por Rui Oliveira
De entre os poucos acontecimentos musicais desta Terça-feira, 18 de Junho destacaríamos o Recital de Música da Renascença Portuguesa que terá lugar às 17h, com entrada livre, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz.
No palco Anna Thomaz, soprano, Carlos Monteiro, tenor, Nuno Cardoso, violoncelo, Duarte Pereira Martins, piano e Edward Luiz Ayres d’Abreu, piano irão interpretar obras (a anunciar) de Luiz Costa, Cláudio Carneyro, Óscar da Silva e Ruy Coelho.
Na ignorância precisa do programa, eis um “Bouquet” de temas de Ruy Coelho, tocado ao piano por Duarte Pereira Martins (quem queira antever o canto de Anna Thomaz acompanhada pelo mesmo pianista mas em canções de Lopes-Graça clique sff. aqui ) :
Quanto ao cinema, lembra-se que nesta Terça-feira, 18 de Junho (como habitualmente às Terças), às 18h30, no Auditório do Instituto Cervantes, há sessão do ciclo “Contemporâneos: cinema espanhol recente”.
Desta vez a película exibida é “No tengas miedo” (Espanha, 2011) do realizador da Navarra Montxo Armendáriz (foto)
A sinopse referida é curta : « Silvia é uma jovem marcada por uma infância sombria. Aos vinte e cinco anos decide refazer a sua vida e enfrentar as pessoas, os sentimentos e as emoções que a mantêm unida ao passado. Na luta contra a adversidade, contra si mesma, irá aprendendo a controlar os seus receios e a tornar-se uma mulher adulta, senhora dos seus actos …»
O respectivo filme-anúncio é este :
Já quanto a teatro, a “Companhia das Inutilezas” (do Rio de Janeiro), sob a direcção do actor, encenador e dramaturgo Emanuel Aragão, propõe desde esta Terça-feira, 18 de Junho até Quarta-feira 26, às 21h30, o espectáculo “nãotemnemnome” que toda a crítica considera «inclassificável»; «situado algures entre um encontro de amigos e uma maravilhosa caixa de histórias, trata da vida quotidiana, com as suas memórias, angústias e pequenos encontros e desencontros».
Num primeiro encontro (marcado pelo telefone ou mail), todos os espectadores são convidados a partilhar uma conversa a sós com um dos actores, sabendo-se que o conteúdo dessas confidências integrará o texto do espectáculo final.
Depois, num apartamento da Rua da Boavista, nº 50 e à hora marcada para a sessão (21h30), dá-se o segundo encontro, agora entre todos os intérpretes e espectadores. Cada apresentação de “nãotemnemnome” é, pois, diferente, tudo o que foi dito durante as conversas pode estar presente. Sem que se reconheça o sujeito de cada narrativa, cada um pode, no entanto, encontrar um pouco de si em cena.
É esse o objectivo desta Companhia surgida no Brasil em 2007 «aproximar o teatro das pessoas e do mundo, trabalhando sobre as pequenas coisas da vida quotidiana» e em palco estarão, além de Emanuel Aragão, Fernanda Félix, Liliana Rovaris e Rossini Viana Jr.
Ainda no teatro, recorda-se que integram as “Festas de Lisboa’13” os diversos mini-espectáculos do Teatro Rápido (na Rua Garrett, nº 56-60 ou Rua Serpa Pinto, nº 14) nas suas Salas 1 a 4, com horários diversos e programa variável todos os meses.
Sinopse divulgada :
« “A Camisa, o Vestido e a Janela” tem como partitura três
A dramaturgia sobre aquele texto de André Murraças é de Eduardo Molina e José Henrique Neto, cabendo a interpretação a Eduardo Molina e a direcção artística a José Henrique Neto.
Por último, e também no programa das “Festas de Lisboa’13” na categoria dos espectáculos “Andar em Festa”, saliente-se a originalidade (e também a qualidade) da
Assistirá então a “Serei eu Fugindo? Ópera de rua para uma viagem de comboio “, um projecto de ópera que procura levar a ópera cómica ao encontro dos cidadãos, através de uma intervenção artística nesta ligação ferroviária Lisboa – Cascais. «A ópera não tem que ser necessariamente uma expressão artística elitista, pode ser apreciada por todos − com base nessa ideia,
Com autoria da “Inestética Companhia Teatral”, a música é de Luís Soldado com libreto de Rui Zink e encenação de Alexandre Lyra Leite e ainda interpretação de Catarina Molder, Linda Valadas e Mário Redondo.
(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Domingo aqui)


