Sobre o que foi o ano de 2018, sobre os perigos que nos ameaçam em 2019 – uma pequena série de textos. 6. Esta foi a pior semana para o mercado de ações desde a crise financeira de 2008

Quando se poderia pensar  que as coisas não podiam piorar, elas pioraram.  Em tempos normais, uma sexta-feira antes do Natal é uma sessão de negociação extremamente morna,  mas estes não são tempos normais.  Na sexta-feira, o Dow Jones Industrial Average caiu mais 414 pontos, e isso levou a que  a queda total da semana passasse a ser de  1.655 pontos.

Esta foi a pior semana para o mercado de ações desde a crise financeira de 2008

(Por Michael Snyder, 22 de Dezembro de 2018)

mercados

Quando se poderia pensar  que as coisas não podiam piorar, elas pioraram.  Em tempos normais, uma sexta-feira antes do Natal é uma sessão de negociação extremamente morna,  mas estes não são tempos normais.  Na sexta-feira, o Dow Jones Industrial Average caiu mais 414 pontos, e isso levou a que  a queda total da semana passasse a ser de  1.655 pontos.

O mercado foi completamente dominado pelo pânico, e o índice Fear & Greed da CNN acaba de registar o maior “rating de medo” que já vimos.  Eu continuo a dizer  que não temos testemunhado nada como isso desde a última crise financeira, e os números confirmam claramente a nossa avaliação.  Na verdade, esta foi a maior queda percentual semanal para o Dow desde outubro de 2008….

O Dow acaba de sofrer a sua mais profunda queda semanal desde 2008 e o Nasdaq está oficialmente em baixa .

Os seus péssimos resultados  refletem o aprofundamento dos temores em Wall Street de uma desaceleração económica e de uma Reserva Federal excessivamente agressiva.

Apreensão sobre um bloqueio do funcionamento da Administração  iminente e a ansiedade sobre as taxas de juro mais elevadas foram dois dos principais fatores que levaram à descida do mercado acionista  na sexta-feira.

Normalmente, o volume de negociação de títulos é muito, muito baixo,  nos dias que antecedem o Natal, de modo que o que acabamos de testemunhar foi extremamente incomum.  O volume de negociação na sexta-feira foi “realmente pesado” com “mais de 12 mil milhões em  ações” a mudarem  de mãos….

Como um mau sinal na sexta-feira, o volume estava muito pesado. Mais de 12 mil milhões em  ações mudaram de mãos nas bolsas de valores dos EUA na sexta-feira, o maior volume em pelo menos dois anos.

Quando se tem avisado sobre uma “corrida para a saída” no passado, este é o tipo de coisa  de que  estou agora a falar.

Muitos investidores estavam a vender  em pânico na sexta-feira porque queriam  sair do mercado antes que os mercados  fechassem para  festas de Natal  e os preços das ações continuavam a cair para valores cada vez mais  baixos.

Por toda a semana  a carnificina foi absolutamente colossal.  Vejamos como é que a CNBC resumiu o que aconteceu…

“O Dow perdeu 6,8 por cento e 1.655 pontos  durante a  semana. Foi a sua pior queda percentual desde outubro de 2008.

O Nasdaq perdeu 8,3 por cento ao longo da  semana e está agora 22 por cento abaixo do seu recorde atingido em agosto, um mercado em baixa.

O S&P 500 perdeu 7 por cento ao longo da semana  e está agora 17,8 por cento abaixo do seu recorde.

O Dow e o S&P 500, que estão ambos em correções, estão no bom caminho para o seu pior desempenho de Dezembro desde a Grande Depressão de 1931, abaixo de mais de 12 por cento cada um deles neste  mês.

Tanto o Dow como o S&P 500 estão agora no vermelho para 2018 em pelo menos 9 por cento.”

Desde 1984, houve apenas oito dias em que foi transacionado uma maior proporção  de ações,  segundo a Sundial Capital Research. Dois deles foram em 1987 – durante o famoso crash da Black Monday, quando o Dow Jones Industrial Average perdeu num só dia 23%, e novamente durante a sessão seguinte. O resto foi no rescaldo do colapso do Lehman Brothers em outubro e novembro de 2008.

E não são apenas as ações que estão a ficar  marteladas.  De facto, neste momento, 93 por cento de todas as classes de ativos estão em baixa em termos anuais.

Como muitos já disseram, 2018 é um ano em que literalmente nada está  a sair bem.

Uma coisa semelhante está a acontecer  na Europa, onde as ações estão no ritmo do seu pior ano desde 2008.  Estamos a assistir  a um verdadeiro colapso global, e milhões de milhões de dólares de riqueza em ativos  estão a ser levados pela água abaixo.

Então, o que é que virá a  seguir?

Por agora, haverá uma pausa.  O mercado de ações será fechado para o fim de semana, e será então  aberto por um meio  dia de  transações na segunda-feira, e depois fechado para o Natal, na terça-feira.

Esperemos que este “período de reflexão” ajude as coisas a ficarem muito mais calmas quando os mercados abrirem na quarta-feira.

Mas mesmo que as coisas se acalmem durante as férias, a verdade é que esta crise está longe de ter terminado.

A maior bolha financeira da história dos EUA está a começar a estourar, e  um enorme sofrimento  está para  vir.


About the author: Michael Snyder is a nationally-syndicated writer, media personality and political activist. He is the author of four books including Get Prepared NowThe Beginning Of The End and Living A Life That Really Matters.  His articles are originally published on The Economic Collapse BlogEnd Of The American Dream andThe Most Important News.  From there, his articles are republished on dozens of other prominent websites.  If you would like to republish his articles, please feel free to do so.  The more people that see this information the better, and we need to wake more people up while there is still time.


Artigo original aqui

 O sétimo texto desta série será publicado, amanhã, 18/01/2019, 22h


Leave a Reply