Site icon A Viagem dos Argonautas

A COLUNA DE OCTOPUS – Catalunha independente? Qual é o problema? .

Um pouco de história…

Pode-se dizer que a Catalunha começou a sua verdadeira identidade no século IX, sobre o domínio de Guifré el Pilós. No século XI, já tinha um “parlamento” formado pelo clérigo e os camponeses para fazer frente ao feudalismo.
Em 1359, criaram a “Diputació del General” que irá constituir um embrião da actual “Generalitat”, para controlar o rei em matérias fiscais.
Sobre a coroa de Aragão, tornou-se uma potência económica e militar, entre os séculos XII e V. Isabel de Castela casou com Ferdinando de Aragão em 1469 e unificou os reinos.
Em 1810 Napoleão, durante a sua guerra contra a Espanha, autorizou que a Catalunha fosse uma republica independente. Quatro anos mais tarde com a derrota de Napoleão a Catalunha foi reintegrada no reino espanhol.
Em 1931, após eleições, a Catalunha proclamou a sua independência, anulada pela subida do General Franco ao poder. Após a morte de Franco, em 1977 a autonomia da Catalunha foi reestabelecida com o reconhecimento da Generalitat.
A Catalunha tem todas as condições para se tornar independente.
A Catalunha é a região mais rica de Espanha com 19% do PIB, contra 18% de Madrid.
Tem o maior PIB por habitante espanhol.
Tem a mais baixa taxa de desemprego espanhol.
Representa 1/4 das exportações.
Representa 1/4 do turismo espanhol.
Para a União Europeia, será só mais uma país.
Longe das pressões da Comissão Europeia, temos de ser muito claro, este será apenas mais um país da União.
A eventual independência da Catalunha representará um verdadeiro imbróglio para a União Europeia. Os seus estatutos não são claros neste assunto. Esta independência poderá, apenas, constituir um “assunto interno” de um país, caso este em que a União Europeia não poderá fazer nada.
Diz-se que terá de sair da UE e do Euro, mas nada a impede de fazer parte do euro como o Kosovo ou Montenegro.
Efeito de contágio?
Esse é o grande problema da União Europeia que quer abafar e homogeneizar as culturas dos vários povos da Europa. O medo é que outras regiões venham a reivindicar as suas independência. Mas a não ser a Escócia, que poderia ser economicamente independente, as outras minorias não têm a mínima hipótese de se tornarem independentes…por enquanto.

Catalunha independente? Qual é o problema?

Exit mobile version