Em nome da competitividade: Portugal mais longe da Democracia Real, mais perto de ser um paraíso fiscal? – “Não existe uma relação entre as taxas de imposto e a competitividade!”, por Francis Weyzig

paraiso fiscal 0

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Não existe uma relação entre as taxas de imposto e a competitividade!

Francis Weyzig Por Francis Weyzig

Texto editado pelo autor em 6 de outubro de 2017

 

A Holanda juntou-se à corrida das taxas mínimas do imposto sobre as sociedades. Repetindo o mantra de que impostos mais baixos são bons para o clima de investimento e necessários para se manter competitivo, o novo governo divulgou alegremente que irá reduzir a taxa de 25% para 21%. Esperemos que outras políticas económicas deste novo governo tenham um fundamento melhor! Pois esse mantra é um mito.

Os factos mostram que os impostos sobre as sociedades são irrelevantes para a competitividade de um país. Muitas pessoas reconheceriam que impostos baixos são apenas um fator que torna um país atraente, juntamente com muitos outros. No entanto, nem isso é a realidade. Surpreendentemente, as atuais taxas de imposto sobre os lucros, ou mesmo as taxas mais elevadas de há uma década atrás, não têm qualquer importância. O gráfico que se segue mais adiante não deixa qualquer dúvida a este respeito.

Para alguns países, a redução das taxas de imposto pode parecer um passo desesperado para compensar outra coisa. O anúncio do Reino Unido de reduzir a taxa para 17% está ligado ao Brexit, mas não impedirá as empresas de se mudarem para o estrangeiro. A Hungria, que acaba de adoptar uma taxa de 9%, está ainda fora de graça por causa do seu rumo político. E o plano dos EUA de reduzir o imposto federal sobre as sociedades, de 35% para 20% ou 15%, acompanha as crescentes ameaças de uma guerra comercial que causaria muitos problemas às empresas. Os governos sob pressão podem fazer coisas tolas.

No entanto, há dois meses, a Bélgica também deu um passo radical. No chamado “acordo de Verão”, a coligação governamental fez um acordo solarengo para reduzir a taxa de 34% para 25% em 2021. Ao contrário do plano dos EUA, ou das intenções do Reino Unido para 2020, este é um acordo concreto apoiado por uma maioria política. O mesmo se aplica à França e aos Países Baixos. Para estes países, a decisão de reduzir o imposto sobre as sociedades só pode ser explicada por uma convicção sincera e profunda de que é bom para a competitividade de um país. Ou, no mínimo, que um país tem de seguir o exemplo quando os seus vizinhos estão a baixar os seus impostos.

É tempo, por conseguinte, de abordar estes mitos de cabeça erguida. Para analisar a relação entre as taxas fiscais e a competitividade, o gráfico abaixo mostra os 50 principais países do Índice de Competitividade Global. Este índice é construído pelo Fórum Económico Mundial, onde não há falta de conhecimento sobre o que torna uma economia competitiva. Os países são mostrados pelos seus códigos Internet; por exemplo, DE é a Alemanha e CH é a Suíça. Quanto maior for a posição de um país no gráfico, maior será a pontuação da competitividade. O eixo horizontal mostra a taxa total do imposto sobre as sociedades, desde o imposto zero do Bahrein, à esquerda, até uma taxa média de 40% para os EUA, à direita.

Taxas e competitividade

Os círculos laranja marcam alguns dos países altamente competitivos que praticam reduções de taxas: Suíça, Singapura, Hong Kong e Irlanda. Estes são frequentemente mencionados como prova de que os baixos impostos e um bom clima de investimento andam de mãos dadas. No entanto, agora olhe para os círculos azuis. Estes são países com notórios impostos elevados: EUA, Alemanha, Japão, Bélgica e França. Os seus resultados em termos de competitividade correspondem de forma impressionante aos do grupo de baixa tributação! Assim, os países com taxas de imposto de 15% ou menos oferecem um clima de investimento igualmente atrativo.

Os círculos verdes são ainda mais impressionantes. Eles marcam quatro países nos 50 primeiros lugares do ranking inferior com pontuações de competitividade semelhantes: Bahrein, Bulgária, Rússia e Índia. As taxas de imposto destes países, pelo contrário, são muito diferentes: exatamente 0%, 10%, 20% e 30%. É claro que as taxas de imposto são importantes. No entanto, o gráfico mostra claramente que elas são irrelevantes para o clima global de investimento de um país.

Note-se que o Índice de Competitividade Global tem em conta a taxa de imposto total de um país e o efeito da tributação sobre os investimentos e o emprego. Para alguns países, como a Argentina, a última pesquisa a executivos do Fórum Económico Mundial chegou a identificar as taxas de impostos como um grande problema para fazer negócios, antes da instabilidade política e da burocracia. Para outros países, incluindo a Holanda, a pesquisa mostra que as taxas de impostos não são uma preocupação.

O índice também dá o devido peso às instituições fundamentais, como a aplicação dos direitos de propriedade, as infra-estruturas e a estabilidade macroeconómica. Além disso, considera a eficiência e a sofisticação do ambiente empresarial, analisando, por exemplo, a qualidade da educação, o funcionamento dos mercados de trabalho, as despesas em I&D e a dimensão do mercado. Todos estes fatores devem ser tidos em conta.

Talvez surpreendentemente, a verdade é que não há necessidade de qualquer país copiar as escolhas políticas erradas dos seus vizinhos. É do próprio interesse de um país recusar-se a aderir ao nivelamento por baixo do imposto sobre as sociedades e, em vez disso, concentrar-se nos fatores de competitividade que realmente importam. Ocasionalmente, para um país como a Argentina, esses factores podem incluir impostos. Muito mais frequentemente, não incluem.

 

Texto em https://francisweyzig.com/2017/10/06/there-is-no-link-between-tax-rates-and-competitiveness/

 

O autor: Conselheiro político em Oxfam Novib. Membro de BEPS Monitoring Group (uma rede de especialistas em impostos que emite recomendações para a reforma global dos impostos) e membro suplente da European Commission Platform for Tax Good Governance. Pontualmente trabalha como consultor independente, momeadamente para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da ~Holanda e para o IBFD- International Bureau of Fiscal Documentation, centro especializado em fiscalidade transfronteiriça.

Doutorado em fiscalidade e desenvolvimento, publicou vários artigos e capítulos revistos por homólogos  sobre impostos, financiamento do desenvolvimento e responsabilidade empresarial. Intervém regularmente em eventos e comentários sobre questões fiscais em media holandeses e ingleses, (como Dutch TV programme Zembla); por vezes em outros países como o Luxemburgo e o Vietname. Alguns comentários importantes sobre o sistema fiscal holandês: The Barbapapa tax haven, Fiscal Apartheid, Dutch tax innovation, e Will this time be different?

Anteriormente trabalhou como gestor de investigação para Sustainable Finance Lab (uma rede holandesa de académicos que desenvolve ideias para um setor financeiro mais sustentável), consultor político sobre estabilidade financeira para o banco central holandês e investigador no Centre for Research on Multinational Corporations (SOMO).

 

 

Leave a Reply