por Rui Oliveira
Cordas sobresselentes (2ª parte)
Na Sexta 27 de Abril, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 18h, com o apoio da Juventude Musical Portuguesa, o jovem pianista português André Piolanti (actual bolseiro junto de Caio Pagano na Arizona State University) tocará as seguintes obras : de Ludwig van Beethoven Sonata «Pathétique» op.13 nº 8, de Franz Liszt Harmonies du Soir, de Dmitri Shostakovich Preludio e fuga nº 24 em Ré menor, de Johanes Brahms Ballade op.118 nº3, de Luiz Costa Murmúrios das fontes e de Cesar Franck Prelúdio, Coral e Fuga.
Também na Sexta 27 de Abril, no Teatro Maria Matos, às 21h30, Miguel Pereira volta a efectuar uma performance (que se repete no Sábado, 28) que intitulou “O meu nome é Georgeanne”, onde se “aproxima” do mundo do teatro amador e daqueles que dedicam os seus tempos livres à prática artística e que por não terem a obrigação de construir um estatuto que os legitime na esfera do trabalho se deixam apenas levar pelo prazer que sentem naquilo que fazem.
O seu encontro aqui é com Regina Branco de 46 anos em Minde, onde é professora de inglês no Secundário mas também dirige aulas de expressão dramática, fazendo parte do grupo de teatro amador “Boca de Cena” onde trabalhou, entre outras, na peça Um Vestido Para Cinco Mulheres de Alan Ball que a marcou profundamente.
A direcção e concepção são de Miguel Pereira sobre excertos de textos de Alan Ball e de Adília Lopes com a colaboração artística de Dinis Machado e Regina Branco, cabendo a interpretação a Dinis Machado e Miguel Pereira.
Pode assistir-se a esta performance através deste vídeo :
Ainda a 27 de Abril (Sexta), às 23h, o guitarrista André Fernandes toca com o seu novo grupo Super Trouper (composto por Mário Delgado guitarra, Nelson Cascais contrabaixo, Iago Fernandez bateria e Dj Ride gira-discos) no Hot Clube, concerto que se repete no Sábado 28 de Abril, ambos de entrada gratuita para sócios.
No Salão Nobre do Teatro Nacional Dª Maria II, às 21h desta Sexta 27 de Abril, há, no âmbito do SCENALISBOA 2012 e a propósito da criação da Associação Portuguesa de Cenografia, uma conversa com Raymond Sarti, cenográfo, professor na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris e Presidente da Union des Scénographes de França, de entrada livre para todos os que, de alguma forma, trabalham no universo da cenografia, incluindo estudantes.
No dia seguinte (28 de Abril) às 21h é possível ouvir do mesmo cenógrafo Raymond Sarti a explanação do seu projecto “Ulisses do outro lado dos Mares” , elaborado para Marselha Capital Europeia da Cultura 2013 e exposto no Café Scena (ao Chiado).
Neste dia 27 de Abril (Sexta), no Auditório da Feira do Livro de Lisboa 2012, das 16 às 18h, há, no âmbito do EDITA, um encontro sobre O papel do tradutor na qualidade de mediador entre culturas. No palco, Catherine Weinzorn, Jörn Cambreleng, Miguel Serras Pereira e João Costa conversarão acerca destas questões numa conversa moderada por Fernando Ferreira Alves (CNT) e tentarão articular também as estratégias para melhorar a posição dos tradutores no âmbito do comércio da literatura e da edição.
Partirão das seguintes reflexões, entre outras : “Na análise de obras de autores estrangeiros quase nunca é mencionada a boa tradução, mas no caso da recensão do livro ser má, o tradutor também já é visado na crítica. O dilema fundamental da tradução consiste, pois, no facto do trabalho apenas ser bom quando não se nota, ou, por outras palavras, quando o leitor não se apercebe que o livro originalmente não foi escrito na sua língua materna.
Este contexto obriga a uma outra questão: em que medida é que um tradutor pode fazer uma boa tradução a partir de um original mau? Ou, colocado de uma maneira mais geral e positiva, em que medida é que um tradutor literário pode ser artisticamente criativo durante a sua actividade?”
Por último, abriu a 27 de Abril (Sexta-feira) no Museu da Electricidade/Fundação EDP a exposição das fotografias premiadas no World Press Photo Contest 2012 cujo Júri Internacional escolheu, de entre 100.000 candidatas, como World Press Photo 2011 a fotografia colhida por Samuel Aranda (Espanha) que representa uma mulher Fatima al-Qaws amparando nos braços o seu filho Zayed (18 anos) que sofre os efeitos de gás lacrimogénio após participar numa manifestação, no interior duma mesquita utilizada como hospital pelos manifestantes contra o regime do Presidente Ali Abdullah Saleh em Sanaa (Yemen) a 15 de Outubro de 2011 – estando o fotógrafo ao serviço do jornal New York Times.
A exposição permanece até 20 de Maio e em próximos Pentacórdios mostraremos os premiados nas nove categorias (Spot News, General News, People in the News, Contemporary Issues, Daily Life, Portraits, Arts and Entertainment, Nature e Sports).
No Sábado 28 de Abril, aconselharíamos no “INDIE Lisboa’12” a ida à Culturgest, às 21h30, assitir à única exibição do último filme de Abel Ferrara, a longa metragem “4:44 Last Day on Earth”,”uma homenagem sombria de Ferrara à sua amada New York, dez anos após os ataques de Setembro e o seu primeiro filme inteiramente citadino numa visão assustadora”.
Sinopse : O casal Skye (Shanyn Leigh) e Cisco (Willem Dafoe) vive num grande apartamento na alta de Mannhattan. Ela é pintora, ele um actor de sucesso. Esta é uma tarde normal, que no fundo de normal não tem nada, nem para eles ou para qualquer outra pessoa porque amanhã, às 04h44, o mundo vai acabar …
Neste Sábado 28 de Abril, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, às 23h30, é possível ouvir “Demonshaker”, uma improvisação para seis baterias dirigida por Nathan Fuhr.
Diz o programa que “ Demonshaker cria um espaço energético para provocar uma experiência de movimento e vibração para todos os presentes … som como banho, como massagem, como arma e catarse. Concebido pelo maestro Nathan Fuhr, é influenciado a partir da sua pesquisa, experiência e gradual desmistificação da música trance e de práticas rituais de dança … e no seu trabalho é possível perceber a influência sonora de compositores electrónicos, como Francisco Lopez e Phill Niblock”.
Nas baterias estarão Eduard Pou, Benjamin Brodbeck, Bruno Pedroso, Rui Faustino, Marcelo Araujo e Tim Chernov.
Este é o registo duma experiência idêntica em Oaxaca, México em Julho de 2009 :
Ainda a 28 de Abril, às 23h, na galeria ZBD, actua, precedida pelo som de Filipe Felizardo, a saxofonista de Chicago Matana Roberts, considerada “uma das mais urgentes vozes da música exploratória afro-americana da actualidade”, que descreve o seu recente projecto discográfico “Coin Coin” como “composições para uma linguagem sonora”.
Ouçam-na ainda há pouco tempo no Vortex em Londres (Novembro 2010) :
Se, entretanto, se fôr às 22h30 desse Sábado 28 de Abril ao bar Ondajazz, poder-se-á ouvir o José Salgueiro Quarteto, recentemente formado por João Paulo Esteves da Silva (piano), Guto Lucena (saxofone), Antonio Quintino (contrabaixo) e José Salgueiro (bateria).
Por último, quem se desloque às 23h45 do mesmo Sábado 28 de Abril à Noite Suiça do Indie by Night ao MusicBox poderá ouvir, em estreia absoluta em Portugal, dois dos mais proeminentes músicos suíços da actualidade.
Kate Wax acabou de lançar o seu 2º álbum, Dust Collision, feito de ambientes electrónicos e vozes cristalinas. Ladislav Agabekov é um dos mais importantes e respeitados DJs suíços no campo da música electrónica. Ambos participaram na banda sonora do filme “He Was a Giant with Brown Eyes” de Eileen Hofer, que está na Competição Internacional de Longas Metragens do INDIE Lisboa’12.
Echoes and the Light é uma faixa de Dust Collision, 2011 de Kate Wax :
No Domingo 29 de Abril prosseguem os inúmeros concertos dos Dias da Música em Belém para que chamámos claramente a atenção nos destaques do Pentacórdio publicados às 21h. Para aqui não privilegiar nenhum dos espectáculos vocais de índole tão diversa, lembramos apenas que, numa pausa, se podem deslocar à Tenda no CCB onde, das 17h30 às 19h30, Mariana Norton voz e Jay Corre saxofone mais os Lisbon Swingers (dir. Claus Nymark) darão um show diferente, para contraste.
Algo como :
O Dia Mundial da Dança, celebrado hoje 29 de Abril, tem alguns actos comemorativos na cidade de que o mais expressivo é certamente a Danza Preparata de Rui Horta na FCG (mencionada nos destaques anteriores).
Também o Maria Matos dedica “Viagem ao Interior da Dança” por Marina Nabais na sua Sala de Ensaios, às 11h e às 16h30, a um primeiro contacto das crianças e jovens (a que se destina) com a História da Dança Ocidental, através de exercícios práticos, de imagens e de pequenos excertos coreográficos de alguns nomes marcantes que contribuíram para o desenvolvimento desta arte.
Igualmente o Museu do Oriente propõe como celebração do Dia Mundial da Dança para dois dias (a iniciar a 28) workshops de dança criativa e oriental, com danças da Tailândia, da Indonésia, da poesia japonesa Haiku e de dança indiana Bollywood.
Neste Domingo 29 de Abril prossegue no Auditório da Feira do Livro de Lisboa, das 19h às 20h30, o debate A Tradução é a Língua da Europa onde, sob esta referência meio velada a Umberto Eco, a tradução será abordada, de um ponto de vista filosófico, como um dos desafios da sociedada europeia actual.
A conversa pública decorrerá entre Barbara Cassin, filóloga e filósofa, directora do “Vocabulaire Européen des Philosophies, Dictionnaire des Intraduisibles” (Seuil/Le Robert, 2004), hoje a ser traduzido/adaptado em ucraniano, inglês, espanhol, português, romeno, árabe, russo e persa, José Bragança de Miranda, ensaísta e professor universitário e José Gil, filósofo e pensador.
Por fim neste 29 de Abril (Domingo) há que aproveitar o início da secção Foco Cinema Emergente do “INDIE Lisboa’12” dedicada ao Cinema Suiço chamada Um Bando à Parte (homenagem ao franco-suiço Jean-Luc Godard) para ver no cinema São Jorge, às 18h45 na Sala 3, o filme de Lionel Baier (membro do júri do Indie) de 2008 “Un autre homme” .
Tema : François (Robin Harsch) nada sabe de cinema mas tem que escrever críticas de filmes para um pequeno jornal da Vallée de Joux. Rosa (Natacha Koutchoumov) é uma crítica reconhecida que trabalha para o maior diário do país. Entre eles estabelece-se uma relação perversa que leva François a descobrir os mecanismos do desejo. Desejo de uma mulher, desejo da crítica, e finalmente os seus …
E aconselharíamos ainda permanecer no São Jorge, onde às 21h45 (na mesma Sala 3) na secção Indie Music, é projectado o filme da cineasta de Chicago Xan Aranda intitulado “Andrew Bird: Fever Year”, uma viagem pelo processo criativo do músico Andrew Bird, desde a fase de composição às suas performances ao vivo. Um retrato íntimo de um artista dedicado ao seu ofício (somos confrontados com a sua fadiga física e criativa após longa digressão), gracioso com a sua audiência e incessantemente satisfeito com a vida.
Eis um excerto :
Caros leitores : Gozem a semana, sobretudo do meio ao fim.

