Da crise atual à próxima crise, sinais de alarme – Leituras em torno de Chemnitz (III) – Os distúrbios em Chemnitz requerem que a AfD seja colocada sob vigilância. Por Kate Connolly

pobresericos

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Leituras em torno de Chemnitz (III)

Os distúrbios em Chemnitz requerem que a AfD seja colocada sob vigilância

kate connollyPor Kate Connolly em Berlim

Publicado por the guardian em 4 de setembro de 2018

Uma sondagem mostra que a maioria dos alemães estão a favor de ação contra o partido de extrema direita pelas suas ligações neo-Nazis

46 Leituras Chemnitz III 1
Björn Höcke (left), the AfD leader in Thuringia, and the Pegida founder, Lutz Bachmann (second right), at a rally in Chemnitz. Photograph: Jens Meyer/AP

O partido Alternative für Deutschland (AfD) está a ser confrontado com crescentes apelos de que seja posto sob vigilância devido às crescentes evidências das suas ligações a grupos neo-Nazis, no seguimento das manifestações de extrema direita na cidade oriental de Chemnitz.

Um inquérito representativo mostrou que uma maioria de alemães estão a favor dessa intenção, apoiada por importantes políticos, nomeadamente a ministra de justiça, Katarina Barley, e a líder dos social-democratas, Andrea Nahles.

O debate intensificou-se depois de os líderes da AfD terem marchado ao lado do grupo de extrema direita Pegida numa manifestação na cidade de Chemnitz, no sábado, após uma série de reuniões motivadas pelo esfaqueamento de um homem local, supostamente por dois imigrantes. A marcha de sábado, convocada pela AfD, foi anunciada como uma marcha silenciosa para recordar a vítima de 35 anos, identificada como Daniel H.

Anteriormente, a AfD tinha estado interessada distanciar-se de Pegida, mas os observadores dizem que ela foi encorajada pelo apoio recebido desde os recentes confrontos, nos quais os partidários de extrema direita levantaram os seus braços em saudações nazis ilegais, e imigrantes foram perseguidos pelas ruas de Chemnitz.

Angela Merkel, a chanceler alemã, recusou-se a ser arrastada para esta questão, argumentando que é uma questão para as autoridades e não para os políticos decidirem. “Estas não são decisões políticas, mas decisões baseadas em factos“, disse ela à margem de uma reunião de líderes económicos e sindicais.

Nahles disse após os eventos em Chemnitz que não viu razão para não colocar a AfD sob vigilância. “Há boas razões para fazer isso desde Chemnitz”, disse ela, argumentando que a AfD tinha mostrado a sua disposição de andar lado a lado com extremistas de extrema direita, “então mostrando-nos então exatamente que o tipo de partido que é”, disse ela.

Barley, a ministra da Justiça que é social-democrata, disse ao portal de notícias online Redaktionsnetzwerk Deutschland: “Partes da AfD estão a agir de maneira abertamente anticonstitucional. Devemos tratá-los como outros inimigos da constituição e observá-los em conformidade.”

O ministro do Interior, Horst Seehofer, da União Social Cristã (CSU), disse não ver motivos para uma vigilância generalizada da AfD.

Num movimento à parte, os estados da Baixa Saxónia e Bremen colocaram na segunda-feira a ala jovem da AfD, a Junge Alternative – JA (Jovem Alternativa), sob vigilância pela sua alegada atividade inconstitucional.

Boris Pistorius, ministro do interior da Baixa Saxónia, que havia pressionado a favor da proibição, disse: “A Alternativa Jovem representa uma visão de mundo em que minorias como imigrantes, requerentes de asilo e muçulmanos, opositores políticos e homossexuais são categoricamente desvalorizados e difamados”, acrescentando que o grupo era “repressivo, autoritário e anti-pluralista nos seus objetivos”.

Ele disse que a decisão não tinha nada a ver com os eventos em Chemnitz, mas que tinha sido planeada há algum tempo.

O chefe da JA na Baixa Saxónia, Lars Steinke, foi retirado de seu posto no mês passado depois de descrever Claus Schenk Graf von Stauffenberg, o homem que tramara sem sucesso o assassinato do líder nazi Adolf Hitler, como um traidor.

O Departamento para a Proteção da Constituição ou BfV, que é a agência de segurança interna da Alemanha, quando autorizado a fazê-lo, está amplamente encarregado de coletar e analisar informações sobre quaisquer esforços para desestabilizar a democracia alemã, incluindo a incitação à violência, seja de dentro da Alemanha ou por uma potência estrangeira.

Geralmente, o departamento faz isso monitorizando quaisquer fontes de informação disponíveis, desde jornais a discussões públicas, até métodos de recolha de informações mais complexos, como escutas telefónicas e intercepção de correspondência e email, bem como outras formas de vigilância ou espionagem ocultas.

A AfD, fundada em 2014, entrou no Bundestag no ano passado pela primeira vez, tendo conquistado quase 13% dos votos. O seu apoio aumentou em dois pontos após os tumultos de Chemnitz. O seu apoio na Saxónia, onde Chemnitz se encontra, fica em torno de 25%. Lá, as autoridades disseram que não tinham planos de colocar o partido sob vigilância.

Pouco menos de 60% dos alemães entrevistados disseram que eram favoráveis ao monitoramento da AfD, apesar de um nervosismo geral na Alemanha em torno de questões de vigilância devido à experiência de dois regimes opressivos.

Cinco representantes da AfD, incluindo os seus dois presidentes, Alexander Gauland e Jörg Meuthen, consideraram o debate absurdo. Em comunicado, eles disseram: “Nós somos um partido democrático que defende o estado constitucional. A AfD luta contra extremistas que abusam de protestos autorizados para publicitar a sua antidemocrática visão do mundo”.

 

Texto original em https://www.theguardian.com/world/2018/sep/04/chemnitz-riots-spark-calls-for-afd-to-be-put-under-surveillance-neo-nazi

 

Kate Connolly, correspondente do Guardian e do Observer em Berlim. Anteriormente trabalhou como correspondente do estrangeiro para o The Daily Telegraph, e teve uma contribuição inicial para o Guardian em 1997. Foi bolseira do Scott Trust.

 

Leave a Reply