ARGONAUTA JÚLIO MARQUES MOTA

Júlio Marques Mota, nasceu em 1943 na freguesia do Fratel, concelho de Vila Velha de Ródão, distrito de CasteloImagem1 Branco. Faz parte do corpo docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Por sua iniciativa foram traduzidos e publicados títulos significativos no meio editorial português dos últimos cinco anos, tais como, O Futuro do Sucesso: Viver e Trabalhar na Nova Economia, de Robert Reich (Lisboa, Terramar, 2004); A Democracia e o Mercado, de Jean Paul Fitoussi, (Lisboa, Terramar, 2005); As Deslocalizações de Empresas: Ainda Teremos Empregos Amanhã?, de Philippe Villemus, (Lisboa, Edições Asa, 2007),; Tornar Eficaz a Globalização, de Joseph Stiglitz, (Lisboa, Edições Asa, 2007). Algumas destas obras foram ou são utilizadas nas unidades curriculares a que esteve afecto. No nosso blogue, assegura diariamente a edição de textos sobre Economia, sobretudo de Economia Política.

Com Luís Peres Lopes e Margarida Antunes, organiza os Ciclos Integrados de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC desde 2005-2006. No âmbito destes Ciclos, organizaram-se também sessões de projecção e debate de documentários e filmes temáticos, com a presença de variadíssimos professores e investigadores, de várias áreas científicas e de vários institutos e universidades portuguesas e estrangeiras.

Em Maio de  2012 deu a sua “última aula” sob o tema “De Ricardo a Marx, de Marx a Ricardo, nos caminhos da globalização”.

É autor dos seguintes ensaios: Caderno de Exercícios Práticos de Finanças Internacionais, Coimbra, FEUC, 2004; Mercado Cambial e Integração FinanceiraMercado Cambial, Produtos Derivados e Globalização Financeira, Vol. 1, Coimbra, FEUC, edição revista 2004; Comércio Internacional, Crescimento Económico e Termos de Troca: A Análise Neoclássica,Coimbra: FEUC, 2007; Preços Relativos e Evolução das Remunerações Reais dos Factores, Coimbra, FEUC, 2007; Complementos de Ricardo e a Contribuição de Stuart Mill, Coimbra, FEUC, 2007.

Com colaboração de Luís Peres Lopes e Margarida Antunes, publicou: Crise do Sistema Monetário Internacional e a Criação de um Sistema Monetário Regionalizado: O Caso Europeu, FEUC, Coimbra, 2006;

Em co-autoria com Luís Peres Lopes e Margarida Antunes publicou A Crise da Economia Global: Alguns Elementos de Análise, Lisboa, LIVRE, 2009. Também em co-autoria com Luís Peres Lopes e Margarida Antunes publicou os seguintes artigos: “A Economia Global e a Crise da Dívida Soberana na União Europeia: A Situação de Portugal e Espanha”, Indicadores Econômicos FEE, vol. 38, nº 2, 2010; “Vom Stabilitäts- und Wachstumspakt zu den Finanzmärkten : der Fall Portugals und Spaniens” (“Do Pacto de Estabilidade e Crescimento aos Mercados Financeiros: Os Casos de Portugal e Espanha”), Kurswechsel, vol. 3, 2010, pp. 101-108; “História de um Ciclo de Cinema, de uma Visão do Ensino Superior”, Rua Larga, Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra, n.º 28, Abril, 2010, pp. 51-55. Em co-coordenação com Luís Peres Lopes e Margarida Antunes publicou o seguinte livro, Financeirização da Economia: A Última Fase do Neoliberalismo, Lisboa, LIVRE, 2010; publicou igualmente com os autores citados “The Portuguese economy at the crossroads of the euro and globalization”, In: Hansjörg Herr, Torsten Niechoj, Claus Thomasberger, Achim Truger e Till van Treeck (eds.), From crisis to growth? The challenge of debt and imbalances, Marburg, Metropolis Verlag, pp. 463-483, 2012 e com os mesmos participou num colóquio em Berlim onde proferiram uma conferência sob o tema “Portuguese economic growth at the crossroads of the euro and globalization”, 15ª conferência do Research Network Macroeconomics and Macroeconomic Policies (FMM)

Com Luís Peres Lopes e  Margarida Antunes organizaram a edição do Livro Perspectivas para uma outra zona euro, Coimbra, Coimbra Editora, 2014,.

É co-autor (com Luís Lopes e Margarida Antunes) de “As encruzilhadas da economia portuguesa: da economia global ao Memorando de Entendimento”, in: Júlio Mota, Luís Lopes, Margarida Antunes (orgs.), Perspectivas para uma outra zona euro, Coimbra, Coimbra Editora, 2014, pp. 211-250.

4 Comments

  1. Viva Júlio! Muito aprecio ver-te. Somente há poucos dias li o teu artigo sobre CDS (de Janeiro 2011) e já o passei a vários, sobretudo àqueles que estão obcecados com a nossa dívida e o défice!
    Como poderei contactar-te? O meu mail é fgtavares@sapo.pt
    Abraço

  2. Um reparo, diz-se acima: ‘sob o tema’…
    Não pode ser. É o contrário ‘sobre o tema’, sobre o assunto, etc.
    A usar ‘sob’, tem de usar-se ‘lema’, título’, ‘rubrica’, ‘epígrafe’, etc.

Leave a Reply