Pentacórdio para Quinta 20

por Rui Oliveira

 

 

 

   Na Quinta-feira 20 de Setembro  estreia na Sala Garrett do Teatro Nacional D.Maria II , às 21h, a peça de Ingmar Bergman, sequência de uma série de televisão e de um filme (Saraband), “Cenas da Vida Conjugal”, numa tradução e encenação de Solveig Nordlund com as interpretações de Adriano Luz, Margarida Marinho e Paula Mora. Permanece até 28/10.

   Bergman dissera “Levei dois meses e meio a escrever estas cenas; mas levei uma vida inteira a vivê-las”. Tema, segundo a encenadora : João (um homem convencional, cheio de si próprio, a que a vida acabará por ensinar alguma humildade) e Mariana (uma mulher que vai aprender a ganhar alguma confiança em si própria) são casados há dez anos, têm duas filhas, uma vida confortável. Mas sofrem todas as dúvidas e incertezas que podem assombrar um casal. “A vida destes dois é afinal igual à de muitos outros casais burgueses que no momento em que se separam (é) que deveriam recomeçar tudo, porque é nesse momento que começam a falar verdade …”

 

   Os interessados podem ter aqui acesso, quer à peça televisiva de 1973, quer ao filme 30 anos depois (2003), curiosamente com os mesmos actores Liv Ullmann (Marianne) e Erland Josephson (Johan) :

http://www.youtube.com/watch?v=_UKz98xXUVk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mDgjAF2Keg8&feature=relmfu

 

 

   Nessa mesma Quinta, no Grande Auditório da Culturgest, às 21h30 (permanecendo até Domingo 23), tem lugar um jogo colectivo surrealista denominado “Cadavre Exquis” (Cadáver Esquisito).      

   Produzido pela companhia holandesa Kassys (Liesbeth Gritter, encenadora) em colaboração com o Nature Theater of Oklahoma (Pavol Liška & Kelly Copper), Tim Crouch e Nicole Beutler (nb projects), tem como intérpretes Esther Snelder, Hannah Ringham, Jarid Rychtarik e Bas van Rijnsoever .

   Criado como uma estafeta performativa (uma passagem de testemunho com limitações estritas) e usando sempre os mesmos quatro performers, cada companhia trabalhou durante duas semanas e criou aproximadamente quinze minutos da peça como resposta a ter testemunhado apenas os 60 segundos finais dos quinze minutos criados pela equipa anterior.

   Eis como a técnica do “cadáver esquisito” foi “apresentada” a quando da estreia da peça em Gent (Bélgica) em Abril de 2012 :

 

 

 

   O Festival Música Viva 2012 prossegue nesta Quinta-feira, às 21h, na Sala de Ensaio do Centro Cultural de Belém  com o Machina Lirica Ensemble (Monika Streitová flauta, Pedro Rodrigues guitarra e José Luís Ferreira informática musical) tocando obras de Carlos Caires, Massimo Davi e Evgueny Zoudilkine (todas em estreia absoluta), além de Petra Bachratá e José Luís Ferreira.

 

 

   Suscita grande expectativa entre os amadores da música electrónica experimental o concerto (o primeiro entre nós em 5 anos) que o trio nova-iorquino Black Dice vem dar ao MusicBox nesta Quinta 21 de Setembro, às 22h30.

    O grupo norte-americano que começou a explorar sonoridades alternativas em 1997, vem agora à Europa apresentar o seu sexto trabalho “Mr. Impossible”, segundo a crítica “imbuído duma sensibilidade rave-punk fracturante”.

   Para os mais ansiosos eis um link para um tema desse CD :

 

http://www.youtube.com/watch?v=ebLYgVPDORM

 

(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui)

 

 

1 Comment

Leave a Reply