agenda cultural de 30 de Abril a 6 de Maio de 2012

 

 

 

 

por Rui Oliveira

 

 

 

Cordas sobresselentes (1ª parte)

 

 

 

   Na Segunda 30 de Abril, a galeria ZBD apresenta às 22h Rafael Toral que inicia aqui uma residência artística que se materializará numa série de 3 concertos erigidos sobre os fundamentos do Space Program – que propõe um estudo aprofundado sobre a performance em instrumentos electrónicos segundo os princípios orientadores do jazz. A formação que a iniciará esta residência é o DOUBLE DUO – confronto nuclear de duas electrónicas e duas baterias que se complementam num campo vasto, em planos de profundidade – e compõem-na Afonso Simões bateriaI, Marco Franco bateria, Rafael Toral instrumentos electrónicos Ricardo Webbens  instrumentos electrónicos.

 

   Também a 30 de Abril, às 18h, o Ensemble de sopros da Escola de Música do Conservatório Nacional vai actuar na estação de Metro Baixa-Chiado PT Bluestation com acesso livre.

 

   Ainda na Segunda 30 de Abril, tem início o Curso “Três Revoluções em Geometria”, organizado por Sílvio Varela para o Centro de Filosofia das Ciências da UL, um curso livre ministrado pelo Prof. Luciano Boi (EHESS, Paris) nos dias 30 de abril, 02 e 04 de maio de 2012.

   A primeira lição decorrerá a 30/4 na Sala 8.2.23 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, das 16h-19h, sobre “A Primeira Revolução em Geometria: a passagem de um espaço único e plano a uma pluralidade de espaços curvos e multidimensionais (Riemann, Klein, Poincaré).

 

 

 

   Nesta Terça 1 de Maio o único espaço-refúgio é o Ondajazz onde, às 22h30, Massimo Cavalli como músico residente convida Diogo Vida piano e Jorge Moniz  contrabaixo para uma actuação conjunta como a que abaixo mostramos :

 

 

 

 

    Na Quarta 2 de Maio, celebrar-se-á um Concerto de Flauta e Cravo integrado na série dos Concertos da Antena 2 na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 19h, com entrada livre, onde a flautista Marina Camponês e a cravista Joana Babulho tocarão obras de J. G. Muthel, G. F. Haendel , F. Couperin, C.P. Bach e J.S. Bach. 

   Ouçamos a flautista no 1º andamento do Concerto Pastoral de Joaquin Rodrigo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa (dir.Scott Sandemeier) no CCB a 13 Março 2011 :

 

 

 

   Na mesma Quarta 2 de Maio, na sede da Orquestra Metropolitana de Lisboa (Travessa da Galé, nº 36, à Junqueira) às 18h haverá, no final de um dia de workshop dedicado ao cor-de-basset, um recital deste instrumento com piano, tendo José Eduardo Gomes como solista. A entrada é livre.

 

 

 

   Ainda na Quarta 2 Maio, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, às 18h, há uma sessão de lançamento  (com a presença da autora) de «Mr Finney e o mundo de pernas para o ar», o primeiro livro infantil de Laurentien van Oranje, com ilustrações de Sieb Posthuma, uma obra destinada a vulgarizar os problemas existentes nas áreas do ambiente e da sustentabilidade. Será apresentada por Isabel Alçada.  

 

   Por fim também a 2 de Maio (Quarta), decorrerá na Sala 8.2.23 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, das 16h-19h, a conferência “A Segunda Revolução em Geometria: nova interacção entre geometria e física, a saber, a passagem de um espaço pré-determinado a um espaço-tempo dinâmico (Clifford, Minkowski, Einstein, Weyl)”, por Luciano Boi, 2ª sessão do curso livre «Três Revoluções em Geometria» (organização de Sílvio Varela).

 

 

   Na Quinta 3 de Maio, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, às 20h30m, há um Recital de Piano para início do Ciclo “Os Jovens Virtuosos do Piano” onde a jóvem pianista Xiaoxi Wu, natural de Pequim mas formada na Escola de Música Chopin de Moscovo, premiada em vários concursos (Salzburg, Kiev, Andorra), vai tocar obras de W. A Mozart, L. v. Beethoven, F.Schubert, F.Liszt, F.Chopin, António Fragoso e Enrique Granados.

   O concerto encerra as comemorações do Dia da liberdade de Imprensa e de expressão.

   Também na Quinta 3 de Maio, prossegue no Institut Français de Portugal, às 19h, o Ciclo Claude Chabrol com o filme “Au coeur du mensonge (No coração da mentira), França 1998, com Sandrine Bonnaire, Jacques Gamblin, Valéria Bruni-Tedeschi, Antoine de Caunes, Bulle Ogier, entre outros.

   Sinopse: Duas crianças encontram, na Bretanha, o corpo de uma menina de 10 anos que foi estrangulada. Frédérique Lesage, jovem comissário da polícia recentemente promovido, começa por interrogar René, o professor de desenho da menina. Os rumores sobre o professor e a mulher deste, Viviane, começam a correr. Até porque eles não são da região. E é a enfermeira Viviane que vai lutar conta esses rumores …

   É este o clima do filme onde “se qu’on pense n’est pas toujours la vérité…”

 

 

 

   A 3 de Maio, no Instituto Cervantes, às 18h30, há um recital literário sobre “Transfronteras: El percursionista de Gorsy Edú”, um espectáculo teatral interactivo onde “um músico idoso educa o seu neto através da música. A vida na aldeia, os costumes e a cultura africanas viajam de geração em geração através dos ritmos do percussionista. Cumprindo o proverbio …”

   Este vídeo resume a temática :

 

 

 

 

 

   Ainda a 3 de Maio, às 18h30, na Casa da América Latina inaugura-se  Analogias, uma exposição de fotografias da artista boliviano/portuguesa Cristina Zabalaga que, a partir da métrica do azulejo, cria grandes puzzles de imagens desconstruídas. Diz quem viu que “ as fotografias justapõem-se em planos sucessivos, em metamorfoses ininterruptas e subtis de luz e cor, que de certa maneira acabam por reflectir as afinidades e proximidades culturais do continente americano”.  Permanece até 25 de Julho.

 

   Igualmente a 3 de Maio (Quinta), no recém inaugurado espaço Duetos da Sé (Travessa do Almargem, 1B – Lisboa), às 22h30, há espectáculo dado pela cantora Selma Uamusse com Dan Hewson ao piano.

 

   Também nessa Quinta 3 de Maio, no bar Ondajazz, às 22h30, intervem o duo Schwenke e Nilo, provavelmente a expressão mais importante do movimento do Canto Novo, desenvolvido no Chile durante a década dos anos 80, e até hoje considerado o grupo que continua, embora intermitentemente, a compor, a gravar e a actuar em vivo promovendo as canções que se converteram em autênticos clássicos activos de oposição ao regime de Pinochet.

   Duma gravação em 2009 de El Viaje ouça-se Nelson Shwenke e Marcelo Nilo :

 

 

 

   Por fim, a 3 de Maio (Quinta), no Hot Club de Portugal, às 22h30, pode ouvir-se Kolme, uma formação com Ruben Alves piano, Miguel Amado contrabaixo e Carlos Miguel bateria.

   Sendo este tipo de formação provavelmente a mais marcante na história do jazz pos-bebop (vide o legado deixado por Bill Evans, Keith Jarret e mais recentemente Brad Mehldau), esta propõe-se “uma nova perspectiva do trio de piano no jazz com um repertório composto quase exclusivamente de temas originais que surpreende pela diferença que marca em relação as suas próprias referencias”.

   O tema “Cansaço” de Ruben Alves pode ser exemplo disso :

 

 

 

 

 

Leave a Reply