CTA – estreia “FENDA”, de RODRIGO FRANCISCO – SÁBADO, 15 de MARÇO, às 21 horas, no TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE, em ALMADA.

 

Diogo Dória e Maria João Abreu em Fenda, com texto e encenação de Rodrigo Francisco

 

Companhia de Teatro de Almada estreia Fenda, dia 15

 

A Companhia de Teatro de Almada estreia a sua próxima criação dia 15 de Março. O espectáculo Fenda tem texto e encenação de Rodrigo Francisco. Nos principais papéis encontramos Maria João Abreu e Diogo Dória. O espectáculo vai estar em cena de 15 de Março a 7 de Abril, de quinta a sábado, às 21h, quartas e domingos, às 16h.

Fenda conta-nos a história de Catarina, uma mulher de sucesso que aparenta ter uma força a toda a prova. Porém, uma fragilidade emocional revela as pontas soltas afectivas dessa mesma força, minada pela culpa e pelo sacrifício de quem subiu na vida a pulso para se lançar no mundo da informação televisiva: um mundo em que a verdade se enreda no que não pode ser noticiado e em que as relações de poder e a competição entre as pessoas prevalecem de modo particularmente violento. Escrito como um thriller psicológico, trata-se de um retrato de uma geração cheia de carências ocultas de vária natureza: pessoas cujas vidas têm por única forma e conteúdo o trabalho que fazem e os troféus que os salários que ganham permitem adquirir.

Em pano de fundo, várias outras problemáticas societais ganham visibilidade, entre as quais as remanescências do colonialismo e os negócios que ainda prosperam na realidade pós-colonial recente e a conformação a uma cultura do consumo que gera uma espécie de falsa classe social única: a dos burgueses, com mais ou menos liquidez (por vezes com muito pouca mesmo), para quem pessoas como Catarina (ou, melhor dizendo, a sua representação mediática) são um modelo.

Rodrigo Francisco (n. 1981) fez a sua formação teatral com Joaquim Benite, de quem foi assistente de encenação. Estreou-se na escrita para teatro com Quarto minguante (2007), que conheceria uma versão televisiva e duas traduções. Escreveu ainda Tuning (2010), peça nomeada pela SPA para o Prémio de Melhor Texto de Teatro Português estreado nesse ano. Também encenador, é desde 2013 director artístico da Companhia de Teatro de Almada e do Festival de Almada.

 

Ficha Artística

Texto e encenação de Rodrigo Francisco

Intérpretes Adriana Melo, Carlos Fartura, Diogo DóriaJoão Farraia, João Tempera, Maria João AbreuMina Andala e Pedro Walter
Cenografia Jean-Guy Lecat
Figurinos José António Tenente
Luz Guilherme Frazão
Som Miguel Laureano

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | SALA PRINCIPAL | M/14

De 15 de Março a 7 de Abril

QUI a SÁB  | 21H

QUA e DOM | 16H

PREÇO: 6,5€ a 13€  (Clube de Amigos: entrada livre)

RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

 

 

 

 

 

Miguel Martins

Comunicação

 

 

 +351 21 273 93 60 | +351 91 540 70 94
imprensa@ctalmada.pt | www.ctalmada.pt

Leave a Reply