CARTA DE BRAGA – “Ensino e Groucho” – por ANTÓNIO OLIVEIRA

 

 

“Ensino e Groucho”

Abri um jornal – já nem me lembro qual – e deparo-me com uma mancha bem assinalada em volta de uma declaração que me tocou fundo.

Só uma frase simples mas cheia de sabedoria – se um aluno não compreende bem o que lê, fracassa todo o ensino! É o que está a suceder, uma porta aberta a um rendimento menor, ao abandono escolar e à ingente quantidade de jovens que não estudam nem trabalham!

Mas uma frase que nos arrasta para considerações de todo o género, a maior das quais julgo ser a que envolve o futuro, o modo como o podemos imaginar, os dados que usamos e conseguimos analisar e a capacidade de cada um para o poder fazer.

Lembro-me que, muitas vezes, perguntei aos meus alunos com menores preocupações neste campo, Expliquem-me por que não estudam! Não estão preocupados com o vosso futuro? e a maioria das respostas era de uma modéstia espantosa, Quando lá chegar logo vejo!

Também me questionei muitas vezes e lhes perguntei sobre o que tinha estado menos bem antes daquele momento e alguns, com mais capacidade oratória ou mesmo de provocação, acrescentavam que a maior valia estava no presente e na maneira como o conseguiriam aproveitar.

Questões que nos levaram a algumas aulas bem proveitosas, sobre a maneira como a Europa se estava destruir a si própria, desde que começou a marginalizar o estudo da história e da filosofia. É um tema recorrente nestas Cartas (já alguém disse também que devia apresentar soluções), mas quem sou eu, apenas um modesto ex-professor, para me alcandorar a salvador da pátria?

Sabia apenas, como sei agora, que no mundo dos grandes, a China, o Japão e até os Estados Unidos não seguiram este caminho, por perceberem que só o crescimento do PIB não garante futuros e, muito menos, responder de cabeça baixa às impertinências dos senhores do presente-agora!

Uma ironia provocatória, reflectida num sorriso ou num esgar trocistas, foram por vezes, a única resposta que consegui obter.

E assim caímos, estamos mergulhados, no mundo incrível e nunca imaginado da pós-verdade, que também nos leva a pensar no que disse David Roberts, o primeiro a usar este termo, a era das epistemologias tribais, as realidades cognitivas e informativas paralelas, que nem se comunicam entre si, mas intervêm no debate político, motivadas apenas pela sua própria visão dos acontecimentos!

Será que vale a pena perder aqui tempo a apresentar soluções, ou será melhor limitar-me e perguntar, como o fez um dia o inigualável Groucho Marx, Por que teria de me preocupar com as gerações futuras? Por acaso alguma delas se preocupou comigo?

António M. Oliveira

 

Não respeito as normas que o Acordo Ortográfico me quer impor

3 Comments

  1. Mesmo sem grandes possibilidades de triunfar apresentar soluções complementam – e muito bem – os comentários produzidos, sobretudo, como no caso, têm méritos indiscutíveis O que pensa cada um de nós – modesto que se julgue – quer se queira, quer não – é um património minimamente aproveitável. CLV

  2. Soluções meu querido Amigo, também as não possuo e como poderia, se quem é muito mais versado em tantos assuntos as não possui? Apenas vejo com muita tristeza, pelo que leio e pelo que escuto, que o ensino está “doente” há já muito tempo. De quem será a culpa do desinteresse dos alunos?
    Grande abraço!

  3. Bem gostava de saber onde estão esses muito mais versados? Ao que parece prosseguem num silêncio imensamente responsável pelo desinteresse dos alunos.CLV

Leave a Reply