por Rui Oliveira
A par das diversas manifestações que seguramente a singularidade do dia despertará, em particular no período de impasse político e económico que atravessamos, nesta Quinta-feira, 25 de Abril é ainda possível encontrar espaços de fruição cultural, sobretudo no campo da música.
Into the Little Hill de George Benjamin (com a participação de Hila Plitmann soprano (foto dir)
e Hilary Summers contralto
Dido e Eneias de Henry Purcell (com a participação de Catherine Hopper meio-soprano (foto esq.),
Job Arantes Tomé baritone, Hilary Summers contralto,
Joana Seara soprano e Carla Caramujo soprano)
Este espectáculo repete-se na Sexta-feira, 26 de Abril, às 19h também no Grande Auditório.
Entretanto, mais de trezentos anos depois, George Benjamin escreveu “Into the Little Hill”, uma ópera perturbadora pelas suas múltiplas leituras políticas e sociais (e pedra angular do repertório britânico contemporâneo), inspirada na fábula do flautista de Hamelin com alusão velada à perseguição judaica.
Mostramos aqui o Prelúdio das Bruxas (em que intervem Hilary Summers) de “Dido e Eneias” de Purcell pela Orquestra “Les Arts Florissants” (dir. William Christie) :
Bem como o ensaio da peça de Benjamin, curiosamente com os cantores previstos para actuar em Lisboa :
Na tarde desta Quinta-feira, 25 de Abril, às 13h, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, há um Recital de Clarinete, Trompa e Piano de entrada livre, organizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa em que os seus solistas Jorge Camacho clarinete, Jérôme Arnouf trompa e Savka Konjikusic piano irão interpretar de :
Franz Liszt – Estudo de execução transcendental n.º 11, “Harmonies du soir”
Franz Liszt – Sonetto 104 del Petrarca, do livro “Années de Pèlerinage: 2.º ano / Itália”
Maximilian Heidrich – Trio para Clarinete, Trompa e Piano, op. 25
A sua música, que alguns designam de Afro-Blues, mistura o som tradicional do Mali com guitarras de rock, violinos sírios, trompetes cubanas, o ney egípcio, as tábuas indianas, a percussão de dogon.
Do seu ultimo álbum “Folila” retirámos este tema Wily Kataso :


