LANÇAMENTO de “DAQUI E D’ALÉM MAR”, de RACHEL GUTIÉRREZ – QUINTA-FEIRA, 14 de FEVEREIRO, às 19 horas, no LEME TÉNIS CLUBE, Rua GUSTAVO SAMPAIO, 74, RIO DE JANEIRO.

 

 

 

 

***

Escritora Rachel Gutiérrez convida todos os amigos para o lançamento do livro de crônicas “Daqui e d’além mar – cartas do Rio” no Leme Tênis Clube, 14 de fevereiro, quinta, às 19h. Antes dos autógrafos, bate-papo com o público mediado pelo escritor e dramaturgo Sérgio Fonta.

“Daqui e d’além mar – cartas do Rio” nasceu das crônicas escritas por Rachel Gutiérrez para o blogue “A viagem dos Argonautas”, que um grupo de escritores idealistas mantém desde 2011. Neste livro, com a bela arte de Dorindo Carvalho, consagrado artista plástico português, orelha de António Gomes Marques e prefácio de Carlos Loures, Rachel parte do Rio de Janeiro e observa o mundo, viaja por leituras, janelas e cidades, e exibe trinta e seis de suas cartas com os temas centrais de sua experiência e de sua própria vida: literatura, mulher, feminismo e viagens.

No seu texto lúcido e repleto de referências culturais, Rachel traz passagens de livros clássicos, como os de Yeats, Austen, Proust, Simone de Beauvoir, Clarice Lispector e muitos outros, que a acompanham em suas viagens através do tempo e do espaço, misturando os registros do Brasil e da Europa, atravessando os filósofos, a poesia, a pintura e mulheres que se destacam no cenário mundial, em um rico blend da mistura universal de Machado de Assis e Fernando Pessoa, Paul Célan e Guimarães Rosa. Muito mais do que destinos selados, o livro ‘Daqui e d’além mar’ traz uma prosa quase poética, em escrita luminosa e erudita.

2 Comments

  1. Muito obrigada, querido amigo João ! Pena você não estar no Rio para prestigiar o lançamento do livro que resultou das minhas crônicas para A Viagem dos Argonautas, onde sempre fui acolhida com imenso carinho.
    Grande abraço e beijos

Leave a Reply