CARTA DE VENEZA – UMA VENEZA MAIS ACESSÍVEL – por Vanessa Castagna

 

 

Veneza é uma cidade extraordinária e extraordinariamente complicada devido às suas intrínsecas barreiras arquitetónicas, infinitos obstáculos que dificultam o acesso e a mobilidade em segurança de quem apresenta alguma forma de condicionamento físico.

Para reduzir as barreiras e facultar uma experiência da cidade mais positiva mesmo a quem tem algum tipo de deficiência, surge agora um projeto especializado que envolve os diferentes operadores da área do turismo, pela iniciativa da ANFASS, uma associação nacional que representa famílias com pessoas portadoras de deficiência. O objetivo, nesta primeira fase, é criar um circuito recetivo específico, que possa ser apreciado por deficientes visuais, auditivos ou motores.

Mais concretamente, nos próximos dias será disponibilizado um pacote turístico sob medida e a um preço razoável, que prevê cuidados especiais com vista às necessidades dos visitantes, incluindo passeios com pessoal especializado que os acompanhe durante a sua estadia. Durante a programação da viagem, será dado um oportuno aconselhamento a fim de evitar as épocas mais frequentadas e escolher percursos mais adequados, tanto no centro histórico da cidade como nas ilhas de Murano, Burano e Torcello, sem prescindir de experiências ligadas à cultura e à tradição locais.

Entre as experiências gratuitas, oferecidas pelos voluntários da ANFASS, conta-se a possibilidade de visitar uma oficina de vidros de Murano ou um laboratório de rendas de Burano, fazer voar papagaios de papel na praia do Lido, ou fabricar e decorar uma máscara veneziana: uma experiência autêntica para todos.

Leave a Reply