A BARRACA – HÉLDER MATEUS DA COSTA FAZ-NOS O BALANÇO do ENCONTRO IMAGINÁRIO de 8 de OUTUBRO de 2018, com PASSOS MANUEL, CARMEN POLO e GORE VIDAL.


Balanço  EI  168 – 114

 

Dia 8 de outubro realizamos um Encontro Imaginário integrado ideologicamente nas comemorações do 5 de Outubro de 1910, o fim da Monarquia e o início do mundo Republicano em terras Lusitanas.

As personagens escolhidas foram Passos Manuel, encarnando a esquerda do movimento vintista  e transformando –se no líder dos setembristas, uma linha política claramente pré-Republicana. Foi interpretado por Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Gulbenkian.

Num polo oposto apareceu Carmen Polo a esposa de Francisco Franco, o  ditador espanhol genocida e destruidor da República legalmente eleita pelo povo Espanhol. A médica Maria Gaio foi a interprete.

E o terceiro parceiro da mesa foi Gore Vidal romancista, dramaturgo, e activista político que teve uma longa carreira como observador e crítico da vida política dos Estados Unidos. Interpretação do historiador Fernando Rosas.[ ]

Á importância dos personagens correspondeu o brilho dos interpretes, seu bom gosto, inteligência e densidade intelectual.

Normalmente os Encontros Imaginários são muito bem recebidos. E, por vezes, alguns são bons e …felizes.

Foi o que se passou com este. E a prova final foi a ovação de pé e o entusiasmo com que o público agradeceu e comentou este acontecimento.

Dia 22 de OUTUBRO, novo Encontro Imaginário

DUARTE PACHECO –  Luis Nazaré, gestor

ANTÓNIO ALEIXO – Vitor Sarmento , cantor

CARLOS DA MAIA –  Ricardo Sá  Fernandes, advogado

 

RESERVAS: por este  mail, encontros_imaginarios@googlegroups.com; em nome de; Helder Costa <costhelder@gmail.com> ou 213965360

Leave a Reply