MUSEU DO NEO-REALISMO – CICLO DE CINEMA REALISMOS CONTEMPORÂNEOS – “O CINEMA, MANOEL DE OLIVEIRA E EU”, de JOÃO BOTELHO – SEXTA-FEIRA, 10 de NOVEMBRO, pelas 21.30, em VILA FRANCA DE XIRA.

 

Integrado no Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos, no próximo dia 10 de novembro, pelas 21h30, o MNR apresenta ao público o documentário “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu” de João Botelho.

“Uma fotografia velha, de 36 anos. A mão dele no meu ombro. Bênção, dádiva. Depois, uma longa história de mais de quatro décadas de amizade, admiração e aprendizagem. Uma viagem ao cinema de Oliveira, ao seu método, ao seu modo de filmar, às suas prodigiosas invenções cinematográficas. Mais de um século de vida, mais de um século de cinema, todo o cinema. A sorte e o saber dele, a minha sorte. E como, para ele, e agora para mim, documentário e ficção vão de par – de cinema se trata – atrevi-me a filmar uma história magnífica, que o Manoel amava mas que nunca filmou, que deixou para trás. Como se a mão dele e os seus olhos lá perto de Deus, ou no meio dos Deuses, me conduzissem. Para que, ainda hoje, ele possa, através de mim, continuar a filmar.” (João Botelho).

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Gabinete de Comunicação e Imagem

 

 

 

Fátima Faria Roque

Diretora do Departamento de Educação e Cultura

263285626/926286410

mfatima.roque@cm-vfxira.pt

Leave a Reply