Actividades no Hot Clube de 14 a 18 de Agosto 2018

Hot Clube – Praça da Alegria 48

Dia 14 de Agosto

JAM SESSION COM JOÃO ESPADINHA

As jam session de 3ª feira contam com um músico convidado que lidera a sessão.
Em Agosto teremos o guitarrista João Espadinha.

A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar.
Entrada livre.

Dia 15 de Agosto

JAM SESSION LIVRE

As jam session de 4ª feira são abertas aos músicos que queiram participar.

Sessão a partir das 22h00. Entrada livre.

Dias 16 a 18 de Agosto

ANDRÉ MATOS TRIO

André Matos – guitarra; Masa Kamaguchi – contrabaixo; Devin Gray – bateria

Pelo segundo ano consecutivo, tenho o privilégio de actuar com este trio com o Masa Kamaguchi e o Devin Gray.

Tocar no Hot Clube é especial pois trata-se de um lugar onde nunca parei de aprender: desde as primeiras jam-sessions, às quais apenas assisti, passando pela primeira vez em que apresentei a minha música há mais de 15 anos.

Para mim, apresentar música durante três noites no Hot, é, por um lado, confortável por me sentir em casa, mas não deixo de sentir, por outro, a responsabilidade e o peso do legado deixado por tantos importantes músicos, Portugueses e Estrangeiros, que directa ou indirectamente me abriram horizontes.

André Matos começou a tocar guitarra aos 10 anos. A sua primeira grande influência foram os “blues” de Muddy Waters, John Lee Hooker ou B.B. King entre outros. Frequentou a Escola do Hot Clube de Portugal e a Academia de Amadores de Música.

No ano 2000 emigrou para Boston, E.U.A onde completou uma licenciatura na Berklee College of Music e mais tarde, um Mestrado no New England Conservatory.

Tem cinco álbuns em seu nome: Small Worlds (FSNT), 2005, Rosa-Shock (TOAP), 2008, Quare (INCM, 2010), Lagarto (2012). E nos últimos dois anos desenvolveu um projecto a solo que resultou no álbum Múquina (Robalo, 2016) e no novíssimo Nome De Guerra (Robalo, 2018).

Residente em Nova-Iorque, E.U.A. desde 2008, tem alicerçado a sua carreira com vários projectos dos quais se destaca o duo com a cantora Sara Serpa com quem registou Primavera (INCM), 2014 e All The Dreams, (Sunnyside Records) 2016. Os dois álbuns foram muito bem recebidos pela crítica, em publicações como o New York Times, Downbeat, JazzTimes, Público e muitas outras.

Em Nova-Iorque tem liderado bandas com músicos como Tony Malaby, Billy Mintz, Thomas Morgan, Leo Genovese, Jacob Sacks, entre outros. Em Portugal, nos últimos anos colaborou com o Quinteto de André Carvalho e com o Quarteto de Gonçalo Leonardo assim como outros inúmeros projectos. Tem actuado internacionalmente com concertos na Europa assim como nos Estados Unidos, Austrália, Brasil, Panamá e Uruguay.

“The music of André Matos is often pretty damn enchanting (…)” Bird is The Worm ̈

Matos is a free thinker” Phil Di Pietro, All About Jazz

“Mr. Matos advances a pointedly contemporary air”. Nate Chinen, The New York Times

“It’s hard to think of a guitarist in any style, especially jazz, who makes more masterful use of space than Matos, his melodies minimalistic yet rich.” Lucid Culture

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

Leave a Reply