por Rui Oliveira
Começam gradualmente a manifestar-se algumas iniciativas culturais sendo uma delas, na Quarta-feira 26 de Dezembro, a retoma da peça “Há muitas razões para uma pessoa querer ser bonita” na Sala Azul do Teatro Aberto, às 21h30, cuja antestreia fora no passado dia 20 de Dezembro (em palco só de 4ª a Domingo, neste dia às 16h).
Sinopse : « Rui gosta de Xana tal como ela é, mas Xana gostava que ele a achasse bonita. Daniel não resiste a uma bela rapariga e Carla queixa-se de ser demasiado atraente.
Será a aparência assim tão importante? Para se ter amor-próprio, conquistar o amor de alguém, obter sucesso, ser feliz?
Numa roda-viva de encontros e desencontros, verdades e mentiras, discute-se o ser e o parecer e o que se procura nesta vida, porque há razões, muitas razões, para uma pessoa querer ser bonita ».
Este é o vídeo de apresentação :
Eis alguns excertos de actuações suas, em particular aos 5m50 deste vídeo :
Surpreendeu com o EP “Ghetto Kraviz” (2011), depois do no seu primeiro single “Pain in the Ass”, para vir agora a reunir consenso crítico entusiástico com o 1º álbum “Nina Kraviz”, “mistura da techno house prestando homenagem à soul music”(segundo muitos).
Entre muitos, escolhemos este mais clássico EP “I’m Week” já de 2010, mas podem ouvir-se outras “pistas” em http://www.youtube.com/watch?v=605bwlAz_iQ&feature=share&list=ALHTd1VmZQRNp81I1ip_2gu2QEXwKiNH9W :
A história, em breves palavras :
“Henry Barthes (Adrien Brody) é professor de liceu e possui um talento nato para criar empatia com jovens. Porém, decidido a não criar vínculos com nenhum, optou por uma carreira de substituição, orientando, por curtos períodos, turmas que por um motivo ou outro ficaram sem docente. Até ao dia em que é colocado numa problemática escola pública, onde o corpo de professores se debate com adolescentes desmotivados e violentos. Ao descobrir uma ligação improvável com os seus novos alunos, com uma professora da escola e uma jovem problemática que recolhe das ruas, Henry apercebe-se que o seu dom natural pode realmente fazer diferença nas vidas de algumas pessoas e que, mesmo que o preço seja a perda de alguma paz de espírito, vale a pena o envolvimento…”.
Eis o trailer deste filme que a crítica parece ter subestimado como retrato da realidade (dura) das escolas americanas comuns (do bullying à prostituição) e das motivações dos seus docentes :
(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Segunda aqui)


