BRASIL – CORREIO DA CIDADANIA – “ÚLTIMOS GOVERNOS PREPARARAM O TERRENO PARA BOLSONARO NEGAR TODOS OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS”, por GABRIEL BRITO – ENTREVISTA com

OBRIGADO A MARCO MOREL, GABRIEL BRITO E CORREIO DA CIDADANIA

“A saga histórica dos índios botocudos se constitui num patrimônio da humanidade”. É assim que o historiador Marco Morel define o povo que pesquisou durante anos, sobre o qual publica o livro A Saga dos Botocudos – Guerra, Imagens e Resistência Indígena, disponível gratuitamente na internet. A etnia, alvo das guerras de conquista e genocídio há séculos, é atualmente conhecida como Krenak e sua história e fama ilustram como poucas a violência do Estado brasileiro, sempre revista e atualizada, frente aos povos originários.

“”O que acho mais notável na trajetória histórica destes índios é que eles demonstram, na prática, que a Conquista e a repressão não constituem uma linha progressiva e linear que vai aumentando e será inevitavelmente vencedora. Apesar de muitas perdas, dores e sofrimentos, ao longo de cinco séculos, eles sempre conseguiram espaços de Reconquista. Foi assim no século 16, nos seguintes e é ainda hoje”, contextualizou.

Como não poderia deixar de ser, a entrevista estabelece pontes com a atualidade brasileira e suas tendências políticas de momento, a anunciar um período de radicalização a partir da entronização de Jair Bolsonaro na presidência da República. No entanto, não há como deixar de lado toda a linha de continuidade que nos trouxe até aqui. O discurso de que a demarcação de terras atenderia interesses estrangeiros obscuros é um bom exemplo.

“Esta é uma das mentiras mais antigas que busca justificar o extermínio cultural e físico dos indígenas, e seu ‘branqueamento’ ou dissolução na argamassa da sociedade nacional. E, ao mesmo tempo, destruir as florestas numa exploração predatória e irresponsável, a que chamam de progresso. As terras indígenas são terras da União, portanto, inalienáveis. Alterar isto é beneficiar os que pretendem explorar e se apropriar destas terras, grupos nacionais e transnacionais”, afirmou.

A entrevista completa com Marco Morel pode ser lida a seguir.

Continuar a ler clicando em:

http://www.correiocidadania.com.br/34-artigos/manchete/13587-ultimos-governos-prepararam-o-terreno-para-bolsonaro-negar-todos-os-direitos-dos-povos-indigenas

Para ler mais sobre a “A saga dos botocudos” e fazer download clique em:

http://historiahoje.com/?s=a+saga+dos+botocudos

Leave a Reply