Crise Financeira no Horizonte. Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise: 2. Os mercados financeiros e os seus operadores – 2.1. Perito em investimentos explica a batalha Reddit vs. Wall Street sobre as ações GameStop. Por Vania Castillo e David Cross

Logo tipo de WallStreetBets, um sítio subreddit, área de interesse criada pelos utilizadores onde são organizadas discussões na Reddit, um site de agregação de notícias sociais, classificação de conteúdos web e de discussão.

Seleção e tradução de Júlio Marques Mota

Parte I – Rebentam as primeiras bombas que sinalizam a vinda da próxima crise

2. Os mercados financeiros e os seus operadores

2.1. Perito em investimentos explica a batalha Reddit vs. Wall Street sobre as ações GameStop

 

Por Vania Castillo e David Cross

Publicado por  em 29/01/2021 (original aqui)

 

Vania Castillo conversa com um especialista em investimentos que ajuda a explicar a batalha em curso na bolsa de valores entre pequenos investidores organizados em Reddit e Wall Street. (KFOX14)

https://www.facebook.com/167112477233124/videos/2971143663115054

 

EL PASO, Texas (KFOX14) – GameStop, que fechou quase 800 das suas instalações em menos de dois anos, tornou-se o centro das atenções à medida que os pequenos investidores lançam o mercado bolsista no caos.

As ações da GameStop chegaram a atingir os $480 na quinta-feira [28 de janeiro], contra apenas $18 há algumas semanas atrás.

“Quando se olha para a lógica disto”, disse Ruben Guerra, um conselheiro de investimento. “Não há lógica”.

Os pequenos investidores que comunicam em quadros de mensagens como a Reddit e que utilizam aplicações de livre negociação em bolsa estão a visar as ações de empresas em dificuldades, numa jogada que está a fazer cair os investidores de Wall Street que confiam em “operações a descoberto” para obterem lucro.

Vania Castillo diz-nos como é que um especialista em investimentos explica a batalha Reddit vs. Wall Street sobre o título GameStop.

Uma “posição curta” ou posição a descoberto é quando os investidores apostam na possibilidade de descida do valor das ações de uma empresa. O investidor pede uma ação emprestada dessa empresa e vende-a. [N.T. Vende o que não é dele, vende o que não tem]. Idealmente, quando o preço das ações cai, ele comprá-la-á então a um preço mais baixo do que aquele a que a vendeu, entregando-a depois a quem lha emprestou. O valor recebido pela venda permite-lhe pagar a ação que pediu emprestada e ganhar a diferença entre o preço de venda e o de compra.

Estas tentativas ditas também de “posições a descoberto” foram frustradas quando o fórum Reddit r/WallStreetBets viu que os investidores de Wall Street estavam a fazer com que o preço da ação GameStop descesse, e encorajaram as pessoas a comprar e a deter ações da empresa, fazendo subir os preços.

Mas os investidores que pediram emprestado e venderam essas ações inicialmente ainda precisam de as pagar, para as devolver ao seu detentor inicial mas agora a terem de pagar a um preço muito mais alto do que o preço a que inicialmente venderam as ações.

Os peões passam por uma loja GameStop na Rua 14 na Union Square, quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021, no bairro de Manhattan, em Nova Iorque. Robinhood e outras plataformas de negociação em bolsa online estão a mover-se para restringir o comércio no GameStop e outras ações que subiram recentemente devido à compra intensa feita por pequenos investidores. As acções GameStop dispararam de menos de $20 para mais de $400 este mês, enquanto um exército voluntário de investidores nas redes sociais desafiou as grandes instituições que apostaram no mercado que as ações iriam cair. (AP Photo/John Minchillo)

 

“Temos a capacidade, se o fizermos em massa, de fazer os chamados profissionais baterem a bota”, disse Guerra. “Fizeram-no ontem e, no fundo, estavam a deitar a língua de fora aos investidores profissionais, dizendo: ‘Vejam o que fizemos'”.

Com os preços das ações a disparar, os investidores de Wall Street serão forçados a pagar um preço elevado para cobrir as suas tentativas de “fazer descer os preços “.

Mas Guerra advertiu contra a adesão e o investimento no GameStop, procurando tirar partido da subida dos preços das ações.

“Não demorará muito para os profissionais descobrirem o que se está a passar”, disse Guerra. “Coloco a questão da seguinte forma: são jogos que eles jogam ao longo do dia todos os dias. E assim os que têm mais hipóteses de se magoarem são os não-profissionais”.

Perguntámos se era legal que este grupo de pequenos investidores utilizasse quadros de mensagens como a Reddit para enfrentar Wall Street desta forma.

Sim, está a ser feito num fórum público onde todos podem ver, de acordo com Guerra.

Guerra disse que há pessoas que fazem isto a toda a hora, mas não a este nível.

_______________

Os autores

Vania Castillo é licenciada em Jornalismo Multimédia e Produção de Meios Digitais pela Universidade do Texas (El Paso). Repórter na KFOX14 desde novembro de 2020, anteriormente editora de vídeo KFOX14/CBS4 (2019/2020), freelancer para a Associated Press (2018/19), e membro da VICE (2019), repórter e editora na KTSM-TV (2017/18).

 David Cross é licenciado em Comunicação-Medias Eletrónicos pela Universidade de Waynesburg (Pensilvania). Produtor de conteúdos digitais na KFOX/KDBC em El Paso (Texas) (desde dezembro 2018), pertencente ao grupo Sinclair Broadcast (desde maio 2017).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply