FRATERNIZAR – Em tempos de Covid-19 – QUE PANDEMIA MAIS TEMER E DESARMAR? – por MÁRIO DE OLIVEIRA

 

https://youtu.be/p3gEmIpNWMI

 

A pergunta, Que pandemia mais temer e desarmar?, só pode nascer do Sopro da Sabedoria. Porque tudo o que o sopro do Poder produz traz inevitavelmente as marcas da Besta que ele é. A Besta dos milénios anteriores e a deste terceiro milénio dos supercomputadores e dos robots, que, a dada altura, nem os seus criadores conseguirão mais controlar e fazer parar. Perante tamanho Horror e tamanhos gritos das incontáveis vítimas que o sopro do Poder compulsivamente produz, torna-se quase impossível enxergarmos hoje o caminho ‘porta estreita’, vivido e anunciado ao povo judeu e, nele, a todos os povos das nações, por Jesus histórico. O único que, actualizado para este milénio, nos conduz à vida de qualidade e abundância para todos – seres humanos, povos, animais e a própria Terra organismo vivo.

Cada dia que chega diz-nos que a pandemia que mais havemos de temer e desarmar não é a que todos os Estados das nações do mundo falam com o apoio dos virologistas e cientistas prostituídos ao seu serviço. E se os Estados continuam aí de pedra-e-cal e até cada vez mais reforçados, é porque cada geração que vem a este mundo tem um limitadíssimo número de anos politicamente activos. Ainda assim, nenhuma, nenhum de nós, seres humanos e povos, nascemos e vimos ao mundo para vivermos, morrermos reféns da pandemia que mais havemos de temer e desarmar. E que mais não é – vejam só! – a estrutural pandemia produzida pelo sopro da ideologia-teologia do Poder e dos seus livros sagrados, suas religiões e igrejas!

Muito pelo contrário, como Jesus Nazaré, também nós nascemos e vimos ao mundo para a enfrentarmos e desarmarmos com as nossas práticas económicas, sociais e políticas alternativas, nascidas do sopro da Sabedoria. Mesmo que, nos primeiros anos de crescimento, sejamos obrigados a frequentar as escolas do Poder, suas religiões e igrejas, sempre havemos de o fazer ao modo de infiltrados. E quando, finalmente, chegar a hora de conduzirmos os nossos próprios destinos, surpreenderemos tudo e todos, porque o fazemos de acordo com o fecundo Sopro da Sabedoria, que é o da nossa Consciência de nascidos de mulher, e não de acordo com as doutrinas que os Estados, suas escolas, religiões e igrejas nos ensinaram como boas, quando são estruturalmente más.

Sei por experiência pessoal que, ao agirmos assim, espera-nos um viver histórico bem difícil. O que constituirá para nós um estímulo mais a criarmos um estilo de vida outro, tipo aves do céu e lírios do campo. Em contínua comunhão com a Natureza e com as outras, os outros-como-nós que também utilizam os conhecimentos que os Estados, suas Escolas, religiões e igrejas lhes injectam de fora dentro, não para os servirem, sim para os desarmarem e porem a nu.

Ao fazermos nossa esta via ‘porta estreita’ de Jesus histórico, somos no mundo da Besta, incómodos sinais de contradição. Perseguidos, ostracizados e odiados por ela, seus agentes de turno e até por nossos próprios familiares, vizinhos e conhecidos, que insistem em ser “rebanho” do nascer ao morrer. Mas fecundamente amados pela família outra, constituída por quantas, quantos como nós optam também pela via ‘porta estreita’. Sempre a vermos o Invisível e a escutarmos o Essencial. Nos antípodas do Mercado, inclusive, da sua pseudo-cultura que mais não é do que uma das muitas faces da pandemia que mais havemos de temer e desarmar. Porque alimentados pela Cultura outra que, quais parteiras, ajudamos a sair de dentro para fora de nós e dos demais.

Deste modo, o nosso quotidiano é um surpreendente quotidiano de Paz desarmada. Que os da Besta-Poder não têm nem conhecem. É também um surpreendente quotidiano de alegria, que nada, ninguém nos pode tirar. E vivido com tanto humor e amor, que até das máscaras que a Besta-Poder nos obriga a usar, fazemos uma arma mais para a desarmarmos e pormos a nu perante os povos das nações!

P.S.

Se quiserem aprofundar esta via ‘porta estreita’, nada melhor do que adquirirem-mastigarem o meu Livro, ‘Da Ciência à Sabedoria. Em tempos de pandemia Covid-19’, acabado de editar pela Seda Publicações (160 pgs. 14,00€ + 2,00€ de portes de Ctt).

www.jornalfraternizar.pt

 

TÍTULOS DOS TEXTOS DAS OUTRAS PASTAS:

 

1 Poema de cada vez

O PODER DE CIRCE

Louise Glück

(Nobel da Literatura 2020)

Destaque

Raúl Zibechi

RETORNAR A SUN TZU

Documentos + extensos

Artigo de José Centeno

TERESA DE JESUS E O DINHEIRO

Entrevistas

Com Pier Luigi Maria Dell’Osso

ESCÂNDALOS FINANCEIROS NO VATICANO:

DEPOIS DE 40 ANOS, O ROTEIRO É O MESMO

Outros TEXTOS de interesse

Milena Gabanelli

OS RICOS DO MUNDO MAIS RICOS COM A COVID

TEXTOS de A. Pedro Ribeiro

O ESTADO POLICIAL

TEXTOS Frei Betto, Teólogo

O FUTURO SERÁ MELHOR?

TEXTOS de L. Boff, Teólogo

A DIMENSÃO POLÍTICA DA FÉ HOJE

 

 

 

Leave a Reply