MPPM – COMUNICADO 15/2018 – URGE PÔR FIM AOS MASSACRES ISRAELITAS!

 

COMUNICADO 15/2018

Urge pôr fim aos massacres israelitas!

 

1. A bárbara repressão de Israel contra o povo palestino é uma afronta intolerável. Desde o início das manifestações da Grande Marcha do Retorno, no dia 30 de Março, mais de 205 palestinos já foram mortos na Faixa de Gaza, havendo mais de 5000 feridos a tiro, muitos dos quais sujeitos a amputações de membros, como resultado do tipo de munições usadas pelas forças armadas de Israel, segundo números do OCHA, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, divulgados em 4 de Outubro. Entre os mortos contavam-se 38 crianças. Estamos perante um massacre continuado, que ainda no passado fim de semana ceifou mais sete vidas. Não se trata de mortos e feridos ‘em confrontos’. Trata-se de manifestantes desarmados, alvejados à distância e a sangue frio por atiradores especiais das forças armadas de Israel. Estamos perante um crime hediondo, que não pode ser calado nem ignorado.

2. A brutal escalada repressiva de Israel intensifica-se também nos territórios ocupados da Cisjordânia, onde a aldeia de Khan al-Ahmar está em perigo iminente de ser arrasada, e os seus habitantes expulsos, pelas forças de ocupação de Israel. A violência do exército israelita é acompanhada pelas acções provocatórias, criminosas e totalmente impunes de grupos organizados de colonos sionistas que incluem o arranque de oliveiras, a destruição de campos de cultivo e a ameaça e agressão física sobre homens, mulheres e crianças palestinos, no circuito das suas actividades quotidianas. Ainda no final da passada semana, uma mulher, mãe de oito filhos, foi morta por colonos israelitas que apedrejaram o carro onde viajava. Entretanto, no passado domingo o Governo de Israel aprovou mais um projecto de construção de um colonato – ilegal à luz do Direito Internacional – na cidade palestina de Hebron, financiado com uma verba de mais de 5 milhões de euros.

3. As brutais agressões e as provocações de Israel, de que os ataques aéreos a Gaza no dia 17 são o mais recente exemplo, fazem parte integrante do plano do seu governo de aproveitar o actual momento político internacional para concretizar o objectivo histórico do sionismo de liquidar definitivamente qualquer perspectiva de criação de um Estado Palestino, viável e soberano, em território da Palestina, como exigem décadas de resoluções da ONU.

4. Perante a intensificação do terror sionista em terras da Palestina, o MPPM exorta todos os portugueses, e desde logo o Governo e restantes autoridades do nosso país, a manifestarem-se de forma enérgica e urgente, exigindo o fim dos massacres em curso. A tolerância perante os crimes de Israel é, independentemente dos argumentos utilizados, uma forma de conivência. É imperioso exigir ao Estado de Israel que se subordine à legalidade internacional e ao respeito pelos direitos humanos. E é urgente travar a mão assassina que em Gaza, semana após semana, mata homens, mulheres e crianças desarmados.

 

Lisboa, 18 de Outubro de 2018

A Direcção Nacional do MPPM

 

 

MPPM – MOVIMENTO PELOS DIREITOS DO POVO PALESTINO E PELA PAZ NO MÉDIO ORIENTE

Presidente da Assembleia Geral: Carlos Araújo Sequeira | Presidente da Direcção Nacional: Maria do Céu Guerra

Vice-Presidentes: Adel Sidarus, Carlos Almeida, Frei Bento Domingues

Presidente do Conselho Fiscal : Frederico Gama Carvalho

Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº | 1250-258 Lisboa | Portugal | Tel. 213 889 076

mppm.palestina@gmail.com | www.mppm-palestina.org | www.facebook.com/mppm.movimento.palestina

O MPPM é uma Organização Não Governamental acreditada pelo Comité das Nações Unidas para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino (Deliberação de 17 de Setembro de 2009)

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: