O papel marmoreado é uma técnica de pintura em meio aquoso que produz padrões similares ao mármore ou a outra pedra. Os padrões são o resultado das gotas de tinta que flutuam na água, e que são transferidas para a superfície absorvente do papel. Através de vários séculos, esta pintura foi aplicada a uma grande variedade de superfícies, sendo empregue especialmente nas capas de livros e papelaria. Cada impressão é única.
.
Sinopse
A arte de marmorear papel baseia-se numa técnica tradicional de decoração de papel de origem provavelmente turca. A sua utilização na Europa remonta ao século XVII com aplicação em capas de livros e guardas. Hoje graças à sua beleza e singularidade tem aplicações no campo das artes plásticas. Nesta oficina vamos decorar folhas de papel com a técnica do marmoreado.
.
Objectivos
– O entendimento e a relação que se estabelece entre a concentração dos pigmentos, a plasticidade das diferentes tintas e a concentração do próprio banho, tendo em atenção os resultados finais.
– A seleção e escolha dos materiais de apoio, tinas, pinceis, pentes e o próprio papel.
– Os padrões.
– A utilização do papel marmoreado.
Novembro: 21 e 22
Horário: 13h00 – 17h00
Marcações prévias de segunda a sexta, das 10h00 às 13h00.