MPPM – NAKBA – A CATÁSTROFE – FAZ HOJE 72 ANOS – 72 ANOS DE LIMPEZA ÉTNICA – 72 ANOS DE RESISTÊNCIA

Maria do Céu Guerra, presidente do MPPM, ao assinalar os 72 anos da Nakba palestina de 1948, alerta para o perigo de uma nova Nakba se se concretizarem os planos anexionistas de Israel. Mas o poema «Aqui ficaremos», de Tawfiq Zayyad, que diz neste vídeo, reflecte a determinação do povo palestino em continuar a lutar denodadamente pelos seus direitos.

O povo palestino assinala hoje, 15 de Maio, o 72º aniversário dos acontecimentos que ficaram conhecidos como “Nakba” – a catástrofe – e que rodearam a criação do Estado de Israel em 1948.

Na impossibilidade de nos reunirmos num acto público, como tem sido uso, a presidente do MPPM, actriz e encenadora Maria do Céu Guerra, gravou esta mensagem, em que a evocação do passado nos alerta para os perigos que ameaçam o futuro da Palestina.

Maria do Céu Guerra empresta também a sua voz para dar vida ao poema «Aqui ficaremos», de Tawfiq Zayyad, um manifesto de resistência do povo palestino.  

Se quiser saber mais sobre a Nakba, sugerimos um filme:

The Land Speaks Arabic (Maryse Gargour,2007, 61’) – Relata a progressiva ocupação do território da Palestina pelos judeus, com a consequente expulsão dos seus habitantes milenares. O filme dá voz a um dos principais historiadores palestinos da actualidade, Nur Masalha, que explica a história do seu país antes da criação do Estado de Israel.

e alguns livros:

– Ilan Pappe, The Ethnic Cleansing of Palestine, Oxford, Oneworld Publications Limited, 2006
– Ilan Pappe, História da Palestina Moderna. Uma Terra, Dois Povos, Lisboa, Editorial Caminho, 2007 (2004)
– Nur Masalha, The Palestine Nakba. Decolonising History, Narrating the Subaltern, Reclaiming Memory, London & New York, 2012.
– Rashid Khalidi, The Hundred Years’ War on Palestine. A History of Settler Colonial Conquest and Resistance, London, Profile Books, 2020
– Elias Khoury, A Porta do Sol, Lisboa, Quetzal Editores, 2012 (1998)
– Susan Abulhawa, Madrugadas em Jenin, Lisboa, QUIDNOVI, 2009 (2006)
– Mahmoud Darwich, Na Presença da Ausência, Porto, Flâneur, 2018

About joaompmachado

Nome completo: João Manuel Pacheco Machado

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: