por Rui Oliveira
Entretanto, lembremos algumas dessas iniciativas, enquanto a programação integral pode ser consultada em www.festasdelisboa.com .
Uma, no campo do teatro musicado, é “A Kate e o Skate”, uma co-produção entre o Conservatório de Lisboa e o Teatro Ibérico.
Este musical juvenil conta a história de um grupo de crianças e adolescentes, de aparência absolutamente comum, no qual se destaca a protagonista Kate (a soprano Ângela Silva), cuja personalidade é bastante forte. Ela, a Maria e a Rita, as suas grandes amigas, pertencem a um grupo que é rival de um outro, e com o qual mantêm inicialmente alguns confrontos verbais e quase físicos: o grupo dos rappers/graffitters. Tudo se passa num jardim, em torno do coreto, onde alguns músicos ensaiam. Os miúdos iniciam as férias e o coreto do jardim é o local dos encontros e o sítio onde se conheceram. Kate, que na realidade de chama Cátia, adora andar de skate e exige que lhe chamem Kate. Bruno é o “chefe” do grupo dos rappers, e apresenta uma atitude desafiadora e pouco social, a qual irrita Kate. Kate sofre de uma doença grave e vai viver momentos complicados, tal como todo o grupo que com ela se solidariza. O elemento revelador da tragédia será a sua mãe, que a procura dolorosamente para a conduzir ao hospital. Contudo Kate é rija e, com o auxílio do skate, a solidariedade dos amigos, o apego ao coreto, a música e a descoberta dos primeiros amores na pessoa do irritante Bruno, vai conseguir vencer a doença e até (quase) virar o Hospital de pernas para o ar…
Outra intitula-se “Domingo, Dez da Noite, uma Guitarra” e passa-se no Largo do Chafariz de Dentro, às 22h, todos os Domingos de Junho, logo a 9 de Junho.
Diz o programa que «Lisboa é a cidade das guitarras. Tem uma música própria que nasceu e cresceu com elas. Tem a noite e as ruas dos bairros velhos onde se desenvolveu uma tradição de convívio fora de horas, e que é hoje uma marca da nossa cultura.
Neste dia é Sidónio Pereira o guitarrista evidenciado (com quatro discos editados em nome próprio), participando no espectáculo o músico e compositor Jorge Fernando e a fadista Yola Dinis.
O vídeo abaixo mostra a qualidade instrumental de Sidónio Pereira ; um outro (de fraca qualidade de imagem) que, além do som da guitarra, permite ouvir a voz duma fadista que é Yola Dinis, pode o leitor ver aqui :
Outro espectáculo ainda deste Domingo, 9 de Junho é o “Festival do Cravo e da Tulipa”
No Jardim de Belém (Rua Vieira Portuense), das 10h às 22h, são propostos espectáculos de danças folclóricas, concertos de música tradicional turca e mostras de artes manuais, como caligrafia turca, arte Ebru ou cozinha turca.
Também se integra nas “Festas de Lisboa’13” o “XI Festival Internacional de Tango de Lisboa”, organizado na Voz do Operário (Rua da Voz do Operário, nº 13) pela Lusitango – Associação Cultural e Recreativa de Tango Argentino.
Iniciou-se a 5 de Junho e compreende, além de workshops sobre tango argentino, no essencial shows diários de milongas, nomeadamente no dia de encerramento, Domingo, 9 de Junho, das 16h às 20h (entrada gratuita) e das 22h30 às 4h (a 20 €).
Como NOTÍCIA EM ATRASO, lembra-se que HOJE (Sexta 7), às 20h30, lá se pode ouvir o show “Puro Tango’13” onde tocará a Orquestra Ojos de Tango e cantará o convidado especial Walter “El Chino” Laborde. Também haverá pares de bailadores de tango, como Sebastian Achaval e Roxana Suarez, Jonh Erban e Clarissa Sanchez, Mariano Otero e Alejandra Heredia e ainda Alejandro Larenas e Marisol Morales.
Este vídeo mostra o cantor prestando homenagem às “Mães da Praça de Maio” :
Eis desse EP a canção “Babies Eyes” (outra sua boa prestação pode ser ouvida aqui ):
(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sexta aqui)


