A ESCOLA DO NOITE – OS PERSAS, de ÉSQUILO – direcção de MARIA DE FÁTIMA SOUSA E SILVA – TEATRO-LEITURA – AMANHÃ, TERÇA-FEIRA, 4 de FEVEREIRO, às 18.30, no TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO, em COIMBRA

 

Nº 05 | 03/02/2020  

 

 

“OS PERSAS” NO CLUBE DE LEITURA TEATRAL,

COM FÁTIMA SOUSA E SILVA

 

A programação de Fevereiro do TCSB começa com a leitura de “Os Persas”, de Ésquilo. A sessão tem lugar já amanhã, terça-feira, pelas 18h30, com entrada livre.
Faça-nos companhia!

 

“OS PERSAS”

Clube de Leitura Teatral (foto: Cláudia Morais)


Clube de Leitura Teatral (foto: Cláudia Morais)

 

A sessão de Fevereiro do Clube de Leitura Teatral, que terá lugar amanhã, dia 4, às 18h30, no Teatro da Cerca de São Bernardo, é dedicada à tragédia “Os Persas”, de Ésquilo. Escrita há 2500 anos, é “a mais antiga tragédia que conhecemos”, adianta Maria de Fátima Sousa e Silva, que dirige a leitura. “Do conjunto de peças que nos chegaram – escreve a professora – [Os Persas] é a única a reflectir acontecimentos históricos, mesmo se numa leitura marcada por um simbolismo mítico. O tema é a guerra, os beligerantes a Pérsia e a Grécia, os motivos aqueles que continuam a ser linhas de fronteira entre distintas geografias e culturas. Passados dois milénios e meio, os conflitos prosseguem os mesmos e o teatro preserva, intacta, a sua eterna magia…”.
Maria de Fátima Sousa e Silva é professora catedrática e investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estudiosa da língua e da literatura gregas antigas, tem o teatro (tragédia e comédia) como objecto principal do seu trabalho e largas dezenas de trabalhos publicados, entre livros e artigos em publicações periódicas, nacionais e internacionais. É uma das mais respeitadas helenistas da actualidade, em Portugal e no estrangeiro.

O Clube de Leitura Teatral


O Clube de Leitura Teatral é uma iniciativa conjunta d’A Escola da Noite e do TAGV, que promove a leitura mensal de um texto de teatro. Sempre com entrada livre, as sessões decorrem de forma alternada entre o TAGV e o Teatro da Cerca de São Bernardo e estão abertas à participação de qualquer pessoa. Os interessados em fazer a leitura são convidados a inscreverem-se previamente, de forma a que possam participar nas sessões preparatórias, que decorrem na véspera e na tarde do próprio dia de cada sessão. Para o público em geral, basta comparecer à hora das sessões, que por norma acontecem ao final da tarde da primeira terça-feira de cada mês, sempre com entrada gratuita.
Na temporada 2019-2020, o Clube de Leitura organiza-se em torno de três eixos fundamentais: a dramaturgia portuguesa contemporânea, com sessões dirigidas pelos próprios autores; a dramaturgia brasileira contemporânea; e os grandes textos da história do teatro. “Os Persas”, de Èsquilo”, que A Escola da Noite estreou em Coimbra a 28 de Janeiro de 1999, numa memorável encenação de Pierre Voltz, inscreve-se na terceira destas categorias.

 

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO
Programação de Fevereiro de 2020

TEATRO | LEITURA
Os Persas, de Ésquilo
dir. Maria de Fátima Sousa e Silva
Clube de Leitura Teatral
4 de Fevereiro de 2020
terça-feira, 18h30
60′ > entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite

APRESENTAÇÃO DE LIVRO | CONVERSA
O Garoto Regulus: Freireando a vida
de Paulo Rafael (São Paulo, Brasil)
conversa com o autor mediada por Wagner Merije
11 de Fevereiro de 2020
terça-feira, 18h30
Bar/Livraria do TCSB
entrada gratuita

TEATRO
O Relatório da Coisa
uma criação de Carolina Santos
a partir do texto de Clarice Lispector
Mákina de Cena / MdC Teatro
14 e 15 de Fevereiro de 2020
sexta e sábado, 21h30
M/12 > 45′
preço: 10 € (estudantes, jovens, M/65, profissionais e amadores de teatro: 6 €)

Informações, reservas e inscrições:

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Leave a Reply