CARTA DE BRAGA – “de torniquetes e pulseiras” por António Oliveira

 

Primeiro foram uns torniquetes, instalados para controlar as entradas e saídas dos funcionários!

Depois a afirmação ‘se pudesse, em alguns funcionários, punha pulseira electrónica!

Não se trata de uma estação do Metro nem de instituição policial, militar ou militarizada, laboratório de investigação, nem qualquer organismo onde o segredo e o controlo das pessoas seja um primado de execução permanente.

Trata-se da Câmara Municipal de Braga e a colocação dos torniquetes e as declarações ‘pulseirais’ são da autoria do brioso patrão da autarquia, referindo eventuais incumprimentos de alguns funcionários.

O burburinho provocado por tal instalação e por estas declarações foi tão ou tão pouco importante, que logo o pundonoroso autarca tentou deitar água fria na fervura em relação aos torniquetes, mas sem conseguir justificar as pulseiras.

E que tal se o tão zeloso guardador das instalações camarárias marcasse uma sessão do executivo municipal aberta ao público, para mostrar como todos os elementos passavam a usar também tal adereço ou, no caso de ser incomodativo, estenderem o braço para a eventual instalação de um chip?

O exemplo e o acompanhamento das modernices exigiriam tal desiderato, mas por vivermos numa sociedade de empregados e consumidores, a relação baseada apenas na obrigação carece de dignidade, tanto para cima como para baixo.

António M. Oliveira

Não respeito as normas que o Acordo Ortográfico me quer impor

3 Comments

  1. Não tinha qq referência a a tal bcdghhutfgjyuik…. Que raio de sociedade é que deixamos é continuamos a deixar criar. começo a crer que há entre nós #criaturas cuja humanidade deve ter saído com a placenta. O problema maior é q proliferam e o povo vota neles e nelas.
    Podiam dar-lhe a sugestão de marcar os trabalhadores da autarquia com um ferro em brasa com o brasão da cidade ou… Quiçá I o nome da #criatura. É creio q se roiria de inveja por não ser ele o autor de tão brilhante ideia. Com sorte roia-se até de-sa-pa-re-cer. Bj
    Conceição

  2. SEM DÚVIDA!!!! Haja dignidade!!Queria mesmo ver se ” os senhores” estendiam a mão…
    Pedagogia é isto?????Bolas!!!!

  3. Meu querido Amigo, por certas coisas que tenho lido, (por aí).a propósito de tudo e de nada, epor falar em chip, creio poder dizer, com preocupação, que já faltou mais!!!
    Grande abraço.

Leave a Reply