BRASIL – INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS – “AS BRIGAS PALACIANAS SÃO APENAS PELA FORMA, NÃO PELO CONTEÚDO”. ENTREVISTA ESPECIAL COM SUZELEY KALIL MATHIAS, por PATRICIA FACHIN

               Commons Wikipedia

 

 

“As brigas palacianas são apenas pela forma, não pelo conteúdo”. Entrevista especial com Suzeley Kalil Mathias, por Patrícia Fachin

Instituto Humanitas Unisinos, 15 de Abril de 2020

Selecção de Camilo Joseph

A postura do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise gerada pela pandemia de Covid-19 tem sido “inepta e irresponsável”, e, apesar de algumas declarações sugerirem que os militares do primeiro escalão do governo estão orientando o presidente a adotar um discurso moderado ou contribuíram para a manutenção do ministro Luiz Henrique Mandetta à frente do Ministério da Saúde, todos os “sinais” emitidos pelos militares são “de apoio ao presidente”, diz a cientista social Suzeley Kalil Mathias à IHU On-Line. “Embora haja falas que indicam que o grupo de militares do governo está no comando – o que é verdade e também por isso –, as Forças Armadas – FFAA vão continuar sustentando o sujeito na cadeira, pois entendem que se não o fizerem o comprometimento da instituição será muito maior”, resume. Segundo ela, se perguntados sobre a sua posição em relação ao presidente, os militares “repetirão a resposta de Villas Bôas: ele não perdeu apoio militar e estes não o tutelam”. No entanto, pontua, “a própria visita ao ex-comandante do Exército mostra que o catatau sentado na presidência sente a insegurança nas suas ações”.

Na avaliação da pesquisadora, “importa aos militares serem reconhecidos como a voz racional do governo” e a celeuma da semana passada em torno da demissão ou permanência do ministro Mandetta no Ministério da Saúde é um indicativo disso, especialmente a partir da divulgação da notícia de que o ministro da Casa Civil, Braga Netto, convenceu o presidente Bolsonaro a não demitir o ministro da Saúde. “O veículo que divulgou tal ‘notícia’ foi justamente o ‘Defesa Net’, um portal de direita que quer ser porta-voz das FFAA (sublinhe-se: ‘quer ser’), o que indica que é divulgado aquilo que querem que seja veiculado. É um portal que não veicula informações, mas especulações”, afirma.

Na entrevista a seguir, concedida por e-mail, Suzeley analisa a crise atual à luz da atuação dos militares no Brasil e também comenta a atuação do Congresso e dos governadores no enfrentamento da pandemia. “Existe a percepção que um golpista como o Mourão ou direitistas como Maia (ele é do DEM!!!) e Doria, cujo lema de campanha no segundo turno era bolsodorista, são democráticos quando tudo o que fizeram foi seguir menos do que exigem os protocolos internacionais de combate à pandemia atual. Como diz Chico Teixeira: ‘o partido dirigente no Brasil hoje é o DEM. É ele de fato que governa para o mercado, enquanto Bolsonaro joga pra galera’”.

 

                                                             Suzeley Mathias (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Suzeley Kalil Mathias é graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo – USP e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Leciona na Universidade Estadual Paulista – Unesp, atuando nos cursos de Relações Internacionais e no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação ‘San Tiago Dantas’, do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais. É membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional – Gedes.

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Como avalia a postura do presidente Bolsonaro na gestão da crise atual gerada pela pandemia de Covid-19?

Suzeley Kalil Mathias – Como inepta e irresponsável. Este sujeito não tem condição de dirigir nem automóvel, quanto mais um país. No entanto, acredito que ele continuará sentando na cadeira e fazendo suas estripulias, enquanto os generais continuarão protegendo o capitão.

O projeto do (des)presidente é o caos: caos como método e caos como objetivo. Ele joga o ‘quanto pior, melhor’ para, quem sabe, gerar tanto caos que a saída seja repressão e fechamento ainda maior do regime.

IHU On-Line – Na semana passada, o presidente fez um pronunciamento mais ponderado, mas no dia seguinte já compartilhou vídeos falsos nas redes sociais e voltou a defender o isolamento vertical e a reabertura do comércio. O que essa postura revela sobre o presidente e seu modo de governar?

Suzeley Kalil Mathias – Todas as atitudes dele revelam seu completo despreparo para assumir o cargo que o ‘mercado’, especialmente os financistas, lhe entregaram – não estou dizendo que seja esta a única base de apoio que o elegeu. Sua atitude envergonha-nos, brasileiros, diuturnamente. Em situação de normalidade institucional, o que não existe desde 2016, ele já seria incapaz de governar um país, quem dirá em situação de emergência e esgarçamento institucional. Somos uma jangada completamente à deriva. Pior: temos um genocida na presidência! Ou, como circula na internet, “no Brasil temos dois inimigos: o vírus e o verme”.

IHU On-Line – Como os militares têm se posicionado nesta crise tanto em relação à postura do presidente quanto em relação ao enfrentamento da pandemia? Há mais consensos ou discordâncias entre eles acerca de como gerir a crise?

Suzeley Kalil Mathias – Creio que aqui é importante fazer uma diferença entre grupos de militares no interior das Forças Armadas – FFAA. Em primeiro lugar, importa notar que todos os sinais são de apoio ao presidente. Isto é, embora haja falas que indicam que o grupo de militares do governo está no comando – o que é verdade e também por isso –, as FFAA vão continuar sustentando o sujeito na cadeira, pois entendem que se não o fizerem, o comprometimento da instituição será muito maior. Segundo, há militares mais preocupados com a instituição, como mostra o pronunciamento (24 de março) do general [Edson Leal] Pujol, comandante do Exército, pois sabem que terão que assumir, em um momento ou outro, a função que cabe às FFAA em situações de calamidade e precisam se preparar para tal, daí o discurso destoar do presidente.

 

Continue a ler clicando em:

http://www.ihu.unisinos.br/598032-as-brigas-palacianas-sao-apenas-pela-forma-nao-pelo-conteudo-entrevista-especial-com-suzeley-kalil-mathias

Leave a Reply