A CRISE DO COVID 19 E A INCAPACIDADE DAS SOCIEDADES NEOLIBERAIS EM LHE DAREM RESPOSTA – II – VÍRUS? O COVID 19 PÔS A NU O LIBERALISMO E EM BREVE HAVERÁ A ASSINATURA DO MECANISMO EUROPEU DE ESTABILIDADE (MEE), por DIEGO FUSARO

 

Virus? Ha messo a nudo il liberismo e fra poco ci sarà la firma del Mes, de Diego Fusaro

Affaritaliani, 9 de Março de 2020

Selecção e tradução de Júlio Marques Mota

 

Relance sobre o pensamento de Diego Fusaro:

Bastou  um vírus  para mostrar a falsidade do neoliberalismo, o método de governo que se fez passar como sendo um bem para todos nós.

 

Parafraseando Hölderlin, onde cresce o perigo, cresce também a miséria do neoliberalismo. Disseram-nos  que as fronteiras tinham de ser demolidas. Que o privado era melhor do que o público. Que a UE era  a nossa salvação. Que o Estado era mau. Que os hospitais tinham de ser fechados por razões económicas. Um vírus foi suficiente para deitar abaixo todas estas mentiras que nos andaram a impingir durante décadas. Bastou apenas  um vírus para mostrar a falsidade do neoliberalismo, o método de governo que nos fizeram passar como sendo o ótimo para todos nós quando na realidade era apenas um vil encobrimento dos interesses de classe dos seus promotores . A história é magistra vitae, disse Cícero.

Se isto é verdade, isto ensina-nos – se só soubermos ouvi-lo – que nas epidemias, são especialmente as classes mais fracas, que são  arruinadas. Os casos à  Don Rodrigo são raros,  sabemo-lo. . E nas pandemias, o cinismo e a crueldade crescem. Nestas alturas mostra-se  que  a humanidade é como um tronco tortuoso.  Entretanto, é tão claro como o dia. É a obra-prima do neoliberalismo. Se se  tem 70 anos de idade, está ainda  muito jovem para se aposentar, mas  já tem idade suficiente para morrer sem tratamento. De “fronteiras sempre abertas” a medidas da Lei Marcial. Tudo  isso num  intervalo de algumas horas. Uma inversão dialética digna da “Fenomenologia do Espírito” e a passagem da virtude ao terror.

Entretanto, Ansa  informa, sem que praticamente ninguém perceba ou lhe dê a importância devida: parece que a data de 16 de março de 2020, acidentalmente no meio da emergência do Coronavírus, foi escolhida para a aprovação  do  novo MEE. O terrível Mecanismo Europeu de Estabilidade, mais um dispositivo para aniquilar a soberania do Estado-nação. Sim, o novo MEE, o dispositivo mortal que não tinha ainda sido aprovado e para o qual, segundo os monopolistas no discurso, poderíamos ter podido dormir tranquilos. É um facto. O Coronavírus já está a ser utilizado  como um método de governo  neoliberal.

 

Diego Fusaro (Torino 1983) insegna storia della filosofia presso lo IASSP di Milano (Istituto Alti Studi Strategici e Politici) ed è fondatore dell’associazione Interesse Nazionale (www.interessenazionale.net). Tra i suoi libri più fortunati, “Bentornato Marx!” (Bompiani 2009), “Il futuro è nostro” (Bompiani 2009), “Pensare altrimenti” (Einaudi 2017).

Leave a Reply