por Rui Oliveira
Executam-nas Elsa Marques Silva piano, Elsa Schvetz piano e Inês Vicente recitante com o Coral de Letras da Universidade do Porto dirigido por José Luís Borges Coelho.
Ouça-se, como 1ª audição deste autor, a peça Intermezzo IV/A de 1993 tocada recentemente (Janeiro 2011) por Sofia Lourenço no Auditório de Serralves :
Por ausência de outros eventos, relembramos os que já divulgámos para hoje, Domingo 16 :
Começa no seu Grande Auditório, às 17h, a temporada do Centro Cultural de Belém que se inicia através do Concerto de Outono já tradicional, onde o ensemble em residência DSCH Schostakovich Ensemble, sob a direcção de Filipe Pinto-Ribeiro, apresenta em palco sucessivamente um ensemble barroco, um piano solo e um quinteto de tango para interpretar, respectivamente, as Quatro Estações de António Vivaldi (com Tatiana Samouil como violino solo), as Estações de Piotr Ilitch Tchaikovsky (com Filipe pinto-Ribeiro ao piano) e as Quatro Estações de Buenos Aires de Astor Piazolla (com Marcelo Nisinman bandonéon, Christian Danowicz violino, Pedro Madaleno guitarra eléctrica, Natalia Kuchaeva piano e Mário Rodrigues contrabaixo).
Três sonoridades distintas sobre três obras-primas de três compositores de séculos distintos, XVIII, XIX e XX “que se irão cruzar ao longo do concerto e estabelecer paralelos e contrastes surpreendentes”, propõe o programa.
Entretanto na cidade, encerrando o “Lisboa na Rua”, teremos Marta Hugon e Dj Lucky na Tapada das Necessidades, às 17h, cumprindo mais um Meo Out Jazz.
Pode conhecer-se esta jovem cantora neste tema de 2012 Hide and Seek :
Mais tarde, às 19h, o Quinteto de Sopros da Metropolitana (Francisco Barbosa flauta, Catarina Castro oboé, Sérgio Coelho clarinete, Tatiana Martins fagote e João Gaspar trompa) reproduzirá num último Clássicos de Rua na Praça Luís de Camões o seu programa de Gabriel Perné, Eurico Carrapatoso, Astor Piazolla, György Ligeti, Gunther Schuller e Didier Favre.
Oportunidade para (re)visitar a mostra “O Virtuoso Criador – Joaquim Machado de Castro” presente no mesmo museu até 30 de Setembro.

