Actividades no Hot Clube de 8 a 12 de Outubro 2019

Hot Clube – Praça da Alegria 48

Dias 8 e 9 de Outubro

HISTÓRIAS DE JAZZ EM PORTUGAL

No âmbito dos concertos carta branca do Ciclo de Histórias de Jazz em Portugal, Nelson Cascais e o quinteto “Mentor”tocam a música de Jorge Reis.

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). Entrada livre.

Luís Figueiredo –piano; João Mortágua – saxofone alto; André Fernandes – guitarra; Nelson Cascais – contrabaixo; André Sousa Machado – bateria

Na sequência de um ciclo intitulado “Histórias de Jazz em Portugal” coproduzido pelo Hot Clube de Portugal e pelo Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, entre Janeiro de 2014 e Maio de 2015, no âmbito do qual foram realizados concertos com formações surpreendentes do jazz português, decidiu a Direcção do Hot Clube que seria interessante ter um registo fonográfico destes concertos.

Os 70 anos do Hot, celebrados em 2018, foram o mote para se avançar com esta ideia.

A grande relevância deste Ciclo prende-se por um lado com a sua abrangência quer territorial quer geracional, por outro com a sua transversalidade estilística. Procurou chamar-se a atenção para o grande leque de músicos de qualidade que existe em Portugal e de alguma forma prestar-lhes um tributo, permitindo que falassem sobre o seu percurso (o ciclo tinha uma componente de entrevista) e que escolhessem músicos para estes concertos Carta Branca, na maior parte dos casos fora do circuito normal das suas formações. Este requisito tornou alguns destes encontros irrepetíveis. O resultado é de tal maneira rico que nos pareceu uma pena não ficar registado, nomeadamente para consulta futura, em bibliotecas, centros de multimédia universitários, etc.

António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, coordenadores do Ciclo, são também os responsáveis por esta edição, reunindo o material relativo a cada disco e coordenando os conteúdos informativos da mesma.

Em 2018 foi editado o primeiro disco desta série, o de Jorge Reis, sendo que em Outubro de 2019 editaremos mais 4. A pretexto destes lançamentos convidámos os músicos pivots destas sessões para tocarem no Hot Clube, em jams/concertos que ficarão a seu cargo.
Assim, a 8 de Outubro, a primeira sessão deste ciclo, teremos Zé Eduardo e João Paulo Esteves da Silva, a 15 André Sousa Machado e a 22 Gonçalo Moreira. A 9 de Outubro será a sessão que homenageia a música do Jorge Reis, sessão esta que fica a cargo de Nelson Cascais e do seu projecto “MenTor”.

Os respectivos discos estarão à venda no Clube a partir do início de Outubro.

Dias 10 a 12 de Outubro

CÉSAR CARDOSO ENSEMBLE

Concerto a partir das 22h30 (2º set às 00h). 10€ para não sócios, entrada gratuita para sócios.

César Cardoso – saxofone tenor e arranjos; José Soares – saxofone alto; Jason Palmer – trompete; Massimo Morganti – trombone; Jeffery Davis – vibrafone; Óscar Graça – piano; Demian Cabaud – contrabaixo; Marcos Cavaleiro – bateria

Leave a Reply