Site icon A Viagem dos Argonautas

EDITORIAL – OS MONOPÓLIOS, A COMUNICAÇÃO SOCIAL E VARGAS LLOSA.

Imagem2

Voltamos regularmente a este tema, porque ele condiciona profundamente a vida e a sociedade. Não é um problema novo, é com certeza anterior ao Citizen Kane, e resulta da compreensão de que o condicionamento  da informação ajuda a condicionar as ideias e o comportamento das pessoas.  Nos tempos modernos tem-se falado muito dos perigos do estado controlar a comunicação social. Fala-se bastante menos dos perigos que resultam de a comunicação social estar debaixo da alçada de grupos económicos. Talvez que isso aconteça precisamente por causa do tal condicionamento.   Se é perigoso o estado condicionar a informação, não o é menos este condicionamento ser feito pelos grupos económicos. Até porque estes condicionam o próprio estado. Qualquer estudante dos últimos anos da escolaridade obrigatória consegue perceber isto. Isto, claro, se não estiver já condicionado, o que, infelizmente, acontece muito.

Mas parece que a luta contra a monopolização dos meios de comunicação social conquistou um adepto. Precisamente, Mario Vargas Llosa, um escritor brilhante, muito admirado, inclusive em sectores que lhe criticam as suas posições próximas do neoliberalismo. O que se passa, é que no Peru, país natal do autor de La Tía Julia e El Escribidor, prémio Nobel da literatura em 2010, o grupo El Comercio comprou os jornais da Epensa, o que lhe garante o controlo de quase 80 % da imprensa escrita. E Llosa informa que El Comercio detém também posições importantes na televisão do país. Diz, muito claramente:

“Nenhum país democrático admite que um órgão de imprensa açambarque elevados percentuais do mercado da informação, porque, se admitisse, a liberdade de imprensa e o direito de crítica se veriam tão radicalmente ameaçados como quando o poder político se apropria dos meios de comunicação para “libertá-los da exploração capitalista”.

O artigo de Llosa saiu no El Pais Brasil, e não conseguimos lê-lo directamente. As propostas que faz são dignas de análise, embora possamos (tal como os nossos leitores) achá-las insuficientes. De qualquer modo é de saudar esta opinião.

Temos a agradecer a O Cafezinho, blogue de Miguel de Rosário, e ao FNDC – Fórum Nacional para a Democratização da Comunicação, que nos deram a conhecer este artigo do escritor peruano, acompanhando-o de interessantes comentários. Sugerimos aos nossos leitores que os contactem através dos links abaixo:

http://www.ocafezinho.com/2014/01/12/mario-vargas-llosa-ataca-a-globo/

http://fndc.org.br/clipping/mario-vargas-llosa-ataca-concentracao-da-midia-934463/

Exit mobile version