por Rui Oliveira
Voltamos a destacar neste Sábado, 13 de Abril, como já fizéramos no passado 26 de Janeiro, a pianista georgiana Elisabeth Leonskaja que volta ao Gande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, às 19h, para continuar a interpretação integral das Sonatas para Piano de Schubert, de que executará então o seu programa III, prosseguindo no Domingo 14, também às 19h, com um programa IV obviamente diferente.
Na apreciação à pianista reproduzimos parte das notas do programa : «Esta rapariga está no caminho certo», foi o que exclamou Sviatoslav Richter após um recital onde a jovem Elisabeth Leonskaja interpretara duas sonatas de Beethoven. Ele era já uma lenda, ela era uma sólida promessa. O tempo confirmou-a como uma das maiores pianistas do mundo, exímia no repertório que oscila entre Beethoven, Brahms, Chopin, Tchaikovsky e Schubert, sendo este último um dos seus favoritos. O compositor André Boucourechliev descreveu-a assim à revista Diapason: «Superando-se constantemente a si própria, guiada pela sua própria exigência, pela sua inteligência e paixão, ela escalou os cumes só alcançados pelos grandes da nossa era.»
[Em http://aviagemdosargonautas.net/2013/01/24/pentacordio-para-sabado-26-de-janeiro/ encontrará o leitor os outros elementos por nós já divulgados]
Do programa de Sábado, 13 da “Integral das Sonatas para Piano de Schubert III” constam :
Franz Schubert Sonata em Mi bemol maior, D. 568
Fantasia em Dó maior, Der Wanderer, D. 760
Sonata em Sol maior, D. 894
Aqui a pianista georgiana toca o Impromptu em Mi bemol op. 90 nº 2 de Schubert como encore no Festival “Sommets Musicaux de Gstaad 2010” :
O Maria Matos Teatro Municipal será palco, na sua Sala Principal, do espectáculo musical «MYRNINEREST – “Jhonn,” Uttered Babylon», às 22h deste Sábado, 13 de Abril.
O requiem apaixonado e comovente ao co-fundador (com Peter Christopherson) dos “Coil” é traduzido ao vivo por David Tibet voz, James Blackshaw guitarra, harmónio, Reinier van Houdt piano, Andrew Liles guitarra eléctrica, Aloma Ruiz Boada violino e Davide Pepe vídeo.
Este é o tema Aiwass the Wooden Hall : Chaos in His ChoirBoy do álbum “Myrninerest – Jhonn, Uttered Babylon” tocado ao vivo no Volksbühne em Berlim em Abril de 2012 :
Protagonizado por David Toole e Lucy Hind (um sem pernas, outra sem noção…), tem dramaturgia de Matthew David Scott, coreografia dos próprios intérpretes, sendo Lucy Bennett a coreógrafa convidada.
Sinopse do dueto (que o vídeo junto explicita) : David Toole, aclamado pelo seu trabalho como actor e bailarino no palco e no ecrã, tem a sua maior fã prestes a tornar-se parceira num extraordinário dueto. Como se sairá a ingénua Lucy Hind? Como é que se vai conter na presença do seu ídolo? Espera-os uma viagem mais que extraordinária de auto-descoberta …
Extraordinary from Slung Low on Vimeo.
O espectáculo, cuja cenografia e figurinos são de José Costa Reis, exibe-se de Quarta a Sábado à noite e aos Domingos às 17h até 28 de Abril próximo.
“É um dueto cénico entre Fernando Pessoa e a sua Avó Louca, sete encontros onde o fantástico ganha a cena. Numa divertida fantasia, material e imaterial confundem-se, à maneira pessoana, entre personagens que se cruzam do lado de cá para o lado de lá da vida” (segundo o programa de sala).
Voltando à música, ocorrerá no Museu da Música (na estação do metropolitano Alto dos Moínhos) o 2º concerto do ciclo “Um Músico, um Mecenas” neste Sábado, 13 de Abril, às 18h, onde o recital com instrumentos da colecção do Museu da Música terá lugar pela mão de Duarte Pereira Martins e Nuno Cardoso,
Em posteriores edições a decorrer até Novembro, ir-se-á dar voz a tesouros nacionais e instrumentos de valor histórico único, como o violoncelo Stradivarius que pertenceu ao rei D. Luís, o cravo construído por Joaquim José Antunes em 1758 e, após um restauro por muitos aguardado há longos anos, o pianoforte único de Henrique van Casteel (Lisboa, 1763).
Mostramos-lhe a interacção entre os dois jovens instrumentistas na interpretação da “Berceuse” de David Souza :
Serão interpretadas obras de Gabriel Fauré (1845-1924), de Eric Whitacre (1960), de John Rutter (1945) e de Canto Gregoriano.
A Galeria Zé dos Bois (ZBD) recebe, neste Sábado, 13 de Abril, às 22h, primeiro o saxofonista Pedro Sousa e, em seguida, o grupo nova-iorquino de rock (psicadélico?) os Sightings.
Este é o vídeo do tema “Tar & Pine” de uma das suas últimas produções “City of Straw” de 2010 : http://youtu.be/dX3YQeSoWhg , mas preferimos deixá-los com uma sua actuação ao vivo abordando o seu último ábum “Future Accidents” em Udine (Itália) em Novembro de 2011 :
O seu programa compreende :
Ave Maria de Palestrina, Ave Maris Stella de James MacMillan, Missa de Beate Virgine Maria de Filipe de Magalhães, Salve Regina de Poulenc, Nunc Dimitis de John Tavener e The Canticle of Zacariah, St Patrick’s Magnificat de James MacMillan.
(para as razões desta nova forma de Agenda ler aqui ; consultar a agenda de Quinta aqui)


