por Rui Oliveira
São muito poucos os eventos de algum vulto neste Domingo 17 de Fevereiro. Seguindo cronologicamente os quatro ou cinco mais significativos, enumeraríamos :
“O que tem um leão a ver com galinhas, com um antílope, com o elefante… com dois pianistas e com um maestro? … O Carnaval dos Animais, obra com andamentos que são ícones, tocados pelos mais conhecidos solistas e formações, não deixou deste então de ser apresentada com funções pedagógicas, revelando um pouco mais acerca dos instrumentos e do trabalho da orquestra”.
É o que Roger Moore tenta neste excerto :
Quem pretender ouvir a peça inteira (42 min) – o que se revelará bastante agradável −, para mais com um “brinde” de Ma Mère l’Oie” de Ravel, pode fazê-lo aqui :
http://www.youtube.com/watch?v=2-Zygp1po-4&feature=share&list=PLC1643FCF6CE08112
Nessa tarde, às 18h, mais perto do centro, em Alcântara, termina a Semana Cantoras Brasileiras integrada na celebração do «Ano Brasil-Portugal» a decorrer no Espaço Brasil (LX Factory – Rua Rodrigues de Faria, 103 – Armazém L).
Bia Goes, “paulistana da gema”, é uma das promessas do canto popular brasileiro – sem contar o “berço” musical privilegiado, tanto do lado da mãe, a pianista, violinista e cantora Silvia Goes, como do pai, Arismar do Espírito Santo, multi-instrumentista, conhecido por ser um dos melhores contrabaixistas do Brasil.
Mostramos-lhe um show tipicamente brasileiro de Bia Goes homenageando Luiz Gonzaga em “13 de Dezembro”, mas quem tiver gosto (e tempo) poderá nos vídeos seguintes conhecer em pormenor o espectáculo que Bia Goes juntamente com o “Regional Luizinho 7 Cordas” organizou de homenagem aos centenários de Nelson Cavaquinho e Assis Valente : http://youtu.be/cLu3j3IxHtU , http://youtu.be/yuteZhe4ZFQ e http://youtu.be/fCbRkHWYXfo
Criado por ocasião do 150º aniversário de Claude Debussy, na «Cité de la Musique» de Paris, em Fevereiro de 2012, este recital do pianista francês Hugues Leclère propõe um entrelaçado de 11 dos 24 prelúdios do compositor com 11 composições encomendadas a alguns dos mais brilhantes compositores franceses contemporâneos desde Amy até Thilloy.
Permanecendo indefectivelmente «modernos», os 24 Prelúdios têm, pela sua escrita inovadora, aberto a via aos compositores dos séculos XX e XXI. A sua revisitação, com 22 novas obras, concebidas para se inserirem, cada uma delas, entre dois prelúdios, realça o poder intacto de uma linguagem tão concentrada quanto expressiva, uma osmose sensível entre o estilo próprio e os “seus” dois Prelúdios.
Na falta de registos de Hugues Leclère, criemos o clima de Debussy com o prelúdio Ondine tocada por Arturo Benedetti Michelangeli :
ou Brouillards e Feuilles Mortes interpretados por Sviatoslav Richter :
Rodado em Junho de 2007 em Moscovo durante duas semanas e com uma única câmara, nele Olivier Py (actor e encenador), Marc Minkowski (actor e director musical), bem como cantores e músicos de “Pelléas et Mélisande” são confrontados com a estranheza da ópera de Debussy que se representava pela primeira vez na Rússia.
O filme de Philippe Béziat é o testemunho do trabalho e do fascínio que esta obra do compositor francês exerce. Mostramos-lhe o seu filme-anúncio :
Nesta passagem por Portugal trazem na bagagem o seu novo álbum de originais “(III)” que foi editado em Novembro passado. Tal como no álbum anterior, o segundo registo homónimo (também conhecido por “II”), a produção e a instrumentação estão a cargo de Ethan Kath, com Alice Glass a contribuir com vozes e letras.
Reproduzimos “Lovers who uncover”, mas quem queira conhecer o vídeo oficial de “Plague”, tema eventualmente mais característico dos «Crystal Castles», tem-no aqui http://youtu.be/JxVm2_ojQtk
(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Sexta aqui)


