A AMÉRICA VISTA ATRAVÉS DA CRISE EM GERAL E A DO ENSINO EM PARTICULAR – NOVA SÉRIE – A introdução de JÚLIO MARQUES MOTA

Obrigado à Wikipedia

 

Iremos publicar uma pequena série de 5 textos sobre a crise do  ensino superior  nos Estados Unidos, crise esta ligada necessariamente à crise geral que os Estados Unidos atravessa., intitulada A América vista através da crise em geral e a do ensino em particular.

Uma série que, na minha modesta opinião, mostra à evidência que os problemas do ensino que se vivem no lado de lá do Atlântico  poderão ser  igualmente os do  lado de  cá, se alguma análise séria for publicada pelo lado de cá do Atlântico.

O certo é que aqui, em Portugal por exemplo, eu não tenho visto  ninguém abordar a crise do ensino superior como esta é apresentada nos dois primeiros artigos desta mini-série,  talvez porque esta  crise não existe,   e a minha afirmação anterior é falsa,  ou, talvez,  porque por ignorância  minha não tenha lido e desconheça eventuais textos sobre a matéria publicada.

Chamo a atenção também para o último artigo publicado pelo Wall Street Journal onde  se faz um levantamento  sobre o sentimento, em grandes camadas populacionais,  de que estamos perante o desaparecimento do  sonho americano. Este desaparecimento, por seu lado, é manifesto na crise económica que rebentou em 2008 nos Estados Unidos e nos mecanismos de precariedade gerados com esta, assim como é manifesto também na crise  do ensino em geral e do ensino superior em particular.

A América vista através da crise em geral e a do ensino em particular.

  1. Como é que uma geração perdeu a sua cultura comum

  2. A falência do ensino superior: uma história à volta de dois diplomas bem diferentes

  3. As Universidades americanas estão em crise

  4. O colapso das Universidades que se avizinha

  5. Com mais de 60 anos, e esmagados pela dívida de empréstimos estudantis 

 

Júlio Marques Mota

 

Nota – a série começará a ser publicada amanhã, à mesma hora

Leave a Reply