MPPM – NOTÍCIAS DA PALESTINA – ABRIL- JUNHO de 2021

 

Agir

 

Setúbal marcou encontro com a Paz
Com o apoio da Câmara Municipal, Setúbal acolheu, no Fórum Municipal Luísa Todi,  o II Encontro pela Paz promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação em conjunto com outras 11 organizações, entre as quais o MPPM. Depois do Encontro, um Desfile pela Paz percorreu as ruas de Setúbal, com início no Fórum Municipal Luísa Todi e término junto ao Monumento à Resistência Antifascista, à Liberdade e à Democracia, onde foi lido o «Apelo à defesa da paz».
https://www.mppm-palestina.org/content/setubal-marcou-encontro-com-paz
[06.06.2021]

Jovens solidários com a Palestina em Lisboa
A Plataforma para a Paz e o Desarmamento, de que o MPPM faz parte, promoveu uma iniciativa de esclarecimento e solidariedade com a Palestina no espaço da Fundação José Saramago, em Lisboa, que foi seguida com muito interesse por uma assistência jovem.
https://www.mppm-palestina.org/content/jovens-solidarios-com-palestina-em-lisboa
[01.06.2021]

Nakba 73 Anos: Encontro-Debate em Lisboa
No dia 18 de Maio, o MPPM promoveu a realização, na Casa do Alentejo, em Lisboa, de um Encontro-Debate para assinalar os 73 anos da Nakba. Contra as distorções e falsidades do discurso mediático, lançámos o debate sobre a questão palestina, 73 anos depois da Nakba. A sessão contou com intervenções do deputado Bruno Dias, Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina, de Dima Mohammed, palestina, investigadora e professora universitária, e de Carlos Almeida, historiador e Vice-presidente do MPPM.
https://www.mppm-palestina.org/content/nakba-73-anos-encontro-debate-em-lisboa
[18.05.2021]

Muitas centenas solidarizaram-se com a Palestina em Lisboa e no Porto
O Martim Moniz, em Lisboa, e a Praça da Palestina, no Porto, encheram-se numa das maiores manifestações de solidariedade com a Palestina registadas nestas cidades, em resposta ao apelo da CGTP-IN, do CPPC e do MPPM.
https://www.mppm-palestina.org/content/muitas-centenas-solidarizaram-se-com-palestina-em-lisboa-e-no-porto
[17.05.2021]

Palestina e Médio Oriente presentes no 1º de Maio em Lisboa
O MPPM integrou o desfile organizado pela CGTP-IN/USL, em Lisboa, associando-se assim às celebrações do Dia do Trabalhador. Entre o Campo Pequeno e a Alameda, reclamámos uma Palestina Livre e Independente e Paz para o Médio Oriente. Na Alameda, a Palestina e Médio Oriente estiveram presentes na intervenção da Secretária-Geral da CGTP-IN.
https://www.mppm-palestina.org/content/palestina-e-medio-oriente-presentes-no-1o-de-maio-em-lisboa
[01.05.2021]

A Palestina esteve na Avenida com o MPPM
O MPPM integrou o desfile promovido pela Comissão Promotora das Comemorações Populares do 25 de Abril que hoje percorreu a Avenida da Liberdade, em Lisboa. Após um ano de interregno, a Avenida voltou a ser palco das celebrações do 25 de Abril, ainda que numa dimensão mais contida, devido às restrições impostas pelas medidas sanitárias em vigor. O MPPM trouxe para a rua a causa do povo palestino, uma dívida de gratidão que Portugal tem por cumprir.
https://www.mppm-palestina.org/content/palestina-esteve-na-avenida-com-o-mppm
[25.04.2021]

Solidariedade com os Presos Palestinos no Museu do Aljube
Assinalando o Dia dos Presos Palestinos, o MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – e a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses – , com o apoio do Museu do Aljube, promoveram, na terça-feira, 20 de Abril, uma sessão de solidariedade com os presos e detidos administrativos palestinos nas prisões de Israel.
https://www.mppm-palestina.org/content/solidariedade-com-os-presos-palestinos-no-museu-do-aljube
[21.04.2021]

Solidariedade com a Palestina em Coimbra
Numa iniciativa da Plataforma pela Paz e o Desarmamento, em que o MPPM se insere, realizou-se em Coimbra, na quinta-feira, 8 de Abril, uma sessão dedicada à Palestina e integrada nas celebrações do Dia da Juventude.
https://www.mppm-palestina.org/content/solidariedade-com-palestina-em-coimbra
[11.04.2021]

 

Intervenção

 

MPPM insta o Sport Lisboa e Benfica a cessar ligação ao futebol de Israel
O Benfica vai organizar um estágio para jovens futebolistas em Telavive sem considerar o comprometimento das estruturas do futebol de Israel com a política criminosa de colonização, apartheid e limpeza étnica praticada pelo Estado de Israel sobre a população palestina dos territórios ocupados.
https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-insta-o-sport-lisboa-e-benfica-cessar-ligacao-ao-futebol-de-israel-0
[20.06.2021]

MPPM denuncia contrato da Carris com empresa beneficiária da ocupação da Palestina por Israel
A CAF, empresa contratada pela Carris para fornecimento dos novos eléctricos articulados, gere o metro ligeiro de Jerusalém que faz a ligação aos colonatos ilegais em Jerusalém Oriental ocupada, deste modo tirando benefício económico da ocupação.
https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-denuncia-contrato-da-carris-com-empresa-beneficiaria-da-ocupacao-da-palestina-por-0
[03.06.2021]

MPPM saúda cessar-fogo em Gaza e vitória do povo palestino
O MPPM saúda o cessar-fogo em Gaza, vitória da resistência heróica de todo o povo palestino, mas alerta que ele não põe fim à questão de fundo: a ocupação israelita e a negação de um Estado independente ao povo palestino. O MPPM saúda as manifestações de solidariedade com o povo palestino, lamenta a parcialidade comprometida do governo português e considera indispensável uma mudança radical, no plano internacional, face a Israel e ao povo palestino.
https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-sauda-cessar-fogo-em-gaza-e-vitoria-do-povo-palestino
[23.05.2021]

Fim ao massacre do povo da Palestina! A Palestina vencerá!
Hoje é o aniversário da Nakba, a limpeza étnica que acompanhou, em 1948, a criação do Estado de Israel. Uma limpeza étnica que prossegue até aos nossos dias: nas expulsões de Sheik Jarrah, nos bombardeamentos a Gaza, nos massacres de manifestantes indefesos, na ocupação colonial da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental, nas leis que «legitimam» o apartheid e o racismo.
https://www.mppm-palestina.org/content/fim-ao-massacre-do-povo-da-palestina-palestina-vencera
[15.05.2021]

Basta! Diga não às políticas da UE e à cooperação com Israel!
A reacção da Europa à situação do povo palestino é a mesma reacção cínica que oferece aos migrantes e refugiados: considera os oprimidos como os inimigos, os criminosos. Tanto os palestinos como os migrantes são vistos como uma ameaça, e espera-se que desapareçam em silêncio, para não desafiar o sistema que exige a sua opressão.
https://www.mppm-palestina.org/content/basta-diga-nao-politicas-da-ue-e-cooperacao-com-israel
[15.05.2021]

MPPM condena veementemente a violência sionista em Jerusalém
O MPPM condena energicamente a violência do exército, da polícia e dos colonos israelitas sobre palestinos em Jerusalém e atribui toda a responsabilidade pela explosão de violência à ocupação por Israel e aos seus apoiantes. O MPPM denuncia a hipocrisia de governos e organizações que alardeiam o seu apoio ao direito do povo palestino à sua autodeterminação mas nunca ultrapassam a retórica das boas intenções e que assistem impassíveis às sistemáticas violações dos direitos dos palestinos por Israel.
https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-condena-veementemente-violencia-sionista-em-jerusalem
[10.05.2021]

É tempo de a Palestina ter Abril!
É tempo de Portugal pagar a sua dívida de gratidão pelo apoio que a solidariedade internacional deu à sua luta libertadora, apoiando os palestinos e outros povos sujeitos ao jugo colonial e que ainda não conquistaram a sua liberdade.
https://www.mppm-palestina.org/content/e-tempo-de-palestina-ter-abril
[25.04.2021]

Análise

 

«A FPF entre os últimos no campeonato da dignidade», por Carlos Almeida
A propósito do jogo particular com a selecção de Israel, Carlos Almeida diz que «de nada valem as campanhas contra o racismo, o discurso de ódio e a violência no desporto, se a Federação Portuguesa de Futebol continuar a normalizar quem, como Israel, faz da discriminação e da segregação lei e fundamento político da organização do Estado» e lança um desafio: «Em nome dos valores fundadores da Declaração Universal dos Direitos Humanos, exige-se que o mesmo sobressalto ético que levou a comunidade desportiva em todo o mundo a suspender a África do Sul durante o regime do apartheid, conduza, hoje também, ao isolamento internacional do Estado de Israel e das suas estruturas desportivas.»
https://www.mppm-palestina.org/content/fpf-entre-os-ultimos-no-campeonato-da-dignidade-por-carlos-almeida
[09.06.2021]

«Dez anos passados, a Síria está quase destruída. De quem é a culpa?», por M. K. Bhadrakumar
Neste artigo  – essencial para compreender a situação actual na Síria – M. K. Bhadrakumar, que foi Embaixador da Índia durante três décadas e agora publica um blog sobre política internacional, desacredita a tese das potências ocidentais de que o responsável pela catástrofe no país é Bashar al-Assad, provando que a Síria tem sido alvo de manobras de desestabilização pela CIA desde que foi criada em 1947. Isto inclui, nomeadamente, o financiamento de jihadistas para combater as forças governamentais.
https://www.mppm-palestina.org/content/dez-anos-passados-siria-esta-quase-destruida-de-quem-e-culpa-por-m-k-bhadrakumar
[05.04.2021]

 

Notícias

 

Ciclo de Cinema da Palestina na Universidade Popular do Porto
A Universidade Popular do Porto, que tem uma actividade relevante na solidariedade com a causa do povo palestino, promove agora, por videoconferência e com participação presencial limitada, um ciclo de cinema da Palestina ou sobre a Palestina com curtas-metragens, um documentário e uma longa-metragem, em três sessões abertas, com comentários e debate.
https://www.mppm-palestina.org/content/ciclo-de-cinema-da-palestina-na-universidade-popular-do-porto
[30.06.2021]

Amnistia Internacional: A polícia israelita visou os palestinos com detenções discriminatórias, tortura e força ilegal
A Amnistia Internacional acusa a polícia israelita de violações contra palestinos em Israel e em Jerusalém Oriental ocupada, levando a cabo uma campanha repressiva discriminatória, incluindo detenções em massa, utilização ilegal da força contra manifestantes pacíficos e sujeição dos detidos a tortura e outros maus-tratos. Também é acusada de não conseguir ou não querer proteger os cidadãos palestinos de Israel de ataques premeditados por grupos de supremacistas judeus armados.
https://www.mppm-palestina.org/content/amnistia-internacional-policia-israelita-visou-os-palestinos-com-detencoes-discriminatorias
[27.06.2021]

Morte de activista palestino Nizar Banat durante detenção pelas forças de segurança da AP provoca onda de protestos
Nizar Banat, um activista palestino dissidente da Fatah e crítico do presidente Mahmoud Abbas, morreu na sequência da sua violenta detenção por forças de segurança da Autoridade Palestina. Organizações políticas e de direitos humanos palestinas condenam o acto e reclamam a punição dos responsáveis.
https://www.mppm-palestina.org/content/morte-de-activista-palestino-nizar-banat-durante-detencao-pelas-forcas-de-seguranca-da-ap
[26.06.2021]

Sheikh Jarrah: assédio e violência contra palestinos não pararam
Embora não sendo notícia, não cessaram os desmandos em Jerusalém Oriental. Violência de colonos e provocações de extremistas – sempre protegidos pela polícia israelita – demolições de habitações e uma justiça enviesada, têm um único objectivo final: tornar Jerusalém uma cidade integralmente judaica.
https://www.mppm-palestina.org/content/sheikh-jarrah-assedio-e-violencia-contra-palestinos-nao-pararam
[24.06.2021]

Freguesia de Vila Franca de Xira solidária com a Palestina
A Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira aprovou uma moção de solidariedade com o povo palestino que exige a libertação dos presos políticos palestinos das prisões israelitas, o fim do bloqueio na Faixa de Gaza, a concretização do direito do povo palestino a um estado independente e que o Governo Português condene de forma inequívoca os ataques perpetrados pelo Estado de Israel.
https://www.mppm-palestina.org/content/freguesia-de-vila-franca-de-xira-solidaria-com-palestina
[24.06.2021]

Extremistas israelitas marcharam através de Jerusalém gritando “morte aos árabes”
A extrema-direita de Israel assinalou a «reunificação de Jerusalém» com uma marcha provocatória incitando a o ódio com slogans racistas. A polícia israelita garantiu a segurança do desfile reprimindo com violências as manifestações pacíficas de protesto. Membros do governo de coligação manifestaram o seu desagrado.
https://www.mppm-palestina.org/content/extremistas-israelitas-marcharam-atraves-de-jerusalem-gritando-morte-aos-arabes
[16.06.2021]

Polícia israelita autoriza marcha provocatória de extremistas israelitas em Jerusalém
Judeus israelitas de extrema-direita vão organizar, na próxima terça-feira, uma «marcha das bandeiras» em Jerusalém que vai atravessar o bairro muçulmano e passar pelos pontos nevrálgicos da Porta de Damasco, Porta de Jaffa e Mesquita Al-Aqsa, numa clara manobra provocatória.
https://www.mppm-palestina.org/content/policia-israelita-autoriza-marcha-provocatoria-de-extremistas-israelitas-em-jerusalem
[13.06.2021]

Terceiro palestino morto pelo ocupante em Beita em menos de um mês
Numa sexta-feira igual a outras, os palestinos protestaram contra a proliferação dos colonatos e o exército israelita respondeu com a brutalidade costumada. Como todas as vítimas – um morto e dezenas de feridos, incluindo uma bebé de oito meses – são palestinas, o assunto não interessa aos meios de comunicação nem perturba a tranquilidade das chancelarias ocidentais.
https://www.mppm-palestina.org/content/terceiro-palestino-morto-pelo-ocupante-em-beita-em-menos-de-um-mes
[12.06.2021]

Israel encerra importante organização de saúde palestina. Amnistia alerta para consequências catastróficas.
Israel encerrou uma organização palestina de voluntários de saúde que serve mais de 400 000 utentes, em especial os mais pobres e marginalizados. Os HWC têm sido essenciais no combate à Covid 19. A Amnistia Internacional condena e antevê consequências catastróficas.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-encerra-importante-organizacao-de-saude-palestina-amnistia-alerta-para-consequencias
[11.06.2021]

Em Silwan, como em Sheikh Jarrah, Israel ameaça demolição de centenas de casas palestinas
No prosseguimento da sua política de judaização de Jerusalém, Israel pretende desalojar centenas de famílias palestinas de Al-Burstan, em Silwan, para expandir o parque arqueológico de Gar Hamelekh (O Jardim do Rei), alegando que ali se situava, há milhares de anos, o jardim dos reis israelitas.
https://www.mppm-palestina.org/content/em-silwan-como-em-sheikh-jarrah-israel-ameaca-demolicao-de-centenas-de-casas-palestinas
[10.06.2021]

Um milhão de palestinos detidos por Israel desde 1967
Desde que, em 1967, Israel ocupou a totalidade da palestina histórica, deteve um milhão de palestinos, incluindo mulheres e crianças. Além do abuso da infame detenção administrativa, há relatos comprovados de tortura, maus tratos e omissão de assistência.
https://www.mppm-palestina.org/content/um-milhao-de-palestinos-detidos-por-israel-desde-1967
[08.06.2021]

MPPM recebe Medalha Municipal de Mérito de Palmela
Em cerimónia hoje realizada no Teatro Municipal de São João, o Presidente da Câmara, Álvaro Amaro, e a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Teresa Vicente, entregaram ao Vice-Presidente do MPPM, Carlos Almeida, a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata – Solidariedade Internacional, na presença do Embaixador da Palestina, Nabil Abuznaid. Este gesto testemunha o compromisso do Município de Palmela com as causas da Paz e da Palestina.
https://www.mppm-palestina.org/content/mppm-recebe-medalha-municipal-de-merito-de-palmela
[01.06.2021]

A polícia israelita prendeu 1700 cidadãos palestinos de Israel em duas semanas
A polícia israelita prossegue activamente a sua campanha de repressão sobre os palestinos cidadãos de Israel que se manifestaram em solidariedade com os seus compatriotas de Gaza e de Jerusalém, com um zelo que não teve quando aqueles esperavam que protegesse as suas vidas e os seus bens dos ataques de judeus extremistas.
https://www.mppm-palestina.org/content/policia-israelita-prendeu-1700-cidadaos-palestinos-de-israel-em-duas-semanas
[31.05.2021]

Conselho de Direitos Humanos da ONU quer investigar crimes de guerra na agressão a Gaza
O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu criar uma comissão permanente para investigar crimes contra a humanidade relacionados com a agressão israelita a Gaza. A Alta-Comissária Michelle Bachelet foi muito crítica de Israel na mensagem com que abriu a sessão especial do CDH. A Europa dividiu-se ao votar resolução que estabelece a comissão permanente.
https://www.mppm-palestina.org/content/conselho-de-direitos-humanos-da-onu-quer-investigar-crimes-de-guerra-na-agressao-gaza
28.05.2021]

Israel expropria terras agrícolas palestinas para levar água a colonatos ilegais
Israel não só se apropria da água palestina como destrói terras agrícolas para a levar aos seus colonatos ilegais. Esta é uma guerra silenciosa, uma forma de violência sobre os palestinos que não capta as atenções dos meios de comunicação.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-expropria-terras-agricolas-palestinas-para-levar-agua-colonatos-ilegais
[25.05.2021]

Polícia israelita lança onda de detenções maciças de cidadãos palestinos de Israel
A polícia israelita está a desencadear uma vasta operação de «ajuste de contas» com os palestinos cidadãos de Israel que se manifestaram em solidariedade com os seus compatriotas de Gaza, de Jerusalém ou da Cisjordânia, mas não há notícia de punição dos bandos de judeus israelitas extremistas que durante semanas aterrorizaram os palestinos e vandalizaram as suas propriedades.
https://www.mppm-palestina.org/content/policia-israelita-lanca-onda-de-detencoes-macicas-de-cidadaos-palestinos-de-israel
[24.05.2021]

Celebrações do cessar-fogo para Gaza rechaçadas a tiro pela polícia israelita em Jerusalém
Enquanto por toda a Palestina se festeja o cessar-fogo em Gaza, Israel mantém as mesmas práticas: dispersa a tiro as celebrações dos palestinos no recinto da Mesquita Al-Aqsa e envolve num cerco militar o bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental
https://www.mppm-palestina.org/content/celebracoes-do-cessar-fogo-para-gaza-rechacadas-tiro-pela-policia-israelita-em-jerusalem
[21.05.2021]

Solidariedade com a Palestina amordaçada em França
Com a proibição de manifestações e a detenção de dirigentes associativos, a França pretende coarctar as iniciativas de solidariedade com o povo palestino vítima da agressão por Israel
https://www.mppm-palestina.org/content/solidariedade-com-palestina-amordacada-em-franca
[14.05.2021]

Destacados congressistas norte-americanos condenam Israel pelos despejos em Sheikh Jarrah
Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Alexandria Ocasio-Cortez, Cori Bush e outros/as destacados/as congressistas norte-americanos/as juntam-se ao movimento mundial de indignação pelas agressões de Israel contra residentes de Sheikh Jarrah tendo em vista desalojá-los e instalar ali colonos extremistas judeus
https://www.mppm-palestina.org/content/destacados-congressistas-norte-americanos-condenam-israel-pelos-despejos-em-sheikh-jarrah
[09.05.2021]

Mais de 200 palestinos feridos em ataques do exército e colonos em Jerusalém
Ataque das forças de segurança israelitas aos fiéis palestinos que celebravam o fim do Ramadão na Mesquita al-Aqsa e um assalto coordenado do exército e de colonos sionistas ao bairro Sheikh Jarrah causaram mais de duzentos feridos entre os palestinos culminando semanas de intranquilidade da Jerusalém Oriental ocupada
https://www.mppm-palestina.org/content/mais-de-200-palestinos-feridos-em-ataques-do-exercito-e-colonos-em-jerusalem
[08.05.2021]

Israel força limpeza étnica no bairro Sheikh Jarrah em Jerusalém Oriental
Para alojar colonos judeus, Israel está a expulsar de Jerusalém Oriental famílias palestinas  que ali residem há várias gerações. Muitas das famílias já são refugiadas de Jerusalém Ocidental e de outras partes da Palestina histórica que para ali vieram em 1948 para escapar ao terrorismo sionista. Estas acções ilegais de Israel são parte do plano de judaização de Jerusalém
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-forca-limpeza-etnica-no-bairro-sheikh-jarrah-em-jerusalem-oriental
[03.05.2021]

Israel comete crime de apartheid contra palestinos, acusa a Human Rights Watch
A organização internacional de direitos humanos Human Rights Watch acusa Israel de estar a cometer os crimes contra a humanidade de apartheid e perseguição, num relatório hoje divulgado. Há três meses a organização israelita B’Tselem fez idêntica acusação. Mas em 2017 António Guterres mandou retirar da página oficial da ONU um relatório de especialistas de direito internacional que demonstravam a prática do crime de apartheid por Israel.
https://www.mppm-palestina.org/content/israel-comete-crime-de-apartheid-contra-palestinos-acusa-human-rights-watch
[27.04.2021]

Curta-metragem palestina «The Present» ganha prémio BAFTA e concorre aos Óscares
O filme «The Present» (O Presente), da realizadora britânico-palestina Farah Nabulsi, ganhou o prémio 2021 da BAFTA (Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) para melhor curta-metragem e está nomeado para os Óscares 2021 na categoria de melhor curta-metragem de acção ao vivo.
https://www.mppm-palestina.org/content/curta-metragem-palestina-present-ganha-premio-bafta-e-concorre-aos-oscares
[14.04.2021]

Rabi agredido por colonos judeus por defender palestinos – e mais seis actos de violência de colonos
A bárbara agressão a um eminente rabi, que tentou defender agricultores palestinos, documentada no vídeo que mostramos, foi apenas um de sete actos de violência de colonos israelitas ocorridos nos últimos dois dias e que aqui referimos. A violência dos colonos é recorrente, como o é a cumplicidade das forças de segurança israelitas.
https://www.mppm-palestina.org/content/rabi-agredido-por-colonos-judeus-por-defender-palestinos-e-mais-seis-actos-de-violencia-de
[08.04.2021]

 

Saber Mais

 

Exposição: «Esta Bandeira da Esperança: Um Olhar Sobre a Questão Palestina»
A Questão Palestina não é um conflito israelo-palestino. É uma história de violência sobre o povo palestino, de violação dos seus direitos humanos, de ocupação do seu território, de apropriação dos seus recursos.
Mas é, também, a história da resistência heróica de um povo pela afirmação da sua identidade nacional, assente numa cultura milenar, e a história da luta pelo reconhecimento dos seus direitos naturais.
É um pouco dessa história que contamos nesta exposição para que sejamos cada vez mais os que, correspondendo ao apelo de Mahmoud Darwich, ajudam o povo palestino a carregar a sua bandeira de esperança.
Veja a exposição em formato e-book:

https://online.fliphtml5.com/chxui/qngl/

Vídeo: «A Cultura Palestina»
O Povo Palestino tem uma Cultura rica e viva e é digno da nossa admiração por ter conseguido manter, através de décadas de sofrimento, de perseguição e de exílio, a sua identidade própria – tantas vezes sonegada – e a sua fidelidade à terra-mãe – sistematicamente espoliada, destruída e ocupada.
É uma cultura militante e resistente baseada na força de viver dignamente o seu destino, pelo que encerra uma carga humanista e universal incontestável. Não obstante os trágicos condicionamentos a que estão sujeitos, os palestinos perfilam-se como dos mais cultos entre os povos árabes.
Conheça melhor a cultura palestina vendo este vídeo :

https://www.youtube.com/watch?v=eqgbM7DtQVg&t=19s

 


Contactos:

MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente

Rua Silva Carvalho, 184 – 1º Dtº
1250-258 Lisboa
Portugal

E-mail: mppm.palestina@gmail.com

NIPC 508267030

NIB: 0035 0202 00036300630 16

Leave a Reply