CCIF/UMAR – LANÇAMENTO DE LIVRO EM HOMENAGEM À PROFESSORA LÍGIA AMÂNCIO – HOJE, SÁBADO, 19 de JANEIRO, pelas 17.30.

 

 

 

No sábado 19 de Janeiro às 17h30 no Centro de Cultura e intervenção Feminista (CCIF/UMAR) em Lisboa, será lançado o livro “Lígia Amâncio: o género como ação sobre o mundo” em homenagem à Prof.ª Lígia Amâncio.

Esta publicação é organizada por João Manuel de Oliveira e Conceição Nogueira, contando com capítulos de Jorge Correia Jesuíno, Teresa Joaquim, Maria do Céu da Cunha Rego, Maria do Mar Pereira, Manuela Tavares, Rosa Cabecinhas, Jorge Vala, António Manuel Marques, Abílio Oliveira, Maria Helena Santos, Fátima Rodrigues e Emília Fernandes.

Edição do Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-IUL).

 

Lígia Amâncio, aposentada desde 2018, foi Professora Catedrática do ISCTE, no Departamento de Psicologia Social e das Organizações.

A sua carreira de investigação marcou o início dos estudos de género em Portugal, tendo-se centrado no estudo dos processos de construção social do masculino e do feminino e das suas implicações para a discriminação baseada no género, com particular destaque para a integração das mulheres em profissões de visibilidade pública e qualificadas, como a política, a ciência e a medicina. Autora de vasta obra, entre as quais, “Masculino Feminino: A Construção Social da Diferença”, Porto, Edições Afrontamento, 1998 (2ª ed).

Foi Presidente da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (1993-1995), Presidente da CIDM – Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (1996-1998) e Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012)

A não perder!

Entrada livre.

1 Comment

  1. O género??? Devem querer dizer o sexo. O Homo Sapiens Sapiens é uma espécie que pertence ao género Homo Sapiens que, por seu turno, tem sexo feminino e sexo masculino. Há limites para a ignorância. CLV

Leave a Reply