Site icon A Viagem dos Argonautas

ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS E ARTÍSTICOS: UM CONTRIBUTO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ARTE E CRIATIVIDADE DE E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA por clara castilho

A Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência, ANACED, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivo principal promover a inclusão das pessoas com deficiência através da sua arte, criando-lhes oportunidades para que se manifestem socialmente e desta forma, chamar a atenção dos responsáveis e público em geral para as potencialidades e direitos destas pessoas.

A ANACED elaborou em 2013 a 2ª edição do Directório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos e o Directório sobre Acessibilidade em Espaços Culturais e Artísticos do Distrito do Porto, de modo a facultar às pessoas com deficiência e a todas as outras que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentem temporariamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos, um instrumento de busca que facilite a identificação e selecção dos espaços acessíveis à sua condição física, sensorial e intelectual.

As informações sobre as condições de acessibilidade dos espaços culturais e artísticos neles apresentados, foram baseadas nas respostas obtidas através de dois questionários enviados, um em 2012 e outro em 2013, realizados de acordo com a legislação portuguesa sobre esta matéria (Decreto – Lei nº 163/2006, de 8 de Agosto), pelo que a ANACED não se responsabiliza por qualquer lacuna ou erro na informação apresentada.

Para conhecer o conteúdo dos mesmos, consulte, p.f, o site da ANACED em:

http://anacedarte.wix.com/anaced

A associação pede a opinião e sugestões para a implementação de boas práticas de acessibilidade no espaço em causa, respondendo ao questionário para o efeito.

Exit mobile version