Site icon A Viagem dos Argonautas

CONCERTOS DE ANO NOVO DIA 1 DE JANEIRO EM LISBOA

I) TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Programa a definir

direção musical a definir

Coro do Teatro Nacional de São Carlos / maestro titular Giovanni Andreoli
Orquestra Sinfónica Portuguesa

II ) ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Domingo, 1 de Janeiro, 17h00, Grande Auditório do CCB

O CCB e a Metropolitana convidam-nos a entrar com o pé direito em 2015, ao ritmo das elegantes valsas de Strauss II, sob o encanto de alguns dos mais belos excertos da música do bailado O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, enredados em aberturas de óperas célebres de Rossini e de Verdi. Cumpra-se assim uma tradição que também já é nossa: a de brindar com acordes e melodias o início de um novo ano, prenunciando harmonia e fulgor para o futuro que se avizinha. Qualquer pretexto é bom para ouvir boa música, mas algo especial acontece quando esta coincide com o mais genuíno espírito de partilha e de celebração. Sem galas nem cerimónias, fazem as honras da casa o talento e a simpatia do maestro Sebastian Perłowski.

Orquestra Metropolitana de Lisboa
Sebastian Perlowski direcção musical

  1. RossiniAbertura da ópera La Gazza Ladra
     J. Strauss II Valsa Vozes da Primavera, op. 410

     Joseph Strauss Polca rápida Jokey, op. 278

     P. I. Tchaikovsky 

     Abertura do bailado O Lago dos Cisnes
     Cena n.º 2 do 1.º ato do bailado O Lago dos Cisnes: Corps de ballet, Tempo di valse
     J. Strauss II 

     Polca rápida Sob trovões e relâmpagos, op. 324

     Abertura da opereta O barão cigano
     G. Verdi Abertura da ópera La forza del destino

     J. Strauss II Polca Tritsch-Tratsch, op. 214

     P. I. Tchaikovsky 
     Cena n.º 13 do 2.º ato do bailado O Lago dos Cisnes: Dança dos Cisnes I, Tempo di valse
     Cena n.º 13 do 2.º ato do bailado O Lago dos Cisnes: Dança dos Cisnes IV, Allegro    moderato

     J. Strauss II 

     Valsa A vida de artista, op. 316

     Polca rápida Na caça, op. 373

     Valsa Danúbio azul, op. 314

 III)  SÉ PATRIARCAL – LISBOA 


Dia 01 de Janeiro, às 17h30, o Coro da Catedral de Lisboa dirigido por Luís Fernandes interpretará obras da Alemanha (G. F. Händel, F. Mendelssohn, J. S. Bach), Espanha (Silvestre Penãs Echeverria), Estados Unidos da América (Tradicional), França (A. Adam, F. Couperin), Inglaterra (G. Holst), Itália (Santo Afonso Maria de Ligório), Polónia (Tradicional) e Portugal (A. Cartageno, Az. Oliveira, F. Santos, M. Luís, M. Simões)

 IV)  CULTURGEST- LISBOA 

A tradição mantém-se e, como tal, dia 2 de Janeiro decorre no Grande Auditório da Fundação CGD/Culturgest, às 21 horas, o concerto de música clássica de Ano Novo da CGD. A Orquestra Metropolitana de Lisboa será dirigida pelo Maestro Cesário Costa e do programa constam valsas e polcas de Johann Strauss II. A entrada é livre mas é necessário o levantamento antecipado do bilhete a partir de 30 de Dezembro.

 

Exit mobile version