CIMEIRA DE GLASGOW – GRETA THUNBERG – APELO URGENTE

 

Queridos amigos e amigas,

A humanidade está falhando em deter a crise climática. A situação agora é mais do que urgente — o planeta grita por ajuda.

Neste momento, líderes mundiais estão se reunindo para realizar discussões históricas sobre o clima — mas promessas sem ações reais não são mais suficientes. Precisamos de líderes ousados e visionários que façam de uma vez por todas o que é necessário para nos tirar desse abismo.

Participarei das conversas ao lado de jovens lideranças inspiradoras como Vanessa Nakate e Dominika Lasota. Vamos nos encontrar pessoalmente com dezenas de representantes de vários governos — é a oportunidade perfeita para fazer um grande apelo para que ajam com urgência. Junte-se a nós agora mesmo: adicione seu nome com um clique e passe essa mensagem adiante.

 

Adicionar meu nome

Aos líderes mundiais,

“Traição”.

É assim que os jovens de todo o mundo descrevem o fracasso dos nossos governos em reduzir as emissões de carbono. E não é surpresa nenhuma.

Estamos catastroficamente longe da meta decisiva de limitar o aquecimento global a 1,5°C, e ainda assim governos de todo o mundo continuam a intensificar a crise, gastando bilhões de dólares em combustíveis fósseis.

Não é mais um cenário hipotético. A Terra está em situação de emergência. Milhões vão sofrer à medida que nosso planeta for devastado — um futuro aterrador que será consequência das escolhas que vocês fizerem, ou que poderá ser evitado por elas. Vocês têm o poder de decidir.

Como cidadãos do mundo, exigimos que encarem a emergência climática. Não no ano que vem. Não no mês que vem. Agora:

  • Mantenham a importante meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C, com reduções imediatas, drásticas e anuais das emissões de carbono, como o mundo nunca antes viu.
  • Encerrem imediatamente todos os investimentos em combustíveis fósseis, subsídios e novos projetos e impeçam novas operações de exploração e extração.
  • Parem com a contabilidade “criativa” de emissões de carbono, publicando o total de emissões, incluindo todos os índices de consumo, cadeias de abastecimento, transportes aéreos e marítimos internacionais e a queima de biomassa.
  • Entreguem os 100 bilhões de dólares prometidos aos países mais vulneráveis, com recursos adicionais para desastres climáticos.
  • Estabeleçam políticas climáticas que protejam os trabalhadores e os mais vulneráveis e reduzam todas as formas de desigualdade.

Nós ainda podemos fazer isso. Ainda há tempo para evitar as piores consequências se estivermos preparados para mudar. Será preciso uma liderança visionária e determinada. E será preciso muita coragem — mas saibam que, ao se posicionarem, bilhões de pessoas estarão com vocês.

Adicionar meu nome

 

Pode ser incrivelmente difícil manter viva a esperança diante da falta de ação. Mas minha esperança está nas pessoas — nos milhões de nós que estão se levantando para salvar o futuro. Ela está em nossas marchas, em nossa determinação obstinada em continuar lutando e em nossas vozes trêmulas quando falamos a verdade àqueles que detêm poder. Minha esperança é arraigada na ação e alimentada pelo amor à humanidade e por nosso lindo planeta. É o que me mantém absolutamente convencida de que podemos fazer isto. E devemos fazer isto. Juntos.

Com enorme esperança,

Greta, da Suécia, com Vanessa, de Uganda, Dominika, da Polônia, Mitzi, das Filipinas, jovens ativistas de todo o mundo e todo o time da Avaaz

Mais informações:

 

https://secure.avaaz.org/campaign/po/climate_action_now_loc/?cEVRsbb

 

Leave a Reply