que intervirão no dia seguinte ou dois dias depois. Hoje, este segundo círculo é composto de Christiane Taubira, Alain-Gérard Slama, que todos reconheceram certamente como frequentador assíduo de Petrarca e de Jean-Marc Daniel. Seguidamente, a palavra será dada à sala, num terceiro tempo.

Mas, para começar, senhor Jean Birnbaum, desde há alguns anos que começamos sempre com uma lição inaugural, de que os leitores do nosso jornal têm a primazia como na semana passada, e agora quem a pronuncia é Jean-Claude Milner.

Jean Birnbaum: Boa noite, Emmanuel. Boa noite a todos. Obrigado, este ano de novo terem muitos e muitas participantes.

É um grande prazer para mim apresentar-vos Jean-Claude Milner, para esta lição inaugural, uma vez que Milner é hoje, quero dizer, uma das figuras mais eruptivas da cena intelectual francesa.

Muitas vezes é apresentado como um linguista e filósofo, muitas vezes é lembrado que ele era presidente do Colégio Internacional de Filosofia, eu, eu prefiro dizer que ele está a apresentar-se em primeiro lugar como um escritor e um escritor de combate que se encaixa no Grande tradição francesa do escritor filósofo, nem especialmente moderado, nem particularmente poupado nos termos utilizados, para quem as palavras são pistolas carregadas, para utilizar a famosa fórmula de Sartre, e aos olhos de quem o campo intelectual é também, e talvez em primeiro lugar, um campo de batalha

Mais precisamente, deve-se lembrar que Jean-Claude Milner pertence a esta subcategoria da geração 68, que pode ser chamada de “lacano-maoistas”, um pequeno grupo diferenciado, muitos deles da École Normal, marcado tanto pela prosa de Mao-Tse-tung como pelas frases do psicanalista Jacques Lacan. Dois legados, a que se acrescenta, em Milner, a linguística, própria a Noam Chomsky, que foi outrora seu mestre, na década de 1960, nos Estados Unidos.

Jean-Claude Milner, em muitos dos seus livros, nos seus numerosos ensaios por vezes provocativos, retratou, por exemplo, ultimamente o destino do nome judeu no século XX, observou o declínio da escola na França e ele mesmo proclamou a decadência da vida intelectual no nosso país. Cada vez que o fazia, fazia-o com uma escrita forte e intensa, em que se misturava um amor louco pela linguagem, uma ironia gelada e também, muitas vezes, uma ferocidade impecável. Tantos ingredientes que podem explicar o poder da sedução, mas também o poder da intimidação que caracteriza o estilo próprio de Milner. Vou citar um único exemplo, tirado de um artigo assinado por um confrade de Libération, Philippe Lançon, que publicou um retrato muito bonito de Jean-Claude Milner há dois ou três anos onde ele contava sem citar as fontes. “Eu lamento-o, terá dito uma mulher que acabara de ouvir uma palestra pública de Jean-Claude Milner, e que dizia – basicamente, estou a falar de memória -” eu não compreendi tudo , mas foi lindo, tão lindo como um solo de John Coltrane “.

Então, vamos dar a palavra a Jean-Claude Milner, esperamos que seja tão bonito quanto o solo de Coltrane, e esperamos que tenhamos entendido tudo ou quase no final de sua intervenção. Jean-Claude Milner, a palavra é sua.


A continuação deste texto, a primeira parte da lição, será publicada amanhã, 04/10/2017, 22h


Fonte aqui

Leave a Reply