TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO – ESTA SEMANA ABEL NEVES – HOJE, 9 de JANEIRO, às 18.30 – e LEONOR BARATA – SÁBADO, 13 de JANEIRO, às 11 horas – em COIMBRA.

 

Nº 02 | 08/01/2018  

______________

ABEL NEVES E LEONOR BARATA ESTA SEMANA NO TCSB

Clube de Leitura Teatral (foto: Cláudia Morais/TAGV)

A primeira sessão do ano do Clube de Leitura Teatral, dedicada à obra de Abel Neves e dirigida pelo próprio, e uma nova edição da oficina Dança para Pais e Filhos nos Sábados para a Infância são os destaques da semana no TCSB. Faça-nos companhia!

CLUBE DE LEITURA TEATRAL

 

Com quase duas dezenas de leitores/as inscritos, a primeira sessão do ano do Clube de Leitura Teatral é dedicada à obra do dramaturgo Abel Neves. Dirigida pelo próprio autor, a sessão incluirá a leitura de fragmentos de seis peças, duas das quais inéditas: “Solitário” e “Flor e Cinza”. As outras quatro são “Além as estrelas são a nossa casa”, “Olhando o céu estou em todos os séculos”, “Clube dos Pessimistas” e “Terra”.
Abel Neves nasceu em Montalegre em 1956. Entre 1979 e 1991 trabalhou na COMUNA – Teatro de Pesquisa, na área de Dramaturgia e Assistência Literária, tendo ainda participado como actor em múltiplas criações teatrais. Nessa companhia foi também responsável pela disciplina de Dramaturgia, no Curso de Formação de Actores e Animadores Culturais desenvolvido pelo grupo entre 1987 e 1989. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (1998-2001), na Universidade de Évora (1998-2001) e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (2004), entre outras. Encenou espectáculos para o Teatro do Montemuro e para a Companhia de Teatro de Braga. Tem obra publicada nos domínios do ensaio, da ficção e da poesia. No campo teatral, publicou mais de 40 peças, quase todas já levadas à cena por diversas companhias portuguesas e estrangeiras. É um dos autores mais vezes visitados pel’A Escola da Noite, que dele apresentou “Além as estrelas são a nossa casa” (2000), “Além do infinito” (2004), “Este Oeste Éden” (2009) e “Nunca estive em Bagdad” (2012).
O Clube de Leitura Teatral, actualmente na sua terceira temporada, é uma co-organização d’A Escola da Noite com o Teatro Académico de Gil Vicente, aberta a toda a gente, que visa contribuir para a divulgação, o conhecimento e a promoção da dramaturgia. É coordenada por Ricardo Correia (TAGV) e António Augusto Barros (A Escola da Noite). As sessões  acontecem mensalmente, de forma alternada entre o TAGV e o TCSB, sempre com entrada livre. A participação como leitor/a é também gratuita em todas as sessões e implica a presença nas sessões preparatórias realizadas antes de cada leitura pública, que acontecem em horário pós-laboral, de acordo com as disponibilidades de cada um/a. Desde Outubro de 2017, está a decorrer um ciclo dedicado a dramaturgas/os portuguesas/es contemporâneas/os, que são convidadas/os a seleccionar algumas das suas obras e a dirigir as respectivas sessões. Por aqui passaram já Carlos J. Pessoa, Patrícia Portela e Jacinto Lucas Pires. Em Fevereiro será a vez de José Maria Vieira Mendes, cuja sessão terá lugar no TAGV.

LEONOR BARATA NOS SÁBADOS PARA A INFÂNCIA

No Sábado, dia 13 de Janeiro, pelas 11h00, a bailarina e coreógrafa Leonor Barata volta a dançar com pais e filhos no programa “Sábados para a infância no TCSB”. Nesta oficina, com a duração aproximada de uma hora, “os grandes servem de apoio e suporte para as acrobacias dos pequenos e os pequenos rebolam, rodam e apoiam-se nos pais: saindo por instantes do quotidiano vertical, inventam – juntos – as danças que quiserem”.

A iniciativa destina-se a crianças dos 18 meses aos 4 anos (e adultos/as acompanhantes), decorre no sub-palco do Teatro e tem uma lotação muito limitada, pelo que se aconselha vivamente a inscrição prévia, através dos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt. O preço é de 10 Euros por “dupla” (adulto/a+criança).

Licenciada em Filosofia, pós-graduada em Estudos Artísticos e formada em Dança pelo Forum Dança, Leonor Barata é uma experiente bailarina, coreógrafa e formadora na área do movimento, incluindo com o público infanto-juvenil. Presença assídua, desde a primeira hora, nos “Sábados para a infância”, apresentou aqui, entre outros espectáculos e oficinas, “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca” e “E depois do cinzento”.

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de 8 a 14 de Janeiro de 2018

LEITURA
Peças de Abel Neves (fragmentos)
texto e direcção de Abel Neves
Clube de Leitura Teatral – Coimbra
9 de Janeiro de 2018
Terça-feira, 18h30
TCSB > 90′
entrada gratuita
org. TAGV / A Escola da Noite
evento FB

DANÇA | OFICINA
Dança para pais e filhos
com Leonor Barata
13 de Janeiro de 2018
sábado, 11h00
adultos + crianças dos 18 meses aos 4 anos > 60′
Preço: 10 Euros (adulto+criança)
evento FB

Informações, reservas e inscrições:

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

 

Our mailing address is:

A Escola da Noite

Teatro da Cerca de São Bernardo

Coimbra3000-097

Portugal

Leave a Reply